sexta-feira, setembro 15, 2006

"Pensando nela"


Não é apenas no Brasil que o lixo musical tomou conta das programações de rádio.
Em Israel, a situação é grave.
Concordo que cada um tem seu gosto, que gosto não se discute.
Mas entre o "irritar" e o "doer os tímpanos", o limite é bem tênue...

Quem aguenta aqueles cantores "country" que, pelo menos em Belo Horizonte, pipocam nos canais de tv no sábado de manhã?
Ou aqueles grupos de pagode com 30 pessoas, sendo 25 tocando pandeiro?
Pois é.
Aqui na terrinha, isso também existe.
E pior: contaminou ainda mais o povo...

Um pouquinho de história...
Até a década de 80, a indústria musical israelense era voltada (e por que não controlada) pelos membros da "elite ashkenazí", os europeus que fundaram o Estado - um estilo com traços totalmente ocidentais.
Até que um garoto iemenita, filho e neto de alcóolatras, começou a destacar-se em Israel como cantor de uma sinagoga oriental num buraco perdido na década de 60.
Zohar Argov (que chegou a ser preso por estupro e suicidou-se na cadeia) foi o primeiro cantor a se destacar com o que ficou conhecido como música mizrahí.

Argov, chamado de "HaMelech" ("O Rei") é o ponto de partida para a contestação musical dos "oprimidos" à cultura judaico-européia aparentemente intocável das primeiras décadas do país.
Abaixo, a foto do Roberto Carlos israelense...



Mas que raios é essa música mizrahí?
Antigamente chamada de "música de rodoviária", ela combina o estilo israelense com pitadas bem fortes de som árabe e mediterrâneo (principalmente grego) em letras que só falam de amor.
E não só de amor: de chifres, de saudade, até de mulheres bonitas passeando na praia...
Eu, particularmente, odeio música mizrahí (Mizrah, em hebraico, significa "leste").

Mas viver em Israel e não escutar os mizrahim "gritando" é o mesmo que viver no Brasil e nunca ter ouvido uma música sertaneja ou um pagode.
Aliás, acho que essa é a melhor comparação - o melhor do som brega.

À partir da década de 90, vários nomes surgiram na música mizrahí e o estilo foi saindo das rodoviárias e dos táxis e foi tomando conta da vida das pessoas.
Explodiu (no bom sentido).
Hoje, a música é um fenômeno.
Para o desespero dos meus ouvidos...

O grande nome que apareceu (e mantém a pose) é o do cantor Eyal Golan.
Quem conhece, sabe o que estou falando...


Para os leitores (ouvintes e espectadores) do Blog do Bean, um presente.
Ou não.
Com vocês, a música mais tocada (de longe) em todas as rádios e canais de televisão de Israel.
Idan Yaniv. "Pensando nela" - "Choshêv Aleiha".
Não há um dia sequer que, dirigindo o caminhão do exército, não escuto esse hit!

Depois respondam-me: tem cara de (Leandro e) Leonardo ou de (João Paulo e) Daniel???


ps1: Na pitadinha de política do dia, um adesivo que já começa a fazer sucesso pelo país.

No centro, a famosa expressão "HaBáita" ("pra casa").
Na direita (de verde), o nome dos três soldados sequestrados na guerra de julho-agosto.
Na esquerda (de vermelho), o primeiro-ministro Olmert, o Ministro da Defesa Peretz e o chefe das Forças Armas Chalutz!



O recado é claro: que vá todo mundo pra casa!
Tanto os coitados dos soldados em mãos do Hammas e do Hizballah quanto os líderes incompetentes do país.
A guerra deixou marcas.
O pessoal vem perdendo a paciência...

ps2: Tem gente que exagera...



ps3: Ontem, dia 14, completei 4 meses no Tzáhal, o exército de Israel.
Está, enfim, acabando.

Muitas lições, muitas reflexões.
Prometo discorrer sobre essa experiência estúpida e ao mesmo tempo importante para quem resolve colocar os pés em Eretz Israel.
Aguardem...

Post dedicado ao pessoal do Dror do Rio, sempre presente aqui no Blog do Bean...

18 Comments:

At 5:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Bean!

adorei o adesivo! sensacional...

quanto ao clipe, obviamente nem escutei, se aqui nao ouço sertanejo, não é mizrahi que vou ouvir, né??
nem lembrava mais dos taxistas ouvindo esses caras cantando...

Abração

p.s - No Snif Rio a gente passou a indicar seu blog como fonte de opinião séria sobre Israel desde o ano passado.

 
At 10:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Só queria fala o tanto q eu odeio mizrahi! odeio mizrahi mais q sertanejo, futebol israelense e a xuxa juntos! ô negócio chato!

um abraço pro ce Bean!

 
At 8:25 PM, Blogger Gabriel Toueg said...

Bean, isso é opinião de ashkenazinho que não sabe apreciar a boa música mizrahi. Pô, é claro que tem muita porcaria, como tem muita porcaria não mizrahi. Mas generalizar é sacanagem! Eu, como bom mizrahi que sou (dizer que sou sefaradi é um erro, né?) faço campanha pelo bom som mizrahi. E valeu pelo presente, gostei de ouvir "Pensando nela" (a tradução faz a música parecer brega!)

Abs, shutaf! Diretamente de Netania (onde tem muito mizrahi!!)

 
At 11:47 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Bom som mizrahi?
Faz parecer brega?
Aécio reeleito?

Cê tá de sacanagem...

Prefiro ficar calado.

 
At 12:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Se mizrahi é ou não brega, o problema é de vocês.
Mas o video não é de música mizrahi! Eu me senti vendo o Amado Batista cantando. E Amado Batista não é mizrahi.
Até mais,
Michel.

 
At 1:27 AM, Blogger Unknown said...

Eu odeio Mizrahi!Eu odeio Mizrahi!
Eu odeio Mizrahi!Eu odeio Mizrahi!
Eu odeio Mizrahi! Com todas as minhas forças!!!! Até ouvi um pouquinho,vá!! Faz muito tempo que eu nao vou à Israel,no meu tempo era música de Tachaná sim...Em janeiro se D-us quiser to por aí nao quero nem imaginar, ouvir esse troço nas rádios o tempo todo, e Gabo vc parece ser um cara muito legal,mas eu ODEIO MIZRACHI,

Abços,

 
At 5:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Fala Bean!

Tu tem q postar os clipes mizrahi...

ai sim a galera vai entender a essencia da parada!

Um abraço!

 
At 5:33 AM, Anonymous Anônimo said...

mizrahí pega aquí.
muito boa a musica, quanto o clipe bem como tudo de maneira que estou satisfeito. o que importa é que o coelho meteu de 3 a 2 de virada no ultimo segundo de jogo, obina fez tres gols no mesmo jogo, que os árabens vão dividir um pouquinho das bombas com os cristãos e que a porra do lula vai ser reeleito. deixa eu ir pegar mais um yakult, produto este que recomendo para todos leitores do blog do bean.

 
At 9:25 PM, Blogger Unknown said...

Vishi minino, Yakult nao é casher!!!!

 
At 2:04 AM, Anonymous Anônimo said...

Puxa vida...quantos yakultiot eu já bebi e não sabia que era pecado...tenho que encontrar um substituto rápido. Será que em israel tem? manda pra mim.

 
At 9:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Irado o sticker! tem mais stickers novos, bean? aonde dá pra ver? e eu gosto de "balbeli otó" , é mizrahi nao é??? agradecido pela homenagem ao snif rio! abraço!

 
At 2:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Importante comentar, na deixa do danoon... balbeli oto eh mizrahi e foi a primeira musica; repito: a primeira musica que a gente ouviu no shnat em jerusalem no cardo... vc chega em Israel e ja aprende as musicas mais podres!! e as da sarit hadad?? hahaha!! bjos!!

 
At 2:46 AM, Blogger Unknown said...

Nao está mais aqui quem falou...Balbelí Oto é legalzinha vai...Quem canta?

Bean arranja um substituto aí casher pro Yakult!!!

 
At 8:30 AM, Blogger Fabián said...

Carlinhos: obrigado por el post sobre la música mizrahí. Muy bueno tu blog, voy a volver!

(yo también odio la música mizrahí, y tengo una vecina que la escucha todos los días, a todo volumen y varias veces cada canción! Qué hago???

Te saluda desde Rishon LeTzion, Fabián
Del Arte de Cruzar los Océanos
fabitas.blogspot.com

 
At 2:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi :))
Eu particularmente gosto de musica mizhari,no entanto nao gosto de musica sertaneja,e nem pagode...Como disse o Gabriel,e eu concordo,tem lixo mas tem coisa boa tbm,nao da pra generalizar:DD

 
At 2:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Ops... meu comentario( acima desse) foi anonimo...Meu nome e Danielle.

 
At 1:39 AM, Anonymous Anônimo said...

amigo nao escutei, nÃo gosto deste genero. mas gostei do humor afinal nem tudo e guerra.Se possivel madar relatos sobre casamentos e divorcios ai OK. UM ABRAÇO.

 
At 11:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu nunca estive em Israel, mais um dia com serteza estárei; se você realmente tem um bom gosto sobre músicas israelenses, por favor esponha, vou tentar baixar e escutar, para comprovar se realmente vc tem bom gosto.
foi um "prazer" te "conhecer".
há... me responda, qual é a opinião dos ortodoxos à respeito desse estilo de música, mais ainda oque os ortodoxos representam para sua nação?

 

Postar um comentário

<< Home