quinta-feira, novembro 17, 2005

A moedinha do demônio

Os líderes anti-israelenses no Oriente Médio têm uma teoria bastante conhecida e, para alguns, interessante.
O Sionismo nada mais seria que um órgão militar e propagandista ligado ao imperialismo ocidental que prega, principalmente, o expansionismo territorial. Que joga pesado e possui bases expansionistas muito bem definidas.
Conhecemos toda essa ladainha...
Há várias, digamos, "provas" dessa conspiração. Desde a Bíblia até a a bandeira de Israel. Tudo devidamente estudado e desmiuçado pelos "intelectuais" árabes. Coisa fina...

Semana passada, descobri a minha "prova" favorita.
A diabólica moeda de 10 agorot...

Agorá é a medida monetária em Israel.
O nome passou a ser usado à partir de 1960, quando a libra israelense valia 1000 "prutot" e transformou-se em 100 agorot (ou agurot). Em 1980, a Libra virou Shekel. Por causa da inflação desenfreada dos anos 80, cinco anos depois o Shekel virou Novo Shekel. E as agorot se perpetuaram...

A moedinha de 10 agorot é maligna. Fora o fato dela não servir para nada (10 agorot equivalem a cerca de 4 centavos de real), ela é tendenciosa.
É provocativa.

Enxergamos, no verso da moedinha, uma menorá (um candelabro judaico) em cima de um mapa.
Não é o mapa de Israel. Nem de Jerusalém.
É impossível não relacionar o mapa, nem que seja por alto, com a idéia da "Grande Israel bíblica", que vai do Nilo até o rio Eufrates (seria proibido dar aos palestinos uma terra, um Estado ou qualquer coisa do gênero - exatamente o que alega o pessoal do marketing laranja).

Essa bobagem (defendida por muitos pseudo-religiosos em Israel) é a maior bandeira que os líderes árabes vêm usando em mais de 50 anos. "Atenção, alerta! O inimigo sionista quer roubar nossas terras! Muito cuidado! Joguemos os judeus no mar!"
A "Grande Israel" é um sonho estúpido daqueles judeus cegos que não só levam ao pé da letra o que está escrito no Velho Testamento, mas que também "interpretam" as escrituras judaicas como bem querem. Igualzinho a alguns muçulmanos que, "interpretando" o Corão, saem explodindo tudo o que vêem pela frente.
Seria mais ou menos assim.



Porém, pergunto: o que esse maldito mapa está fazendo na moeda de 10 agorot? Quem foi o energúmeno que teve essa idéia? Pra quê?
Proposital ou não, provocativa ou não, essa é a moeda que circula em Israel e parte dos territórios ocupados...

Mas assim é a vida.
Um dia, os judeus usam sangue de crianças para fazer matzá. No outro, sonham com uma Israel do Cairo a Bagdá...

ps1: Descobri hoje que meio milhão de israelenses possuem tatuagens.
Isso corresponde a 15% da população.
O mais engraçado? A maioria dos tatuados tem pais que emigraram da Ásia ou da África.
A pesquisa, divulgada pelo Globes, aponta que os israelenses gastam anualmente 1,6 milhões de dólares para retirar tatuagens (cada uma custa em média 420 dólares).
12% das pessoas que retiram as tatuagens são por razões religiosas. De repente, resolver tornar-se ortodoxos e têm que tirar as marcas do corpo.



ps2: Parece que a data das próximas eleições acaba de ser ratificada.
Depois do pequeno tremor político causado com a vitória de Amir Peretz para líder do partido trabalhista, resolveram marcar para 28 de fevereiro de 2006 as eleições gerais em Israel.

Especula-se que o primeiro-ministro Ariel Sharon formaria outro partido para começar, desde já, a campanha contra Peretz. Isso porque, dentro do Likud, teria que enfrentar as primárias contra o maníaco do Netanyahu.
Parece ter sido bastante amigável o papo de Sharon e Shimon Peres, anteontem. Seria futuros colegas de partido? Cenas dos próximos capítulos...
Quando mais eu rezo, mais assombração me aparece...


13 Comments:

At 9:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala bean, como tu tá?

mais um texto, como sempre, muito bom e com conteúdo muito interessante. Parabéns pelo blogger.

ah, me formo dia 14/01/2006. tu vem para a formatura né? hehe

abraços
lepra

 
At 9:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Cara muito legal esse teu blog, não tenho um bom conhecimento da velha briga árabe-israelense mas gosto de ler sobre esse tema e tenho muita curisidade sobre esse assunto, gosto da imparcialidade que tu passa nos teus textos, conheci uns judeus mais radicais hehe ... quem me passou teu blog foi o Lermann, fui colega dele, grande amigo ... parabens, é uma boa leitura diária, principalmente pra quem está de fora do conflito ...

 
At 9:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Ah ainda não entendi muito bem quem são, e o que querem esse pessoal do que tu chama de "marketing laranja"! explica melhor isso uma hora dessas....

 
At 6:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Não achei o mapa igual ao desenho na moeda?? Pelo menos, não o suficiente para sugerir uma teoria conspiratória...

 
At 7:06 PM, Anonymous Anônimo said...

Ontem eu vi o cara do Avodá no Jornal Nacional, e não entendi como o irmão gêmeo do Lula se infiltrou logo num partido trabalhista do Oriente Médio. Falando sério: é a cara do nosso presidente - só não conheço os seus assessores e aliados...
Abração, Michel.

 
At 1:03 AM, Anonymous Anônimo said...

E o racismo do Betar Yerushalaim publicamente declarado, Bean?!
Naquele pais do '3o. mundo' que a gente conhece, isso eh crime!
Vou lah no seu blog de kaduregel agorinha. Fui!

 
At 10:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Hoje eh o dia...! to louca pra ler o q vc tem a dizer sobre a saida do sharon do Likud.
No aguardo, Liat

 
At 3:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Oh Bean, o mapa é claramente da Uganda. É que eles foram pra israel, e anos depois desistiram e acharam que o melhor mesmo era ter aceito a proposta que Herzl queria e ter ido pra Àfrica...Hoje oce poderia tá la, hein? Abração e espero que minha descoberta esteja em breve no Haaretz.

 
At 3:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Oh, Bean, o mapa é claramente de Uganda. È que anos depois eles chegaram a conclusão que não valia a pena o esforço e que eles deviam ter se juntado a Herzl e ido para África. Espero ver em breve minha descoberta no Haaretz. Abração.

 
At 3:54 PM, Anonymous Anônimo said...

todo comentario eu vou colocar duas vezes

 
At 3:54 PM, Anonymous Anônimo said...

duas vezes...

 
At 4:35 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Uganda?
Tá mais pra Minas Gerais...
(valeu a tentativa, Rari...)

 
At 6:44 AM, Blogger Unknown said...

Isto é uma bobagem citar Deus em qualquer coisa materiais Deus não tem nada a ver com coisas materiais assim como muita "pessoas" falam também das plantas essa é do satanás essa é de Deus gente o mundo só vai ser melhor quando a humanidade se achar,até os humanos ainda não se achou.

 

Postar um comentário

<< Home