Lá dentro do conflito...
Meu primeiro post de verdade não vai ser muito bem um post, na verdade é o comentário de uma foto.O último fim de semana passei num assentamento judaico nos territórios ocupados chamado Givon Hachadasha, que fica ao norte de Jerusalém. Fui convidado pelo Rafael Naresi, um amigo brasileiro que fiz aqui. Lá mora a sua família adotiva em Israel.
O assentamento é como um condomínio de luxo encravado na Cisjordânia. Apesar de cercado de grades e patrulhamento diário, acredito que um condomínio desse nível no Brasil tenha 5 mil vezes mais segurança do que Givon Hachadasha... por incrível que pareça.
Tirei um milhão de fotos, tem alguns absurdos lá que não pra pra entender (como a casa de um palestino, do lado de lá da cerca, mas que fica praticamente dentro do assentamento, é muito engraçado). Vou colocar essas fotos na net com legenda e tudo, mas to postando uma pra ja ir saboreando. Não sei se dá pra perceber direito na foto, mas atrás de mim (da grade cinza) é território palestino, só que um pouco mais abaixo tem uma grade igual, e do lado de lá da grade continua o assentamento. É como se o assentamento (que não é quadrado) fizesse uma curva, e um pedação de terra dos palestinos ficasse praticamente dentro. A minha esquerda, onde tem umas casinhas, é um outro assentamento, e logo embaixo já é o lugar marcado que vai passar o Muro de Separação (mas que nessa parte exatamente ta parado na justiça). Ainda a esquerda, só que láááááá em cima, é Ramallah.
É um sentimento muito estranho, dois povos brigando por cada metro, cada centímetro, por uma terra seca, no meio do nada. Mas é a realidade.
Um outro exemplo, chega até a ser bizonho. Na quinta-feira passada, dia 7, houve um grande atentado na cidade de Taba, no Egito, quase na fronteira com Israel, lotada de israelenses passando férias nos hotéis e praias paradisíacas. Assistia ao telejornal na casa, dentro do assentamento. No intervalo, alguém mudou o canal da televisão e apareceu uma loira maravilhosa numa propaganda. "É argentina", disse o Rafael. "Um estouro essa mulher". Yossi, o dono da casa, deu uma leve risada e disse: "volta lá no jornal. Cada país com seus estouros...". É pra rir mesmo...
2 Comments:
fala, reiss!!! blz, cara? como vão as coisas por aí? q bom ler seu blog, pelo menos agora não vou ter mais q copiar e colar seus textos no "comunicação 2000" para a "pasta reiss".
cara, o brasil hj perdeu o fernando sabino e ficou mais triste. ziraldo: “Literariamente, encerrou o século 20 em Minas”, “Ele é o melhor contador de casos da alma brasileira neste meio século". um dos meus escritores preferidos, sabido sabino conseguia ver o dia-a-dia com mto bom-humor e sensibilidade...
bom, sobre seu blog, agora eu q serei seu leitor assíduo. meu abraço,cara,
lOURAIDAN.
obs: valeu pela indicação aí à direita. pena q eu não sei mexer com linguagem html...
Fala, Carlos! Legal seu blog e a enquete. Bom, já coloquei um link do seu blog lá no meu: http://lobato.blogspot.com
Um grande abraço!
Postar um comentário
<< Home