sexta-feira, dezembro 29, 2006

Obsessão pelo monopólio

Essa foto foi tirada por mim na última sexta-feira, aqui em Jerusalém.

O local: rua Ben Yehuda, centro da cidade.

O acontecimento: uma pequena manifestação de grupos GLS reivindicando reconhecimento e fim do preconceito.

Tudo corria na maior absoluta tranquilidade.

Eis que chega um senhor religioso vestido de negro e começa a discutir freneticamente com um jovem manifestante de cabelos azuis espetados (estilo punk).
De longe, pude ver o homem apontando o dedo para a cara do menino e ouvir apenas alguns gritos do velho... dentre eles, o famoso chavão "isso é um absurdo!"

Impressionante como esses "religiosos" têm fascinação em intrometer-se na vida dos outros; principalmente se eles discordam de alguma opinião ou comportamento.

Já não bastaria o status quo de Ben Gurion, que faz com que uma corja de "religiosos" tenha o controle de importantes setores sócio-econômico-culturais do Estado de Israel.

Basta lembrar-mos que eles têm o monopólio da religião judaica (e de sua identidade) em Israel.

Vocês, caros leitores, sabiam que uma pessoa só pode converter-se para o judaísmo (aqui) se for na corrente ortodoxa? Isso sem contar as dezenas de richas e brigas entre os próprios "religiosos".

Tudo isso quer dizer que um convertido só será "aceito" por "eles" (e, consequentemente para o Estado) se seguirem as mitzvot e cumprirem tudo direitinho.

Apenas isso?

Que nada.

Abaixo, é possível ver como eles exageram na dose.

Quase todo fim de semana eles fecham alguma rua, queimam alguma coisa ou fazem alguma baderna para protestar contra assuntos que estão fora de suas pautas de "moral e ética".

Quem entrou na página de comentários do último post, deparou-se com o seguinte recado anônimo.

"eh Bean, seu blog eh muito bom, com assuntos muito interessantes, mas infelizmente aparece as vezes uma falta de respeito imensa, não cabível a um jornalista como ´Encontro dos fãs do Zé do Caixão`.

Se vc se considera judeu, deveria no mínimo respeitar quem mantém a religião viva, agora se não acredita em D-us, sinto muito. Volta pro Brasil."

Algumas poucas considerações:

1) Não é a primeira vez que sou criticado aqui no Blog do Bean por causa de religião.
Em todas elas, saíram de um comentário anônimo. Estranho, não?

2) Vejam só! Mais uma prova da obsessão pelo monopólio do Estado de Israel.

Se não acredito em Deus, tenho que voltar para o Brasil?
Israel só aceita, portanto, quem acredita em Deus?
Quando 99% da minha família foi dizimada nos campos de concentração nazistas, ninguém perguntou à eles se acreditavam em Deus.

3) Acredito na concepção de humor de gênios como Mel Brooks e Woody Allen (e por que não o Sobel? hehehehe).
Quem mais, a não ser nós mesmos, temos o direito de debochar e rir (de nós mesmos?)

Sim, senhor anônimo, considero-me judeu. E respeito, ao contrário de muitos desses que se dizem religiosos.
Ou você acha que por brincar com nós mesmos (e não seguir suas regrinhas) sou um gentio, um anti-semita fervoroso?

4) E o que o fato de eu ser jornalista tem a ver com tudo isso?
Meu caro anônimo, a suposta imparcialidade que você exige é mais que improvável... é impossível.
É um ritual jornalístico.

Aliás, o jornalista tem, muitas vezes, o dever de expressar sua opinião.
O motorista de táxi, o padeiro e o ortodoxo podem. Por que o jornalista não?

Se você, senhor anônimo, ofendeu-se tanto com a brincandeira do Zé do Caixão (ou talvez com a minha opinião), por que não trata de defender "quem mantém a religião viva" de ameaças maiores do que esse pobre blog?
Como dessas ou dessas....

ps1: Como todos sabem, nevou em Jerusalém!

Foi notícia em tudo quanto é lugar.


Há quase três anos não nevava como nevou nessa quarta-feira.
Jerusalém ficou mais bonita do que de costume...

Um dos jornais da noite, por exemplo (no arutz 10), deu mais destaque para a neve do que para uma declaração do Ministro de Exteriores egípcio, que afirmou que o soldado israelense Gilad Shalit (sequestrado em julho por terroristas palestinos) estaria vivo.

Outra curiosidade (ou polêmica) foi citada no blog em espanhol "Del arte de cruzar los océanos". Interessante a foto escolhida pelo site do jornal Haaretz para ilustrar a neve que caía no exato momento em Jerusalém: a de um palestino em Ramallah (e, ao fundo, uma gigante fotografia de Yasser Arafat).

Deixo todos vocês com um pequeno vídeo que filmei no centro da cidade, no ápice da neve.


Para ver a neve em Har Hatzofim, no campus da Universidade Hebraica de Jerusalém, clique aqui!

5 Comments:

At 8:34 AM, Anonymous Anônimo said...

Bem, cada pessoa acredita em sua propria forma de religião e não deveria julgar ou pré - conceituar os outros pela forma como se expressam, seja no que diz respeito a costumes, valores e outros!

 
At 11:46 PM, Anonymous Anônimo said...

O blog é genial. Principalmente por ser feito por um jornalista direto de Israel, uma terra que tenho bastante vontade de conhecer. Se para um judeu, que tem a mente aberta, já é difícil sobreviver por aí, imagine para um negro, sulamericano e que ama a Cristo? Parabéns, passarei a acompanhá-lo com mais atenção. Por enquanto, Shalon El Shadday...

 
At 7:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Tava achando estranho que você não havia respondido ao anonimous nos coments do post anterior. Uma coisa curiosa que, provavelmente você já notou: na maioria das vezes (ou talvez todas) que alguém (em geral anônimo) critica algo que vc escreveu no blog, ou é metendo o pau na sua crítica aos ditos religiosos, ou metendo o pau em alguma coisa que você escreveu (isso acontecia muito enquanto vc estava na tzavá) criticando o exército ou algum outro aspecto da sociedade israeli, por considerar que suas opiniões são anti-chinuchi e muita gente do dror lê o blog.

Simplificando, o blog sofre patrulhamento ideológico anônimo quando critica algo relacionado aos religiosos ou quando transmite alguma mensagem contrária (ainda que involuntariamente) o establishment tnuati (que, teoricamente, é laico).

Dá o que pensar, né? De um lado, o desprezo (motivado pela ignorância) pelo fato de que toda a evolução do pensamento judaico surge da dialética e de outro, o desprezo (motivado talvez pela arrogância) ao fato de que o dror, antes de ser judaico ou sionista é movimento, ou seja, deve se desenvolver, andar prá frente (váldio o pleonasmo), principalmente através da crítica, da não aceitação cega das idéias postas. Tavlez esse autoritarismo na tnuá sempre tenha existido e decorra de suas origens ideológicas de esquerda.

Obviamente, não estou cuspindo no prato em que comi (o dror, não a esquerda) durante mais de dez anos.

Mas me foi impossível deixar de associar o anônimo do último post aos anônimos que reclamavam que, quando você criticava o exército, estaria dando um mau exemplo aos chanichim).

E, se você tiver tempo e saco, gostaria de ouvir e/ou ler seus comentários a respeito.

Abraços

andré

 
At 12:10 AM, Anonymous Anônimo said...

hummm, neve...

sem maiores comentarios, tnuati ou nao!

Paula

 
At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Bean,
Nao quero polemizar nem te encher o saco,gosto muito do teu Blog,o espaço é teu,tu escreve aquilo que quiser e no que acreditar.Mas só queria colocar aqui umas aspas. Os religiosos nao querem que as conversoes sejam feitas à maneira deles e sim como a TORAH pede que seja feita. Ou seja cumprindo TUDO.Isso nao é regra dos ortodóxos é Halachá. No Brasil se fazem conversoes todos os dias, em qqr lugar cobra-$e por isso, e muitas vezes o convertido qd se cansa de brincar volta à sua vidinha de antes,principalmente em casos de conversao para se casar.
Confesso q gosto muito do teu blog,mas me incomoda um pouco a maneira como vc fala sobre o assunto,porque entre "a gente" td bem,mas é que sempre acaba sobrando uma brechinha para que outros q pouco ou nada entendem de judaísmo metam a boca,já que nós mesmos o fazemos.Cada judeu tem o livre arbítrio de fazer aquilo q bem achar correto,mas nao devemos apontar o outro que faz de outra maneira.
Se é pra se converter e nao cumprir as Mitzvot entao pra que a conversao? Nao precisa ser ortodóxo pra fazer Aliá,tampouco filho de mae judia,entao se quer se converter pra ser judeu,tem q cumprir Mitsvot sim,e nao é porque ELES querem.É haláchico,assim está escrito.
Pareço uma beata falando e nem sou ortodóxa,mas fica parecendo que é por culpa DELES!

Beijo grande,

 

Postar um comentário

<< Home