sábado, abril 23, 2005

Um "problema" de cada vez

Ganha um doce quem responder à pergunta:
"O que irrita mais? Árabes mal educados ou judeus mal educados?"
A disputa está cada vez melhor (ou pior).

Ontem, pude comparar os dois tipos de falta de educação simultaneamente. Trabalhando no hotel, tive que lidar com ambos os "problemas", e o pior: ao mesmo tempo.
De um lado, os mal-educados árabes que não têm pudor algum em dar de espertinhos para servir suas mesas mais rapidamente. Furam filas, roubam pratos das bandejas dos outros...
Claro que não posso generalizar. Fora o Mustafá (que agradeço todas as vezes que trabalha conosco) e uma ou outra excessão, o resto é brincadeira!
Ontem, consegui ficar nervoso com um. "Eu que nem sempre calmo, mas nunca preocupado". Os caras são tão cara-de-pau que gritei com um na fila da comida, chamei-o de "ladrão", na cara dura. O safado só riu. Espertalhão. Sabia que estava errado.

Do outro lado, os também "simpáticos" judeus religiosos. Mais uma vez não posso generalizar, mas muitos tratam os garçons como lixo. Um senhor de barba, religioso, não parava de reclamar.
Quando acabava de sair do problema com o árabe e me aproximava da mesa dos convidados com uma bandeja lotada de pratos, este senhor mais uma vez reclamou. Parei, olhei para ele. "Paciência, senhor religioso!", gritei. O velho ficou sem reação.

E hoje promete ser pior. Pela primeira vez nos últimos anos, não terei um seder (jantar) de Pessach. Pelo contrário. Trabalharei num. É isso.
A Terra pode ser santa. Mas esses dois povinhos... de santos não têm nada!

ps1: Na edição de especial de Pessach do jornal Haaretz, uma grande matéria com o primeiro-ministro Ariel Sharon nos chama a atenção. Está em inglês. Quem tiver paciência, aqui está o link!

ps2: Pra não dizer que sou um judeu desnaturado, coloco aqui um link para quem quer saber um pouco mais sobre a festa de Pessach. Não que eu tenha lido. Essas coisas de religião me dão cada vez mais alergia. Coceira, sabe!

ps3: Encontrei essas fotos na net. A qualidade não está boa, mas achei que seria legal colocar aqui.
Tratam-se de alguns soldados da artilharia israelense, no meio do deserto, celebrando "Pessach" em 1976. Bonitas as fotos.


soldados em Pessach 1


Soldados em Pessach 2


Disponibilizo também algumas musiquinhas de Pessach. Aquelas que vou me encher de tanto ouvir hoje. Em mid mesmo. É só clicar para escutar.

Tudo isso foi tirado de um site alemão, por incrível que pareça...

ps4: E hoje começa mais um calvário do Galo. Não poderei escutar o jogo por causa do trabalho, mas estarei atento pela internet do celular. Aliás, complicada a situação do Galo. Precisamos de mais alguns jogadores, urgente! Como li em algum lugar, "Habemus Reforssus!!!"

ps5: Rato (e curiosos), as fotos da Jordânia só na semana que vem. Mas valerá a pena esperar. Estão muito legais!

2 Comments:

At 6:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou comentando direto da Lan-House mais quente do mundo, pior do que estar nomeio do Neguev no verão, sem sombra: a Lan-House de Machacalis (que eu chamaria de Lan-Sauna-House). Não sei como os computadores (são oito) aguentam...
Esse feriadinho está servindo para manter o blog atualizado, hein? Aguardamos mais sobre a viagem!
Michel.

 
At 11:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá!! Carlinhos. Semprei leio seu blog... Por sinal quero parabenizá-lo pelos seus pensamentos em relação a tudo que diz respeito ao costumes do povo no Oriente Médio. Dei muitas risadas com seus comentários hilários, sem falar nas fotos... Tive um namorado em Israel e cada citação relembra fatos e ocasiões vividas com ele e os amigos dele. Sucesso aí em ISRAEL. Beijinhos e se cuida!!

 

Postar um comentário

<< Home