sábado, janeiro 28, 2006

E agora, José?


Agradeço a todos vocês.
Quando o Blog do Bean entrou no ar, em outubro de 2004, nunca esperava chegar tão longe. Aos poucos, ele foi sendo estruturado, montado e modelado com o objetivo de ficar o mais próximo da "cara" desse que vos escreve e também dos leitores.

O processo de mudança nunca pára. Ainda mais num espaço como a web, que nunca fica estático.
Com um pouco de estímulo dos seus comentários, acredito que o Blog do Bean possa sobreviver mais algumas milhares de entradas.
Porque esse cantinho não é só meu...



E continua o "disse-não disse" sobre a vitória do Hammas nas eleições palestinas do meio da semana.
Analistas vêm quebrando a cabeça para tentar explicar o que esse novo panorama do conflito no Oriente Médio representará para todos os envolvidos. O trabalho é duro.

A princípio, Israel se opõe a qualquer negociação com um governo palestino que inclua membros do movimento islâmico extremista (e terrorista) Hammas.
O primeiro-ministro israelense em exercício, Ehud Olmert, afirmou na noite de quinta-feira que o país irá ignorar o governo do Hammas, que não é um parceiro de Israel.
O Ministro da Defesa Shaul Mofaz afirmou que Israel irá insistir para que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, mantenha seu compromisso de desarmar os militantes palestinos.
Já Abbas disse que vai iniciar imediatamente as consultas sobre a formação de um novo governo, que será estruturado pelo Hammas.

Na foto um membro do grupo na frente de um panfleto.
Nele, o xeque Ahhmed Yassin, assassinado por Israel há alguns anos.


E as idéias não são poucas.
O líder palestino sugeriu que as futuras negociações com os israelenses poderão ser conduzidas pela OLP (Organização pela Libertação da Palestina), como forma de contornar um governo liderado pelo Hamas.
A OLP foi fundada na década de 1960 para ser uma instituição que abarcasse as organizações palestinas, mas sua importância diminuiu desde o estabelecimento da ANP, em 1994.

A Israel interessa prioritariamente verificar o que farão esses novos personagens, conhecidos como inimigos, agora no governo. Tudo indica que formarão uma "Autoridade Palestina islâmica".
É ainda difícil prever que tipo de medidas tomarão em relação ao país que querem destruir.
Abaixo, o Hammas comemora nas ruas de Gaza (com lança-foguetes...)

Muitos estão afirmando que Israel tem uma parte significativa de responsabilidade pelo processo de enfraquecimento da liderança palestina moderada e secular e o fortalecimento do grupo militante islâmico.
Segundo o analista Gideon Levy, o primeiro-ministro Ariel Sharon não deu a Abbas nenhuma chance de apresentar avanços significativos para o seu povo.

"Sharon não concordou em libertar prisioneiros, não levou o povo
palestino em consideração quando planejou o traçado da barreira
na Cisjordânia nem concordou em iniciar qualquer negociação com a AP."

De acordo com Levy, Israel causou o colapso da Autoridade Palestina, provocando um vácuo político e social no qual o Hammas teve condições de florescer.
Em abril de 2002, quando Israel reocupou as cidades da Cisjordânia, toda a infra-estrutura civil da Autoridade Palestina foi destruída, inclusive delegacias da polícia e escritórios dos diversos ministérios.

Concordo em parte.
A própria Autoridade Palestina (digo, o partido Fatahh) também tem sua boa parcela de culpa.
E diante de tantas perguntas, a maioria delas centradas no tradicional "onde erramos?", é preciso apontar que não existem somente "culpados" nessa história toda.
O Hammas vem, há 10 anos, utilizando-se de projetos sociais, fortalecendo as denúncias de corrupção dentro da Autoridade Palestina e praticando atentandos suicidas em Israel para ganhar a simpatia dos palestinos .
São "méritos". Não deixa de ser. Por isso ganharam. Fácil.

A charge abaixo foi rascunhada ainda no ano passado.
Logo depois do anúncio que o Hammas participaria das eleições, o autor satirizou o pleito.
E muito bem por sinal.

Na noite de quinta-feira, dei mais um boletim das eleições para a Rádio França Internacional.
Para ouvir, clique aqui!

ps1: E ontem tive uma boa surpresa.
Na página da Rádio França Internacional, colocaram uma pequena notícia escrita sobre a vitória do Hammas e, abaixo da nota, fui agraciado com uma citação retirada do meu nervoso boletim ao vivo.
Está lá, pra quem quiser ver. Legal, não!?
Para a página da RFI, clique aqui!

8 Comments:

At 7:21 PM, Anonymous Anônimo said...

bean, 2 coisas:
1- parabens ai pelo sucesso do seu blog! Depois q eu voltei ak pro Brasil fui conversar com varias pessoas sobre o meu ano ai em Israel e falava q fiquei um tempo na sua casa e naum era raro ouvir um comentario do tipo "ha, ce fico na casa do bean, o blog dele e muito legal, sempre do uma olhada e blablabla..."! parabens!
2- proxima vez q ce fo entra ao vivo, toma maracugina! e manda um abraço pra Panela, sua colega de trabalho la da radio! flw!

 
At 11:11 PM, Blogger DisplayName said...

Bean, 2 'verdades' (sempre atualizaveis e aceitas, ou por ignorancia ou por conveniencia or both):
1. Isso de Israel declarar o outro lado 'irrelevante' e dizer que 'nao tem partner para acordo', eh um mito mais velho que minha idade mais a sua juntas!
2. E a explicacao default: 'for security reasons'.

Mudando de assunto...
Parabens pelos hits do Blog do Bean!
Gosto do seu jeito e continuarei vindo aqui, mesmo com nossas opinioes se divergindo.
Ah, se quiser que eu pare de soltar meu 'azedume' nos comments, avisa, plz, mesmo 'b-faresia'.

 
At 9:25 AM, Anonymous Anônimo said...

A vitória do Hamas é algo que pode gerar uma situação muito mais favoravel , do que se pensa. Primeiro porque todo radical ao alcançar o poder tende a se moderar, porque ao gerenciar um estado tem que inevitavelmente negociar de cargos e fazer acordos e alianças para gerenciar a burocracia estatal. Segundo porque como grupo para-militar eles perdem o sentido, pois agora tem uma milicia estatal para cuidar e pagar salários. Não faz sentido manter 2 forças militares. Terceiro , terrorista por terrorista o Fatah também era até pouco tempo atrás. Acho que a situação atual é muito interessante e menos trágica do que se pensa...

 
At 3:40 PM, Anonymous Anônimo said...

E AE BEAN JOIA!! AINDA N DA PRA SABER QQ VAI DA O HAMAS NO PODER!! É ESPERAR PRA VER!!
qUERIA PEDIR PRA VC SE POSSÍVEL FALAR COMO ESTA A SITUAÇÃO DOS KIBUTZIM, AS 3 VERTENTES DOS MOVIMENTOS KBITZIANOS AE DE ISRAEL, OS MAIS RICOS SEI LÁ!! DAR UMA PANORÂMICA DE COMO TA SITUAÇAO!! ACHO QUE É UM CBOM ASSUNTO!! Pensei nisso pq acabe ide voltar da machané kibutz junto com a sua irma e a minha kvutza e é bom ouvir outra opnião que esteja dentro de israel e ja tenha saido do dror!!

 
At 6:16 PM, Anonymous Anônimo said...

fala BEAN... ou veio, demais essa de representante em Israel, muito chiq!
Ouvi dizer q vai pro rio..da uma ligada... abracao!

 
At 8:53 AM, Anonymous Anônimo said...

Great work!
[url=http://cjrrbkwt.com/buku/snit.html]My homepage[/url] | [url=http://rvogijbe.com/nehr/nprs.html]Cool site[/url]

 
At 8:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Well done!
My homepage | Please visit

 
At 8:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Nice site!
http://cjrrbkwt.com/buku/snit.html | http://akxugkbw.com/jmyb/busr.html

 

Postar um comentário

<< Home