sexta-feira, novembro 04, 2005

Esperança, paz e um café. Sem açúcar, por favor!

"Não corra atrás das borboletas.
Cultive um jardim com muitas flores, e as borboletas virão até você."

O israelense cultivou com determinação seu gosto pelo café.
Vocês sabiam que, segundo a empresa Osem, 90% dos israelenses adultos tomam aquele Nescafé solúvel pela manhã?
Talvez seja por isso que o cafezinho esteja prestes a encobrir um capítulo grandioso na história de Israel.

A Osem, companhia representante da Nestlé em Israel, está comemorando 10 anos de presença no mercado do país. Para isso, construirão o maior café do mundo em Tel-Aviv, com quatro setores diferentes e num espaço gigante.
Escolheram, nada mais nada menos, que a Praça Rabin, em Tel-Aviv.
Antiga "Praça dos Reis de Israel", que também recorda outros 10 anos.

Hoje fazem exatos dez anos que o então primeiro-ministo Yitzhak Rabin foi assassinado no fim de um enorme comício pela paz. Centenas de milhares de pessoas apoiavam seu esforço de trazer o mínimo de paz ao Estado de Israel.
Ficou bem famoso o pedaço de papel manchado de seu sangue retirado de seu bolso com a letra da música "Shir Lashalom", cantada em verso e prosa na manifestação.
Uma das lembranças que ficaram de Rabin.



Mas ele foi assassinado.
E, no lugar de preservar a história, construirão um café.
Café que, aliás, contou com a aprovação da Prefeitura de Tel-Aviv e começa a ser cosntruído a partir do dia 2 de Dezembro, recebendo o alvará já no fim do mês.
Nada de Rabin.
A Osem (daquele jingle horroroso, "ze tov, ze osseeeem") afirmou que a parte principal do café contará com apresentações ao vivo de artistas nacionais, sendo os outros setores destinados ao jazz e "músicas tranquilas".
Nada de Rabin.

O maior herói da história moderna de Israel vem, a cada dia, sendo deixado de lado. Não pelos políticos (desses não é possível esperar muita coisa...), mas pelos educadores.
Trinta alunos de segundo grau em Israel participaram de uma pesquisa do jornal Yediot Acharonot, respondendo 10 questões simples sobre a vida de Yitzhak Rabin. Dentre elas, estava "quando e onde" Rabin foi assassinado, o país que ele assinou um tratado de paz e o maior prêmio internacional que ele ganhou (o Nobel da Paz).

Se não fosse brasileiro, teria realmente me assustado. Mas...
Apenas um terço soube responder a data de seu assassinato e a maioria sequer sabia que Rabin era o Chefe do Estado-Maior durante a Guerra dos Seis Dias. Quase a totalidade dos estudantes afirmaram que foi o Egito, e não a Jordânia, o país que possui Rabin como signatário de um acordo de paz.
E olha que isso é Israel, onde não existem analfabetos, as crianças estão na escola e os heróis são "lembrados" e "reverenciados"!!!
No Brasil, pesquisas desse tipo sempre nos trouxeram resultados desastrosos.

Já que construirão um café gigante na Praça Rabin, talvez no exato lugar e que ele tomou os tiros coloquem uma máquina de refrigerantes. Ou uma vendinha de burecas. Ou uma que venda Nescafé instantâneo. Em 30 segundos.
O povo não vai sentir falta, e os transeuntes até gostarão...


"Sempre acreditei (...) é permitido dar uma chance à paz".
Para ver matéria do canal 2 (em hebraico), clique aqui!
Para ouvir a música "Shir Lashalom", clique aqui!
Para especial do JPost sobre os 10 anos (em inglês), clique aqui!
Para biografia de Rabin (em português), clique aqui!


ps1: A história da banda Sheygets é parecida com a de qualquer outra banda de rock no mundo.
Parecida, mas com um detalhe. Sheygets é uma banda israelense, e isso faz diferença. Como, por exemplo, o motivo pelo qual a a banda "Titi Procura uma Casa", criada em 1996 e considerada posteriormente a "mãe" da banda Shygets, terminou.
O guitarrista foi convocado e foi servir, com gosto, o Exército de Defesa de Israel. Virou paraquedista.

Em 1999, criou-se a Sheygets (que não é uma palavra hebraica. Em yiddish, funciona como o masculino da famosa palavra "shikse". "Shikse" quer dizer, ao pé da letra, "pessoa não-judia").
Tudo não passou de uma brincadeira do grupo, até porque os quatro integrantes da banda são mais judeus que meus dois bisavôs juntos.



Passei mal de rir quando escutei à nova música do Sheygets, que já tem dois cds no currículo.
Depois, veio o clip. Uma palhaçada...

"Oi va voi", que em yiddish significa ("Ai meu Deus") já virou hit.
E a primeira frase da música então? "Oi va voi! Hayom guilíti sheaní lo goy" ("Ai meu Deus! Hoje descobri que não sou goy.")
Vale à pena ver o clip, mesmo se você entender pouco, quase nada ou nada de hebraico. Esse é o punk rock que se faz por aqui.
"Oi va voi"!


Para ver o clip, clique aqui!
Para o site oficial da banda (em hebraico), clique aqui!
Para ver a capa de matéria no Maariv (em hebraico), clique aqui!
Para histórico da banda (em hebraico), clique aqui!
Para letra da música "Oi va voi" (em hebraico), clique aqui!

5 Comments:

At 2:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala Bean, sei que vc ja deve estar por dentro de toda a polemica que ta rolando sobre o assasinato, achei este site um dia desses, eh um absurdo, mas eh interessante de se ler http://www.yigalamir.com
Voce que eh todo informado, c sabe se a ceremonia dos 10 anos na kikar rabin sera em Motzei dia 12?
Beijos

 
At 4:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Carlinhos,

Maravilhoso estar aqui e constatar que; abusurdos historicos tambem acontecem neste pais de tanta tradição e contradições. Abominavel ver tanto descaso com relação ao Rabin. Adorei saber que o tal nescafé e da Nestle não sabia. Não é muito louco o tanto que os israelenses tomam café. Pra lhe ser sincera eu tambem entrei nessa quando vivia ai.

Quanto tempo vc. ficará em Israel? O que vc. está fazendo por ai?

Beijos

 
At 12:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Uma pergunta e um comentário.
A pergunta: o café vai ficar exatamente onde "era" a praça (no próprio espaço físico) ou em algum lugar ao lado??? Acho que não entendi bem como que pode ficar "em cima" da praça, não caiu a ficha.
Agora o comentário: você tinha quatro bisavôs, e não dois... Na verdade, você tinha dois avôs...
Michel.

 
At 12:36 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Oi pra todo mundo que comentou (ou não).
Liat, o tekes do Rabin vai ser no próximo motzei shabat, dia 12. Lá mesmo. Estarei lá, só de bituca. Analisando as bizarrices e as idiotices dessa "esquerda" pra contar aqui no blog depois. São essas as provas de fogo da minha ideologia...

Ingrid, eu planejei ficar aqui alguns anos, fazer o exército e um mestrado. (e eu não tomo café, muito menos Nescafé. Os que tomam café no Brasil me disseram que esse daqui é uma porcaria. Que seja...)

Michel, pelo que eu li, o café "gigante" será construído no espaço físico da praça. Até porque não dá pra ser o maior café do mundo se fosse em algum lugar do lado. É tipo "em cima" da praça mesmo.
E quanto aos bisavôs, foi "falha nossa". Mas acho que deu pra entender...

Luiz, será um prazer escrever para o Roraima Hoje. Sim, manterei contato.

 
At 9:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Esta “crise” já esta enchendo o saquinho! Matérias dos jornais on-line só falam o sempre do mesmo, arggg! Nada melhor do que passear pelos blogs, num dia frio e chuvoso (e fez sol ) como hoje aqui em Sampa! Será que teremos uma primavera dos pobres lá na França?!A garotada esta botando pra quebrar! E o Bushim no Brasil comendo churrasco!Abraços..

 

Postar um comentário

<< Home