Conquista
Mais uma de Gitai
Não é a primeira vez que comento um filme do famosinho Amos Gitai.
Por alguns poucos motivos, coloquei "Free Zone" (no original, "Ezor Chofshi") na minha pauta do blog. Tudo isso porque, no geral, trata-se de mais uma tentativa de Gitai em fazer um cinema diferente. Frustrada, na minha opinião. Mas diferente.
Antes de qualquer coisa, é preciso explicar do que se trata o confuso roteiro.
Obrigada a assumir os negócios da família quando o marido foi ferido num acidente, Hanna vai dirigindo um táxi para a "Free Zone", imenso mercado de veículos para todo o Oriente Médio situado na Jordânia, com a intenção de cobrar uma grande dívida.
Acompanhada por uma turista norte-americana chamada Rebecca (Natalie Portman) , Hanna se encontra com uma palestina.
Na verdade, tentando resumir a bagunça, é mais ou menos por aí.
A bem da verdade, a impressão que se tem assistindo-se a Free Zone é que Amos Gitai ainda não acabou o roteiro, ou pelo menos ainda não conseguiu chegar perto de solucioná-lo.
Claro, trata-se de um filme sobre a confusão que é a vida das pessoas vivendo no meio do conflito do Oriente Médio, da sequência entre atos de violência impressionante e a banalidade da vida dirária, mas ainda assim é preciso um mínimo de organização que ultrapasse isso.
Gitai faz questão de colocar alguns estranhos flashbacks contextualizadores que são apresentados numa forma um tanto enigmática de fusões com os planos do presente, o que cria um efeito visual até certo ponto cativante, mas que a título de narrativa ajuda muito pouco sua história confusa e inconclusiva.
Na verdade, o filme é uma sequência de deslocamentos entre Israel, Jordânia, e a chamada Free Zone do título, onde descobrimos os dramas ligando três famílias de personagens, mas que no fundo são somente a desculpa para apresentar o conceito básico de Gitai: o surrealismo por trás do conflito no Oriente Médio.
O primeiro ponto alto do filme é a presença da premiada (e, por que não, top) Natalie Portman (a mesma de Closer e Star Wars). Mesmo com seu papel estranho, vale a pena vê-la falando hebraico.
O segundo ponto é a vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes, justamente por esse filme. Hanna Laszlo, que faz o papel homônimo, está muito bem. Porém, não merecia tanto.
Quem conhece o trabalho de Hanna na televisão israelense sabe que, na maioria das vezes, ela interpreta ela mesma. Porque é divertida, tem um humor rápido e inteligente. Em Free Zone, Hanna Laszlo fez papel de Hanna Laszlo.
No fim de tudo, Gitai faz o que sabe fazer de melhor: coloca judeu e árabe para conversar. Acho que é essa sua eterna fixação.
E, como disse, faz bem. Ou pelo menos pensa bem...
Abaixo, Gitai, Portman e Laszlo nas filmagens.
Para assistir ao trailer, clique aqui!
Para entrevista com Gitai (em inglês), clique aqui!
Para ficha do filme (em português), clique aqui!
ps1: Para comemorar o primeiro aniversário do "Blog do Bean" (de vários que virão), o presente é de vocês!!!
Coloco a disposição aqui o download de dois clips de música israelense. Aliás, os dois mais repetidos no canal 24.
Titnu lo Chance, do trio Ma Kashur (já debulhado aqui no blog...)
Ahavá Ktaná, de Shiri Maimon (também já comentada por aqui...)
Após clicar no arquivo desejado, você será direcionado a página do Rapidshare.
Espere ela abrir, vá ao fim da página e clique em FREE.
Vá novamente ao fim da página e espere cerca de 10 segundos.
Logo aparecerá: DOWNLOAD.
Vá novamente ao fim da página e espere cerca de 10 segundos.
Logo aparecerá: DOWNLOAD.
4 Comments:
Vi o filme semana passada no Festival Internacional de Cinema, aqui no Rio. Realmente, a trama ficou um pouco solta. Falta um "algo a mais".
Mas como você mesmo disse, só ver Natalie Portman falando hebraico, já vale o preço do ingresso!
MAZEL TOV BEAN!!!
Muitos parabens!!! E, por favor, continue mais muitos anos com o Blog! Isso virah um vicio... hehe
Bjs e espero t ver amanha!
Preciso dizer, somente pq eh o aniversario do blog q eu adoro ele! Entro todo dia pra ver se vc atualizou e nunca aprendo q vc nao atualiza todo dia. Tava esperando mesmo tu falar do filme!
Beijocas e bom YK proce!
Lah vem mais uma do fan club do Bean...
Parabens pelo blog e obrigada pelo 1 ano de informacoes, risos, links, imagens... !!!
Postar um comentário
<< Home