sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Alerta sem stress

Ontem, Jerusalém esteve em estado de alerta.
Eu explico.
À tarde, um moleque árabe de 16 anos foi preso com um cinto de explosivos, num machsom (checkpoint), tentando entrar em Israel vindo dos territórios ocupados. O garoto, identificado como Mahmoud Tabouq, também carregava uma arma e 20 balas. Disse que tudo seria usado num ataque terrorista. A notícia está aqui!
Enquanto isso, surgiu o rumor (oficial) que um homem-bomba havia se infiltrado na parte leste de Jerusalém. Imediatamente, a cidade se encheu de soldados nas ruas. A inteligência quase sempre descobre quando algum louco desses entra no país.
Eu estava em casa quando o Jerusalem Post deu o sinal de alerta. O que se faz aqui, num momento desses, é avisar os amigos: "evite pegar ônibus agora, coisa e tal". Nada além.

O medo de um ataque terrorista não faz parte da vida de quase ninguém aqui. Pelo menos não da minha. Os israelenses comuns não falam sobre isso, talvez porque um valor muito forte aqui é que a vida tem que ser vivida.
Ninguém deixa de sair à noite, de pegar ônibus, de fazer compras no mercado, de fazer nada por medo de alguma coisa dessa.
Ontem, por exemplo, foi quinta-feira, dia tradicional das baladas no país. E, como sempre, os jovens saíram e foram curtir a noite.
Até hoje (sexta-feira) de manhã, nenhuma notícia se o cara foi pego ou não.

ps: A parada musical do momento (credo, ficou parecendo o Lombardi falando) é um louco com um cabelo que parece uma samambaia. Idan Raichel, e seu badalado "Proiect shel Idan Raichel" está no topo de todas as vendas e clips na televisão. Esse é o cara.

Idan Raichel

Seu projeto, que começou há 2 anos, mistura várias partes da cultura musical israelense (e também árabe) com um inconfundível som africano. Sim, são os etíopes influenciando o país. O principal sucesso do novo cd ("Maamakim"), que também dá nome ao álbum, é uma mistura de uma música etíope com a letra e arranjo de Idan.
Aliás, vale a pena entrar no site oficial, com versões em inglês e hebraico: tem vídeos, áudios e um histórico desse projeto. Dentro de alguns dias, o cara embarca para uma turnê gigante nos Estados Unidos.
Abaixo, a capa do CD que, não resistindo, comprei.

Proiect shel Idan Raichel

ps3: Querem ver o lugar onde vou estudar daqui há menos de 20 dias???? "Michlalá Academic Hadassah", sessão do Programa Pré-Acadêmico para novos imigrantes. Lá, no centro de Jerusalém, serão ministradas as aulas do TAKA.

Recebi até uma cartinha: "estou muito feliz de anunciar que você foi aceito no programa." Que beleza...

ps4: Se ainda não perceberam, tá rolando uma enquete nova aqui do lado. Votem, sem dó nem piedade. E escrevam também o que der na telha, sem medo. Eu não mordo.

1 Comments:

At 9:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Ei Carlinhos, eu entrei no site oficial desse músico e adorei! Vou tentar comprar daqui, será que tem jeito? pela internet talvez...
Vc que já viu, tem letra das músicas no encarte?
Bjo procê
Clarissa
PS: bacana seu cabelo

 

Postar um comentário

<< Home