domingo, outubro 31, 2004

Duas torcidas unidas!

Sábado, 20h30. Na Praça Rabin, em Tel-Aviv, milhares de pessoas recordavam os 9 anos do assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin. A saudade, a tristeza e a esperança de dias melhores permeavam as mentes e as expressões de todos.
Mas convenhamos, preferi fazer um programa mais divertido, menos melancólico. O que seria melhor do que ir a um estádio, assistir um futebolzinho, hein???
Lá estava eu no Estádio Municipal Teddy Kolek, em Jerusalém. O jogo prometia, era um clássico: Betar Ierushalaim X Maccabi Tel-Aviv. Campo cheio, torcida gritando, ai que saudade!!!
O jogo foi quente, o Betar ganhou por 2 a 0 (pra alegria do Naresi, que com saudade do seu Guarani também vibrava na arquibancada). A qualidade do jogo foi péssima, um bando de perna de pau, uma pelada de quinta categoria... muito pior do que aqueles jogos do América contra o Mamoré ou a URT. Muito pior.
As duas torcidas tinham seus gritos de guerra, a maioria deles clamavam contra o rival: "Eu odeio o Hapoel", por exemplo, era uma das coisas que gritava a torcida do Maccabi.
E tem outra coisa. Aqui, futebol também se mistura com política. Existem os times de direita, de esquerda... o Betar é um típico clube em que seus torcedores são de direita, votam basicamente no Likud e suas variações, aquela coisa toda....
E foi quando, de repente, as duas torcidas se uniram num grito só, e o estádio quase veio abaixo no coro: "Arafat olech lamut! Arafat olech lamut!" (Arafat vai morrer! Arafat vai morrer!).Comecei a rir, foi a única reação que eu tive. E gritei também.
Espero que a morte dele (já vai tarde) traga esperança tanto para israelenses (que querem alguém pra negociar) quanto para os palestinos (que querem dinheiro, comida e trabalho, devem estar cansados de ver metade da grana da Autoridade Palestina sendo depositada todo mês na conta da esposa do Arafat, em Paris).
É, não só a política israelense é bem peculiar. O futebol também!
ps: aqui em Israel me simpatizo pelo Hapoel Tel-Aviv, apesar de nunca ter ido em nenhum jogo deles... é difícil torcer para um time (de esquerda) aqui em Jerusalém, uma cidade quase toda de direita (o Hapoel Ierushalaim disputa a Segunda Divisão...)
ps2: para ler a notícia sobre o jogo de ontem em hebraico, clique aqui!

1 Comments:

At 11:34 AM, Anonymous Anônimo said...

ler todo o blog, muito bom

 

Postar um comentário

<< Home