sábado, dezembro 31, 2005

The Effect Lula

Não quero desanimar ninguém.
Mas já vi esse filme antes.
Um ex-operário em busca de credibilidade internacional contrata publicitários para modificar sua imagem desgastada de humilde operário. Cabelo tingido, sorriso mudado e pose de estadista.

Amir Peretz não fala inglês. É a bola da vez dos programas de humor e principal protagonista das novas piadas que estão rolando na boca suja. Como essa:
"Por que Peretz não tem uma segunda língua?"
"Porque para ter uma segunda língua é preciso ter uma primeira".
Sei.

Com o slogan "Porque chegou o momento", Peretz lançou essa semana oficialmente sua candidatura à primeiro-ministro pelo Avodá. Um Peretz de terno, introspectivo, pensador, olhando para o futuro. Como seu sósia brasileiro na campanha de 2002, quer deixar para trás a imagem de líder sindical e provar para os eleitores que pode manejar o país.
Estão sendo planejados vários outros slogans para a campanha.
Com o palavreado populista-tradicional do estilo "Estudante, chegou a hora de alguém pensar em você" e "Pensionário, é hora de alguém cuidar de você", a patota de Peretz já está se articulando.

Não há como não remeter a imagem de Amir Peretz ao nosso pobre presidente Lula.
Se eles têm condições de governar Israel e Brasil, respectivamente, nunca tive dúvidas. Continuo não tendo. Tudo depende de quem estará por trás deles, no bom sentido. Tanto Peretz quanto Lula, sozinhos e sem acessoria, não chegam a lugar algum.

E ficam as perguntas: quem será o Zé Dirceu de Peretz?
Estaria aberta a temporada do "Chodashão", o mensalão versão sabra...?
Abaixo, a mudança de imagem. O antes e depois.



Amir Peretz, nasceu em 1952 em Boujad, Marrocos. Emigrou para Israel aos quatro anos de idade.
Seus pais eram simples operários e a família morava em cabanas improvisadas, hoje na cidade de Sderot. Foi oficial do exército israelense em uma unidade de pára-quedistas e gravemente ferido no Sinai (só não perdeu parte do dedo).
Depois do serviço militar, tornou-se agricultor em um moshav, onde cultivava rosas ornamentais e alho. Foi prefeito de Sderot e chefe da Histadrut, a união dos trabalhadores israelenses.
Estaríamos a caminho da "lulização" de Israel?
Ou de apenas um "effect Lula"?

ps1: Terroristas disfarçados de militantes palestinos não economizaram balas para o alto durante o aniversário de 41 anos da fundação da vila Mosallah Al-Shuhada, próxima a cidade de Jenin.
O detalhe da foto (da AP) fica para as assustadas crianças sentadas nas cadeiras de plástico.
Certa vez, Golda Meir disse que só haveria paz com os palestinos no momento em que eles amassem suas crianças mais do que odeiam Israel.
Não deixa de ter certa razão...



ps2: Essa é uma das maiores e mais manipulativas porcarias que eu já vi em toda minha vida na Internet.
Uma sátira do filme "Matrix" que conclama todos os judeus do mundo a ir para Israel. Em inglês e elaborada por um site pró-Aliá chamado Kumah, a animação "Free your mind" é ridícula.
Pelos diálogos e pela mensagem. Por tudo.

Tudo bem que fiz aliá, que moro em Israel.
Mas não creio que aqui seja o lugar de todos os judeus. Prefiro encarar tudo isso como uma tentativa americana disposta a enfiar na cabeça dos "american jews" que o "Neo-Sionismo" é o caminho.
Bullshit! Messiânico demais para o meu gosto.

O fime é um sucesso na internet, com críticas em vários blogs saxônicos.
Abaixo, Morpheus de peiot...



O "Neo-Sionismo" surgiu como um ataque ao "Pós-Sionismo", que sustenta que o Estado de Israel já está formado.
Nem uma coisa nem outra, na minha opinião.
Tenho visto e ouvido cada vez mais conhecidos que resolvem fazer aliá, morar em Israel, tornar-se cidadãos. Nunca, em hipótese alguma, tentei convencer ninguém a vir. Nem a ficar no Brasil. As dificuldades existem. Não nego nenhuma delas nem escondo nada.

O ano de 2006 está chegando. Se você pensou nesse ano como o ano da Aliá, não dou nem os parabéns nem os pêsames. Dou apenas força e ajuda. Porque você vai precisar.
No Brasil ou em Israel, com Sionismo ou sem Sionismo, com Lula ou Peretz, com paz ou Guerra, desejo um excepcional ano de 2006!

Ou escolha entre as pílulas azul e vermelha. E fique sentadinho "no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar"...


Para assistir ao filme, clique aqui!
Para crítica (em inglês), clique aqui!

3 Comments:

At 7:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Tomara que, caso eleito, Pertez escolha melhores companheiros que Lula! Quanto a alyah... estou chgando tomara que tudo de certo! Abs

 
At 10:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Ah, o filminho da Aliá até que é bem bolado... Mas eu to escrevendo pra contar que hoje saiu uma reportagem sobre o ERETZ NEHEDERET no GLOBO! Não sei se você vai achá-la no site, mas procure, nem que seja só por curiosidade, hehehehe
Abração, Bean!
Feliz ano novo!

 
At 1:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola colega !
Estive lendo seu blog por completo e achei q vc tem uma opiniao do rolo palestino-israelense bem interessante !
Achei divertido a comparacao de Sharon Stone com o Sharon hahahahha !
E que aqui no BR tem chegado uma avalanche de noticias sobre o premie que eu resolvi acessar blogs de brasileiros em ISR pra saber como andam as coisas !
Abraço !
Até mais!
Adriano

 

Postar um comentário

<< Home