segunda-feira, novembro 21, 2005

Se o mundo tivesse alguma lógica...

Menção de honra no "Blog do Bean" para o filme "Tartarugas podem voar", a primeira obra filmada no Iraque pós-Saddam.

O filme, uma produção conjunta entre Irã e Iraque (países que estiveram em guerra nos anos 80), é uma obra-prima. Apesar das diferenças, ambos os governos dividiam o mesmo desconforto : a presença de significativa minoria curda em seus territórios e o receio de que a concessão de direitos a esse grupo étnico resultasse na divisão dos dois países.
O diretor Bahman Ghobadi, nascido no Irã, é de etnia curda e, o filme, realizado na parte iraquiana do Curdistão, perto da fronteira com a Turquia (outro país de muitos curdos).
E trata exatamente da vida dessa comunidade num momento crucial de suas vidas: as vésperas do ataque norte-americano ao Iraque.

Os heróis de "Tartarugas podem voar" são crianças crescendo num campo de refugiados. Boa parte delas apresenta mutilações, provocadas por ações militares anteriores e é, até os dias de hoje, uma das regiões do mundo com maior concentração de minas terrestres.
Somos obrigados a ver uma realidade, aí sim, caótica.
Restos de veículos militares, excesso de armas (e muita familiaridade com elas), terra devastada e barracas provisórias são alguns dos elementos que compõem as imagens do filme.



Nada no acampamento parece feito para durar.
Num mundo onde a qualquer momento pode explodir uma mina ou estourar uma guerra, os personagens vivem sempre em espera. Nada em suas vidas pode ser estável ou definitivo.

Vivem também numa estrutura em que as contradições insistem em vir à tona: a tradição cultural, a precariedade das condições materiais de vida e a contemporaneidade (representada, por exemplo, pela presença de uma antena parabólica na aldeia vizinha instalada pelo protagonista, uma criança apelidada de Sattelite) confrontam-se de maneira brutal.
"É como se as personagens fossem obrigadas a viver, ao mesmo tempo, no século 21 e no século 19, em tempo de guerra e em tempo de paz", escreveu um crítico.

"Tartarugas podem voar" vem recebendo elogios em todo mundo pela qualidade do trabalho dos jovens "atores". São garotos comuns, sem preparo prévio, recrutados no próprio Curdistão.
Bahman Ghobadi não buscou o naturalismo, mas o impacto, e aquelas crianças são expressivas pelo que são, e não pelo que fingem ser. São expressivas em seus corpos marcados pela mutilação, são expressivas nos rostos de seres humanos que conviveram de perto pela tragédia. Enfim, são a expressão do filme.



"Tartarugas podem voar" reforça ainda mais nossa impressão de que vemos algo absurdo, que não poderia existir se o mundo tivesse alguma lógica.

Para ver o trailer, clique aqui!
Para a ficha do filme, clique aqui!
Para crítica do Portal Terra, clique aqui!
Para ver o pôster, clique aqui!

ps1: Tinha prometido, há algum tempo, parar de escrever sobre política.
Infelizmente (ou felizmente), parece que "política israelense" não é o ponto forte dos leitores do "Blog do Bean". Acho até bom. Desse jeito, não preciso ficar preso a essas coisas...

Perdoem-me aqueles que, de uma forma ou outra, gostam quando a pauta do blog se volta para a política. Tenho certeza que muitos entraram aqui para ler minhas opiniões e minhas bobagens sobre a saída de Ariel Sharon do Likud.
Não tenho muito o que dizer. Apenas umas palavras. Prometo ser breve.

Em primeiro lugar, não vejo todo esse "caos" que muita gente tem enxergado. Trata-se apenas do já tradicional comportamento da imprensa (não só israelense), boa parte aquém de uma compreensão satisfatória de "política".
Abaixo, "a explosão política" que os jornalistas tanto gostam e a "ilusão de caos" que a imprensa criou...



Não é pra tanto.
A "política" que a gente conhece, rascunhada desde Platão e Aristóteles, possui dois codinomes: influência de poder e troca de favores. Tudo funciona como seleção natural. Se esses dois elementos não podem ser mais exercidos, fica difícil "fazer política".
Ninguém quer perder poder. Nem deixar de figurar no jogo dos favores.

Se Sharon vai ou não dar certo no partido "centrista" que vai montar, realmente não sei.
Tenho medo que aconteça o mesmo das eleições de 2001, quando a esquerda dividiu os votos entre dois candidatos e a direita votou em massa em Sharon. Se ocorrer a mesma coisa (com a esquerda dividindo votos entre Peretz e Sharon - por incrível que pareça) e a direita votando em massa em Netanyahu, aí sim viveremos um caos.
Até lá, nada de caos. Apenas o cenário político se reajustando. Nornal no Parlamentarismo, cada um com suas proporções. Um grande reajuste não significa exatamente caos.

Na sexta-feira, o Yediot Acharonot publicou uma pesquisa (com o título "O rei em perigo") sobre o que poderá ocorrer no futuro próximo para a política israelense. Mais especificamente, nas eleições que deverão ser marcadas para o fim de Março.
A pesquisa mostra que caso Sharon continuasse no Likud, teria 39,4% dos votos (contra 19,4% de Amir Peretz). Em caso de novo partido, Sharon receberia 24,8% dos votos (contra 20,3% para Peretz e - o perigo - 20,1% para Netanyahu).

Vocês querem uma opinião, não é!? Pois lá vai.
À princípio, a saída de Sharon do Likud não é boa. É um tiro no escuro.
Quanto a mim, continuarei votando no Peretz. Do mesmo jeito.
Porem, não há como não temer pelo futuro...
Poderá o cavalo desbancar o bispo?


6 Comments:

At 10:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Bean, explica ai porque o Netaniau-au-miau é o verdadeiro caos? Até pouco tempo atrás eu lembro que Sharon seria o caos. Como mostra a história ás vezes o que a esquerda ou direita pretende/promete não é sempre o que elas realizam. Se quiser não explica também não, eu odeio política e odeio tentar entender política.

 
At 4:00 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Rari, o Netanyahu é o chefudas da ala "morte aos palestinos" do Likud. O Sharon, se formos pensar nessa lógica, tá mais pro centro (tanto é que vai formar o novo partido de centro - 100% pragmatico - com o Shimon Peres e o Ehud Olmert).
Tanto é que foi o Netanyahu um dos principais opositores da saída de Gaza (bancada pelo tio Sharão)
O Bibi, se ganha, fudeu geral...
Bean

 
At 5:53 AM, Anonymous Anônimo said...

olha o comentario no post da cachorrada. meu.

 
At 6:04 AM, Anonymous Anônimo said...

bean, é o leo cara. Não sei se voce me permite mas eu vou fazer um comentário aqui, na verdade uma parada bizarra, que nao tem nada com seu post. Bichu, puta que pariu, le essa noticia: http://www.aftenposten.no/english/local/article1152684.ece
A mulher foi presa pq fez um boquete num cara dormindo. aaa não véio, só voce mesmo pra me explicar oque que tá acontecendo com este mundo! Agora sim eu to acreditando que tá tudo ao contrário e ninguem me aviso.

 
At 8:45 PM, Anonymous Anônimo said...

bean, explica um pouco mais sobre essa política toda. Esse assunto me parece ser uma merda, eu odeio política, mas explica aí para a gente.

abraços
lepra

 
At 2:59 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Têm certeza que vocês querem que eu falei sobre política aqui?
Serei apedrejado depois...

 

Postar um comentário

<< Home