sábado, junho 10, 2006

Eu juro

Esse é um pedacinho da base de Michvê Alon, no norte do país.
Como disse no último audio post, falta pouquinho para deixá-la.

Essa semana, tive meu Tekes Hashbaá (a Cerimônia de Juramento).
O ponto mais interessante não foi nem o fato de ter acabado meu "corre-corre imbecil" debaixo do sol infernal. Nem de ter jurado a tal fidelidade ao exército e ao Estado de Israel.
O mais engraçado foi ter que jurar com o fuzil M-16 numa mão e a Torá em outra, encostando o livro na arma e dizendo em voz alta "eu juro".
Para quem ouve ou vê, não há como não comparar com aqueles muçulmanos radicais malucos que se explodem em nome de Deus.

Não, não tem nada disso.
A questão toda gira em torno do povo judeu.
O Tanach ("Tanárr"), o livro sagrado do judaísmo, foi o elemento que a tzavá (o exército) escolheu para simbolizar justamente seu povo - sua luta em manter-se vivo no decorrer dos séculos, seu elemento de reconhecimento e identidade de todo e qualquer judeu.
Abaixo, uma foto dos dois principais objetos da cerimônia...



Não escondo de ninguém que minha primeira reação ao saber que teria de jurar com a Torá na mão foi de desconfiança. Não sou religioso. Não sei se acredito na veracidade desse livro.
Fiquei, sim, com o pé atrás.

Depois, fui mudando de idéia.
Entendendo o porquê do livro, ou melhor, do seu simbolismo naquela cerimônia.
Entendendo, afinal, o que exatamente eu estava jurando.

Da previsão de um tekes sem importância, dei com os burros n'água.
Porque foi mais que interessante. Foi emocionante.
Durante os 40 minutos que fiquei de pé com a arma apoiada no braço direito, pensei na minha família.
Nos meus avós, principalmente.
Se há 70 anos existisse juramento como esse, talvez seus destinos (e de todos os familiares) na Europa nazista pudessem ter sido diferentes...

ps1: Para a alegria da galera, mais um videozinho de um momento de descontração lá na base.
Coisa boba.
Papo furado com o olho no relógio.
Lá, não se pára de correr...



ps2: Esqueci de comentar, mas semana passada tivemos aqui (e no mundo inteiro)o feriado de Shavuot.

Os religiosos comemoram a entrega da Torá no Monte Sinai.
Os kibutznikim comemoram algo como a festa da colheita...
Os laicos comem muito queijo.
Quem não é nada disso sai um dia mais cedo da tzavá para o fim-de-semana...


4 Comments:

At 8:23 AM, Anonymous Anônimo said...

E aí bean, certinho???
Muito bom ouvir de vcs um lado bom da tzava... ae amexa e beg, tao querendo ficar famosos na onda do bean né??? que coisa mais feia... abraco pra todos

 
At 2:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Bean! Gostei do post, emocionante mesmo. Parabéns!

 
At 3:08 AM, Anonymous Anônimo said...

Beanzito,
te conto que pensei muito em ti durante o jogo... Deu pena, mas...
Olha, ateh eu que nao entendo porra nenhuma de futebol te garanto que tava uma merda... Mas fica tranquilo, a Paulinha e eu pensamos mto em ti... hehe
Bjs

 
At 12:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Levei um baita susto quando entrei no blog: o cara é atleticano, mineiro, tem a cara do Mr. Bean etc., etc., portanto conterrâneo perdido nesse mundo de meu Deus. Legal. Legal mesmo!

 

Postar um comentário

<< Home