quarta-feira, outubro 27, 2004

Um dia escolhido a dedo

Lembramos hoje de um herói, um cara que desafiou meio país por um ideal. Um soldado, que com o passar dos anos transformou-se num soldado da paz. Fazem 9 anos que um maluco judeu assasinou o primeiro-ministro Yitzhak Rabin, após uma manifestação gigante à favor da devolução dos territórios. Seu discurso, naquela noite de sábado, entrou pra história.
Ontem, por obra ou não do destino, o Estado de Israel deu mais um passo da caminhada iniciada por Rabin. Foi aprovada no Knesset, por 67 fotos contra 45 (e 7 abstenções), a lei que se baseia o programa de retirada das colônias israelenses dos territórios ocupados em 1967, a começar por Gaza.
O país hoje borbulha como uma caldeirão,e nenhum dia seria melhor para reverenciar a memória de Yitzhak Rabin como hoje.
No sábado à noite, estava em Tel-Aviv e resolvi ir até a Praça Rabin, o local onde ele foi assassinado, e que existe um monumento e várias homenagens à ele. Era noite, umas 10 horas, estava vazio. Lia alguma coisa na parede quando vi subindo as escadas um homem e uma criança de uns 5 anos.
- Por favor - disse eu. Sou um novo imigrantel, estou lendo isso aqui e tem uma palavra aqui que não entendo, o senhor poderia me ajudar?
Nem lembro mais que palavra era, mas aquele homem me ajudou. Continuei:
- Vim do Brasil, moro em Jerusalém e só estou passando o fim de semana aqui. Não dá pra vir à Tel Aviv sem visitar esse lugar..
Ele respondeu:- É, eu moro no norte e também estou passando o fim de semana aqui. Não pude deixar de trazer meu filho pequeno para que ele conhecesse...
Bixu, me arrepiei. Contando a história depois pro Gabo, ele resumiu o que eu sentia e não conseguia explicar: "Se cada pessoa nesse país passasse 10 minutos lá com seus filhos como passou esse cara, teríamos um país bem melhor." Não tenho dúvidas...

1 Comments:

At 3:01 AM, Anonymous Anônimo said...

oi... to mostrando pra mamae o seu blog... e nao eh que voce esta atualizando ele sempre!!??? tenho q ler os dois ultimos posts... mas soh quando eu tiver tempo.... as provas tao apertando!!!

mamae ta aki... mandando um bjo....
bjao pro ce... dé

 

Postar um comentário

<< Home