segunda-feira, novembro 07, 2005

Post parênteses: Paixão

"Oh captain, my captain!"

Banalizamos as paixões. Sim.
Não é lindo isso, leitor, ter a certeza que amamos algo aparentemente estúpido? Feliz daqueles dias que podia pisar no Mineirão e chorar com cada "lutar, lutar, lutar" que ecoava das arquibancadas.

Faz tempo que não dedico um post ao futebol. E, aos que pensam o contrário, hoje tampouco falarei sobre "futebol".
Hoje o tema é paixão. Ou um pequeno parênteses sobre ele.
Amanhã, voltaremos com a programação normal...
Com a palavra, Roberto Drummond.

"Ah, o que é ser atleticano? É uma doença? Doidivanas paixão? Uma religião pagã? Benção dos Céus? É a sorte grande? O primeiro e único mandamento do atleticano é ser fiel e amar o Galo sobre todas as coisas.
Daí, que a bandeira atleticana cheira a tudo neste mundo. Cheira a lágrimas. Cheira a grito de gol. Cheira a dor. Cheira a festa e à alegria. Cheira até mesmo a perfume francês. Só não cheira a naftalina, pois nunca conhece o fundo do baú, tremula ao vento.


A gente muda de tudo na vida. Muda de cidade. Muda de roupa. Muda de partido político. Muda de religião. Muda de costumes. Até de amor a gente muda. A gente só não quanto se trata de Clube Atlético Mineiro.
É um amor cego e têm a cegueira da paixão.
Já vi atleticano agir diante do clube amado com o desespero e a fúria dos apaixonados. Já vi atleticano rasgar a carteira de sócio do clube e jurar: - Nunca mais torço pelo Galo. Já vi atleticano falar assim, mas, logo em seguida, eu o vi catar os pedaços da carteira rasgada e colar, como os amantes fazem com o retrato da amada.

Que mistério tem o Atlético que, às vezes, parece que ele é gente?
Que a gente o associa às pessoas da família!? Que mistério tem o Atlético que a gente o confunde com uma religião? Que a gente sente vontade de rezar "Ave Atlético, cheio de graça"? Que a gente o invoca como só invoca um santo?
Que mistério tem o Atlético que, à simples presença de sua camisa preta e branca, um milagre se opera? Que tudo se alegra à passagem de sua bandeira? Que tudo se transfigura num mar preto e branco?

Ser Atleticano é um querer bem. É uma ideologia. Diante do Atlético todos são iguais: o bancário pode tanto quanto o banqueiro, o operário vale tanto quanto o industrial.
Toda manhã, quando acordo, eu rezo: obrigado, Senhor, por ter me dado a sorte de torcer pelo Galo."


Trilha sonora do post parênteses: Let there be love, Oasis.

7 Comments:

At 10:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Oy! Pensei que tinha entrado no blog errado, qdo vi a foto do profile. Nao diga que voce cortou o cabelo?

 
At 10:18 AM, Blogger Carlos Reiss said...

Pois é, cortei.
Por que? Ficou tão pior assim?

 
At 6:01 PM, Anonymous Anônimo said...

"Se houver uma camisa preta e branca, pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento"

 
At 6:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Você conseguiu sintetizar com perfeição o que é ser atleticano. E só quem tem a benção de torcer pro glorioso Clube Atlético Mineiro sabe do que se trata.

 
At 6:24 PM, Anonymous Anônimo said...

sem palavras

 
At 5:52 AM, Anonymous Anônimo said...

quero um poema deste pro america peloamordedeus. prometo que confecciono um e te mando. Vai começar assim. " Oh o bolim de feijão oh o bolim, que belo bolim. Ave pipoqueiro, comerei seu cu com emoção. Tropeiro na mão. Se o do lu atrasa, lá está o amarelo preparando o seu e tudo fica tranCOELHO!"
ps- atrasei pra comentar pois esperei pela inspiração porca.

 
At 1:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Bean, o poleeemico da comuna do galo? essa é boa.
saudacoes!

 

Postar um comentário

<< Home