domingo, dezembro 25, 2005

Sou mais Natal

"E volta o cão arrependido.
Com suas orelhas tão fartas,
o seu osso roído e o rabo entre as patas..."

Mais uma vez, Papai Noel teve negado seu visto de entrada em Israel.
Como acontece todos os anos.

Pouco me importa o que se comemora no Natal. Toda aquela coisa de Jesus, três reis magos e estrela de Belém não me importa nem um pouco. Nunca me importou. O que realmente faz falta é o espírito do Natal: as ruas iluminadas, as lojas enfeitadas, os shoppings cheios, os programas na televisão.
Tudo bem que em Israel comemora-se, praticamente na mesma época (em 2005 as datas coincidiram), a festa de Chanuka. Festa sem graça, sejamos sinceros.

O mês de dezembro possui uma magia diferente no ar. Não aqui em Israel, digo. Por aqui, nada pára. As crianças estudam, as pessoas trabalham.
No Brasil, tem gente que aguarda os 365 dias do ano pelo prazer de comprar os presentes, de enfeitar a árvore e pelo sabor e o cheirinho do peru na ceia.
É por essas e outras que sou mais Natal. Pelo clima sempre batido de paz, esperança e um ano de realizações.

Em Israel, apenasa cendem-se algumas velas em Chanuka (a festa das luzes). Não sei explicar direito todos os detalhes dessa festa. Nem me importa muito.
Tenho mesmo saudades do Natal. Sou mais ele...



ps1: Vale a pena ler o pequeno texto que o jornalista Nahum Sirotsky escreveu sobre o Natal em Belém (daqui, não do Pará).
Curto, interessante e revelador.

ps2: E não tem mesmo pra ninguém.
Em se tratando de humor, "Eretz Nehederet" (algo como "Terra Maravilhosa") é o programa mais visto, comentado, bajulado, copiado e adorado pelos israelenses. Uma mistura (de detalhes bons e ruins) de "TV Pirata", "Pânico na TV" e "Casseta e Planeta", transmitido de um estúdio com auditório e tudo.
Bem à moda antiga.
No último dia 8, "Eretz Nehederet" foi eleito o melhor programa de televisão de Israel em 2005.



Tudo começou no fim de 2003. Para mim, brasileiro, um formato já batido: humoristas fantasiados de figuras públicas, fazendo imitações e piadas sobre as atualidades. Ninguém escapa das anedotas: Ariel Sharon e sua corte, Maradona, Ronaldinho (chamado aqui de "Ronaldínio") e por aí vai.
Confesso que, apesar de bom, não é meu estilo de programa favorito.
Até porque, no Brasil, a comédia já desenvolveu-se um pouco mais e ultrapassou a fase da pura imitação.

Mas é impressionante como "Eretz Nehederet" consegue moldar, do seu jeito debochado, alguns conceitos e até introduzir gírias no palavreado israelense. Não há como, nesse caso, não comparar as consequências do programa com o que vem acontecendo com o "Pânico" no Brasil.
Acho que funciona do mesmo jeito. É fantástico o poder de comunicação desses humoristas. Como o Ceará, o Emílio e outros integrantes do "Pânico".

O grande mérito de "Eretz Nehederet" é fazer, apesar de tudo, um humor extremamente israeli. É prceiso viver um bom tempo em Israel para entender as piadas, as sutilezas, as paródias que eles usam.
Pouco a pouco eu chego lá.
A trupe? Mariano Idelman, Orana Banai, Alma Zak, Dov Navon, Eli Pinish, Tal Fridman e Eyal Kitzis.
Abaixo, o "Sharon".


Para o site oficial do Eretz Nehederet, clique aqui!

9 Comments:

At 12:59 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei do que voce escreveu sobre o natal rin. Eu tambem sou judeu e to cagando sobre o sentido religioso da festividade. Eu adoro, adoro mesmo. É sempre ótimo sentar numa mesa farta com pessoas queridas...e encher a lata (hehe).
Sexta ou quinta eu fiquei tão bebado mas tão bebado que dei uma de zeca pagodinho, cheguei em casa sem metade do meu dedão do pé e nem sei como aconteceu. Falo Rean!
Conect

 
At 10:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola Sr. Feliz natal pra vc...
So queria comentar a respeito do Eretz nehedert.. todos tinham realmente falado, 'melhor' programa na tv etc.. e eu realmente achava q nao estava muito por dentro das coisas ainda e/ou nao sabia tao bem o hebraico pra nao achar graça... mas o tempo foi passando e vi q realmente nao me faz dar risada... eh impressionante, acho as imitaçoes deles medias, tem umas boas e muitas pessimas,as piadas EXTREMAMENTE repetitivas e o formato gasto...
confesso q por mais q eh tao idiota quanto, sou mais "Heichal hatarbut". entao eles sao menos criticos digamos, mas muito mais engraçados..
Beijos pra vc!!!

 
At 5:14 PM, Blogger DisplayName said...

Quando se estah longe a tendencia eh ir esquecendo as 'partes ruins', como a melosidade excessiva nas musicas, TV e pessoas no mes de dezembro. Oy, e o tal do amigo-secreto-oculto?! Coisa mais cafona!
Sinceramente, prefiro sufganiot com 'Nes', mesmo chovendo granizo.

Mas, Bean, se voce nao gosta ainda de Chanukah, Sucot, etc, isso nem quando 'casar passa', I mean, espera voce ser pai e passar o dia cantarolando as musiquinhas sem nem sentir...

 
At 5:34 PM, Blogger DisplayName said...

Sobre o curto texto do rapaz que esteve lah na area A, 'lichvod haChanukah', nao vou comentar nada, Bean, mas perguntar:
Revelador???

Enquanto isso, eu engordando com levivot e sufganiot, voce sentindo falta do clima festivo de dezembro fora de IL, por exemplo, e os vizinhos coletivamente colocados 'de castigo' como sempre e 'for security reasons'.

 
At 11:09 AM, Anonymous Anônimo said...

fala bean!
queria falar um pouco sobre o "Beit HaBubot" tema do seu ultimo post. nos fomos num show deles ak em beer-Sheva e realmente foi sensacional. Os caras apareceram esse ano e mandam bem mesmo. e depois do show nos ainda tiramos fotos, conversamos com eles,(o baixista, por incrivel que pareca, fala portugues!)e ate arrancamos uns presentinhos. parabens pra eles!

 
At 1:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Carlinhos, tenho tambem que confessar, sinto uma baita saudade do Natal.

beijos e feliz 2006!

 
At 4:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Well done!
[url=http://meeimvok.com/czxh/wvvz.html]My homepage[/url] | [url=http://xnvmlhcm.com/ravv/fgld.html]Cool site[/url]

 
At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Nice site!
http://meeimvok.com/czxh/wvvz.html | http://texoiscj.com/plqz/bbpz.html

 
At 11:13 PM, Blogger Laércio Santos said...

VAI SE DANAR! VOCÊ NÃO É UM JUDEU, VOCÊ É UM FILHO DA PUTA DE UM CRISTÃO!

 

Postar um comentário

<< Home