terça-feira, junho 20, 2006

Israel na Copa!

Um jogador de futebol que participa da Copa do Mundo está dando o que falar em Israel.
E não é Ronaldinho, não é Messi, não é Beckham.

A torcida de Gana ganhou novos adeptos após o zagueiro do país John Pantsil ter mostrado a bandeira de Israel para celebrar os gols ganeses na vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca, na semana passada.
Mais: garantiu o emprego.



Pantsil, que joga pelo Hapoel Tel Aviv, tem uma forte relação com Israel (já que mora no país desde 2002).
A cidade de Tel-Aviv também tem muitos imigrantes ganenses que trabalham na área industrial, alguns deles clandestinos.

De acordo com a imprensa daqui, o Hapoel Tel Aviv estava pensando em recindir seu contrato, mas agora deverão voltar atrás.
O clube divulgou até uma declaração em que agradece o zagueiro pelo ato durante o jogo de Gana.

Apesar dos artigos recheados de ódio de alguns jornais árabes (como no Egito) e o pedido de desculpas da Federação de Gana (que mencionou não "apoiar" ninguém no conflito), o porta-voz da Fifa afirmou que a entidade não viu qualquer problema com a atitude de Pantsil, que disse em entrevista:

"Estou feliz e fico contente de ter homenageado os israelenses também.
Eu gosto muito da torcida de Israel e decidi mostrar a bandeira do país.
Já joguei em dois clubes em Tel-Aviv e fui muito bem recebido.
Agora é hora de retribuir todo esse apoio"

No vídeo abaixo (com narração do Cléber Machado!?!?), é possível ver Pantsil comemorando os gols com a bandeira israelense.
Principalmente no segundo gol.
Em Israel, agora não importa o campeão.
Pantsil é o nome da Copa!



ps1: Abaixo, segue um trecho do excepcional livro "O Atentado", de Yasmina Khadra (pseudônimo do argelino Mohammed Moulesseboul).
O livro (no orginal, L´attentat), que comprei pouco antes de voltar a Israel depois das férias de carnaval, ganhou vários prêmios internacionais.

Li a obra em dois dias.
Não ficarei nada surpreso se o livro virar roteiro de cinema e chegar à telona em breve (ouvi rumores que os direitos já foram comprados pela Fox Film).

Leiam.
E surpreendam-se com o drama psicológico de Amin Jaafari, conceituado cirurgião israelense de origem palestina, que sempre se recusou a tomar partido no conflito.
Até que um dia um um terrorisra se explode dentro de um restaurante em Tel-Aviv.
No hospital, Amin é obrigado a reconhecer o corpo mutilado da mulher-bomba: a bela Sihem, sua esposa.


Para um sucinto comentário (em português), clique aqui!

Abaixo, o trecho (que fala da cidade em que vivo).

"Gostei muito de Jerusalém quando adolescente. Experimentava o mesmo frêmito tanto diante do Domo do Rochedo quanto ao pé do Muro das Lamentações e não podia manter-se insensível à quietude que amana da basílica de Santo Sepulcro.

Passava de um bairro a outro, como quem passa de uma fábula ashkenazi a um conto beduíno, com a mesma facilidade e o mesmo contentamento, e não precisava ser um objetor de consciência para desconfiar das teorias das armas e das pregações virulentas.

Bastava levantar os olhos às fachadas ao meu redor para me opor a tudo que pudesse ferir sua imutável majestade. Ainda hoje, partilhada entre um orgasmo de odalisca e sua santa contenção, Jerusalém tem sede de embriaguez e de enamorados e vive muito mal o tumulto de seus filhos enjeitados, na esperança de que, contra ventos e marés, um clarão termine por libertar as mentalidades de seu obscuro tormento.

Olimpo e gueto a um só tempo, egéria e concubina, templo e arena, sofre por não poder inspirar os poetas sem que as paixões degenerem e, com o coração partido, se desfaz ao sabor dos humores como se esvaem suas preces na blasfêmia dos canhões..."

5 Comments:

At 8:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Blog em plena terça-feira???
Essa tzavá não é a mesma???
Até mais,
Michel.

 
At 1:12 AM, Anonymous Anônimo said...

e agora bean? brasil X "israel" nas oitavas?

 
At 6:34 AM, Anonymous Anônimo said...

Fala bean!!
Como vc ta, cara?
To com muita saudade dos nossos fim de semanas aí. Se deus quiser ainda faremos isso mais vezes!
grande abraço!

 
At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said...

agora que joga contra o brasil, aonde esse cara vai colocar essa bandeira hein?
comprei esse livro e ainda não li, tá na casa do rato e duvido que ele vai ler, tá só me engalobandis.
falousis.

 
At 1:05 AM, Anonymous Anônimo said...

o bean... o bean... o bean... bean? bean!!!!! sai sô! ja era!! parreira mandou avisar q quer fazer um jogo treino contra o time dos velhos q atuou no carnaval lá no CIP, ta disponivel?? fala pro Zé Tzava q vc tem q ir dar uma bicicleta e se machucar todo, pode ser??? falta do q falar, mas to competindo com o leo em comentarios, foda essa competicao! hehehe abraco bean! oh! se neguim mostrar bandeira de israel contra o brasil mando cortar o pau dos judeus...ops, cortar outra vez!

 

Postar um comentário

<< Home