sexta-feira, janeiro 06, 2006

A última batalha de Arik

As pessoas estão confusas. O país parou.

A condição de saúde do primeiro-ministro Ariel Sharon é muito grave. Ele está internado na UTI do hospital Hadassah Ein Kerem, em coma induzido porém com os sinais vitais estáveis. Os três maiores canais de televisão (canais 1, 2 e 10) transmitem sem interrupção desde a noite de quarta-feira.

Não creio que alguém em sã consciência entre no "Blog do Bean" para saber notícias do primeiro-ministro. Até porque isso não é uma agência de notícias.
Claro que sei de muitos rumores e muitas opiniões que não são retransmitidas pela imprensa brasileira, por exemplo.
Abaixo, vocês terão um pequeno guia que elaborei para a acompanhar, de fora de Israel, o drama político que vive o país - com a luta do primeiro-ministro pela vida e o milagre que todos (ou quase todos) estão esperando.
Eis o guia.

1) Não acredite e não leve em consideração nenhuma análise político-econômica-futurística feita por qualquer jornalista ou colunista que não esteja nesse momento pisando em terra israelense. No Brasil, por exemplo, não existe sequer um jornalista da grande imprensa capaz de analisar com competência o que Israel está passando.

2) O mundo está perguntando, nesse momento, quem é Ehud Olmert. Esse cidadão (que assumiu o cargo de primeiro-ministro logo após o derrame de Sharon) teve atuação destacada no exército, foi prefeito de Jerusalém por dez anos, ministro da Economia e é chaver Knesset (membro do Parlamento) há mais de trinta anos.
Não subestimem esse homem. Querendo ou não, o cargo de primeiro-ministro "matím lo" ("combina com ele"). Até porque pesquisas de opinião de última hora garantem que Olmert (e o partido Kadima) ganhariam com folga as eleições.

Na época da hitnatkut, ele afirmou em um artigo no jornal Yediot Aharonot que a retirada de Gaza era a única forma de Israel se manter judaico e democrático. Ele lançou um alerta sobre a alta taxa de natalidade entre palestinos, afirmando que, em breve, vai haver mais árabes do que judeus nos territórios ocupados por Israel.
Segundo o raciocínio de Olmert, para Israel se manter fiel à tradição judaica, seria necessária a criação de uma nova fronteira, com o máximo de judeus possível na parte judia.
Nessa ocasião, os políticos que representavam os colonos no gabinete de Israel o acusaram de estar cedendo diante do "terrorismo".
Abaixo, Olmert e Sharon.



3) Não existe nem existirá caos algum em Israel.
Apesar de muita gente teimar em comparar a situação atual com as consequências do assassinato de Yitzhak Rabin, em 1995, nada é motivo para pânico. As instituições democráticas israelenses estão suficientemente desenvolvidas para evitar um colapso.
Teremos eleições em pouco mais de dois meses. Tempo suficiente para cada um dos três principais candidatos mostrarem suas propostas e assumirem o comando do país.
É impossível negar o caráter de liderança de Ariel Sharon.
Mas não é o fim do mundo.

4) Israel não é Brasil. Não acredito em teorias da conspiração. Não acredito nem um pouco que poderia fazer o que fizeram com o presidente Tancredo Neves, ou seja, esconder seu possível falecimento.
Portanto, Sharon não morreu. Está vivo. Arik venceu todas as batalhas que disputou na vida. Ninguém sabe quais serão as sequelas ou sequer se ele sobreviverá. Mas ele está vivo.
Se ouvirem algo contrário que não seja oficial, ignore.

5) Não existe nada homogêneo na imprensa árabe. Aliás, é muito difícil falar em "imprensa árabe" hoje em dia.
Porém, apesar de algumas manifestações de ódio (com as do maníaco presidente iraniano e a da foto abaixo, tirada em Gaza), é possível dizer que a imprensa árabe está se comportando bem no caso.
Vi hoje na televisão que jornalistas egípcios têm ligado para colegas de trabalho israelenses para saber de novidades e análises sobre o futuro do país. Políticos libaneses já demonstraram preocupação no futuro das possíveis relações entre Israel e Síria.
Assim, não generalize a imprensa árabe.



Como disse, muitos rumores circulam sobre a saúde do primeiro-ministro.
Fiquei sabendo de alguns.Da equipe de cinco médicos que operou Sharon na madrugada de quarta para quinta-feira, dois deles são imigrantes argentinos que estudaram Neurologia na América do Sul.
O primeiro deles é o professor Félix Omansky, que chegou em Israel em 1973 e hoje é o diretor do departamento de Neurocirurgia do hospital Hadassa em Jerusalém. O segundo é o doutor José Cohen, nascido em 1966 e israelense desde 2002.

Todos já sabem que Sharon ficará sedado e em coma enduzido provavelmente até a manhã de domingo. Segundo algumas fontes não-oficiais que ouviram os dois médicos, eles estão pessimistas quando à recuperação do primeiro-ministro.
Enquanto isso, rezemos. Cada um pelo que deseja.

Abaixo, um judeu religioso observa o homem mais visto e conhecido de Israel nos últimos dias: Shlomo Mor-Yosef, diretor-geral do hospital Hadassa Ein Kerem e responsável pelos boletins de saúde do primeiro-ministro.


O que o futuro reserva para Israel? Deixe seu comentário.

5 Comments:

At 10:29 PM, Anonymous Anônimo said...

fala bean, algumas coisas a dizer,
1o nao tive tempo pra te ver ai, e tb fiquei esperando vc i no kibutz pra gente se despedi mas vc acabo nao indo, entao eu me despesso por aqui mesmo, agradecendo por tudo que vc fez pela gente, e que foi otimo ter vc aqui em israel durante o nosso shnat, pq sabia que se tivesse algum problema podia contar com vc. To te esperando em ctba.
2o ja tinha ouvido muito sobre seu blog mas ainda nao tinha entrado, parabens, ele eh muito bom, principalmenta pra pode acompanha oq rola por aqui la no brasil, vou comecar a frequentar aqui sempre que puder...
um grade abraco
David

 
At 7:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Como estive viajando no ano novo, fiquei vários dias sem ler o blog. O comentário a seguir é sobre o post anterior, com a comparação entre Peretz e Lula.

Sério que você "não tem dúvida de que o Lula tem capacidade para governar o Brasil"? O cara é absoluta e totalmente desperparado. Autoritário, ignorante, despreparado. deslibrado, autoritário, autoritário...

Ao perguntar quem será o Zé Dirceu do Peretz você realmente acredita que era o Zé Dirceu o único mentor e responsável pela tentiva de revolução bolchevique que impera continuamente no Brasil há 3 anos?

O Lula nada mais é do que a encarnação do mito do "bom selvagem" que nada mais é que um mito.

Bandido, corrupto, oportunista e, não menos grave, não tem a menor idéia por onde começar a governar a padaria da esquina, quanto mais um país.

No Brasil, a máscara do Lula já caiu (infelizmente, não pra todo mundo), embora pra mim, que sempre via essas práticas (em menor escala, é óbvio) que infestaram o Planalto, no DA e no DCE na época em que estava na faculdade, a mentira do PT nunca colou.

Necessário lembrar também que, exceto em Israel, toda a esquerda do mundo (e no Brasil não haveria de ser diferente) é extremamente anti-semita, pois identifica os judeus com a burguesia e com o "imperialismo norte-americano", esquecendo ou não sabendo que Israel nasceu sobre uma base bem próxima do socialismo.

Não pretendo te doutrinar, nem te impor minha opinião mas, por favor, passe a pelo menos duvidar de que o Lula tenha condição de governar seja o que for.

E, como o perfil que você traçou do Peretz é, realmente, bem parecido com o do Lula, duvide dele também.

Abraços e feliz ano-novo.

André

 
At 2:37 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Olá senhor André!

Li seu comentário com atenção e poderia passar um dia escrevendo o tudo que eu achei.
Concordo com algumas poucas coisas. Poucas. Sugiro você mandar esse comentário para o PSDB. Dá uma boa propaganda pro horário eleitoral.

Beijinhos,
Bean

 
At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said...

hahaha, bean vc é engraçado demais.

Ou o futuro do sharon, se for ir pro céu, é tomar canetada do Dener e cantar Robocop Gay com o lafon abraçado com ele. Claro que nas horas vagas vai discutir com o ulisssssYsss umas teses...

Ltconection

 
At 4:43 PM, Anonymous Anônimo said...

puta merda o Suco de Fruta. Péssimo seu blog, vai ficar numa jarra e para de usar a internet peloamordedeus.

lt conect

 

Postar um comentário

<< Home