quarta-feira, outubro 20, 2004

Teste para a Democracia

A bola da vez aqui em Israel agora é a tal retirada que o primeiro-ministro Sharon quer fazer de Gaza. Tudo isso está gerando muita discussão aqui, inclusive o tal Plebiscito que tanto se fala. Vou tentar explicar, o bicho tá pegando.
Pelo que li hoje no jornal, a idéia do Sharon é retirar as tropas e as 21 colônias israelense de Gaza até o fim de 2005, no que é chamado aqui de "tochnit hahitnatkut" (algo como "programa de desconexão"). Desde o início, Sharon se opôs à realização de um plebiscito que diria se Gaza deveria ser desocupada ou não. Mas boa parte dos membros do seu partido, o Likud, e dos próprios colonos querem a realização do plebiscito popular.
Nisso, vieram os problemas. O primeiro deles é que nunca foi feito plebiscito algum em Israel, não existe legislação própria pra isso, e muitos advogados estão indo aos jornais dizendo que não é possível fazer isso de um dia para o outro. O segundo obstáculo seria qual tipo de plebiscito realizar: o chamado "chaiv" (que o governo deve seguir o que for escolhido) e o "iaetz" (que seria só para o governo saber a opinião do povo).
Sharon não quer nenhum dos dois, talvez porque a maioria da população aqui seja contra a retirada e ele perderia bastante poder político, talvez até caísse. Por enquanto, não existe maioria no Knesset (Parlamento) para que seja aprovado um Plebiscito (das 120 cadeiras, ate agora 53 apoiam a realização do referendum).
As manchetes dos principais jornais de hoje falam sobre uma pressão muito forte que está sendo feita em cima de Sharon para que ele apoie o Plebiscito.
Eu ainda não tenho opinião formada, acho que tudo isso são manobras e mais manobras políticas. É tudo um jogo, um duelo de forças. O mais forte hoje, que pode não ser o mesmo de amanhã, sai vitorioso. Eu, um mero cidadão israelense, estou pronto pra votar...
ps: amanhã vou pra Tel-Aviv passar o fim de semana (praia, churrasco, também sou filho de Deus...!!!) Por isso só devo voltar a postar no domingo! Um bom fim de semana pra vocês!!!

3 Comments:

At 12:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Aposto que o seu churrasco vai ficar pior que o meu!

Pardo Conected

 
At 1:20 AM, Blogger Carlos Reiss said...

hahahahahaha... gostei do pardo conections, to mijando de rir....!!! (ah, e o churrasco vai ser bom, reza por mim!)

 
At 10:48 PM, Blogger Breno said...

Que é manobra eu não tenho a menor dúvida. Agora, com certeza esses soldados que estão lá não vão voltar pra casa, devendo ir para outros territórios ocupados. Sharon deve gostar de jogar War.

 

Postar um comentário

<< Home