terça-feira, janeiro 11, 2005

Incorporando...

Esses dias discuti com um segurança. Coisa de israelense também.
Não gosto de ficar batendo boca na rua com ninguém, mas dessa vez não deu.
O segurança do supermercado (parênteses: aqui, em todos os lugares públicos, shoppings, lojas, supermercados existem seguranças com detectores de metais) começou a me revistar e resmungou algo bem baixinho, que eu não entendi. Pensei que era, como de costume, a pergunta clássica: "iesh lechá neshek, adoni?" (você tem alguma arma, meu senhor?).
Eu respondi não. E o segurança ficou nervoso. "Não o quê?"
"O que você disse?" - eu perguntei.
"O que é isso no seu bolso?"
"Ah, é um celular, não enxerga não?" - hi, apelei!
"Por que você não disse antes?" - gritou o segurança, que já tava nervoso.
"Por que você não pergunta mais alto? Que tipo de segurança é você?"
Iiiihhh, neguinho ficou irado...
Entrei no supermercado e deixei ele lá do lado de fora, na chuva, com cara de quem comeu e não gostou. Quando saí do supermercado, ele não tava mais lá. Uma pena...
Aqui em Israel, o lema não é "vivendo e aprendendo". É "vivendo e discutindo". Por bobagens, mas sempre discutindo...

ps1: Sim, vai rolar a festa.
Seria uma festa de inauguração, mas tudo bem... estou completando meu primeiro mês na nova casa e seis meses de Israel. Argentinos, uruguaios, israelenses e principalmente brasileiros virão. A lista tá feita. Os convites já mandados (ou quase todos). A casa sendo arrumada. Nem quero ver o que vai acontecer...
A festa será bem pequena... afinal, a casa não é tão grande assim. Será a primeira. Outras, em momentos oportunos, virão. E quem não couber dessa vez, caberá na próxima!!!!
Aliás, por falar em casa, dou uma palhinha de como arrumei meu quarto. Abaixo, uma pequena parte da parede. Aos poucos vou revelando o resto aqui...

ps2: o jornal da noite de ontem aqui não falou quase nada sobre Abbas ou palestinos. A pauta do dia era, enfim, a votação no Parlamento (Knesset) que aprovou o novo governo de coalização. Brigas, discussões, bate-boca no melhor estilo israelense foram o pano de fundo dos 58 votos a favor e 56 contra.
O novo governo conta com a maioria de 66 deputados num universo de 120. Como sempre acontece (ou quase sempre) por essas bandas, é uma coalizão na beira do precipício. Um pouco menos fraca que as anteriores, mas mesmo assim na beirada.
A idéia, segundo Sharon, é retirar suas tropas da Faixa de Gaza até o fim desse ano (sua idéia, a princípio, é realizá-la em menos de 12 semanas. Não sei se ele vai conseguir, mas se levarmos em conta de quem é Ariel Sharon, tudo é possível).

ps3: "Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda..." Como eu adoro a internet: dá pra assistir um episódio do Chaves quase todos os dias. Pra escutar essa música e matar as saudades, clique aqui!

ps4: quem ainda não entendeu o sistema de comentários meio esquisito desse Blogger, pode me mandar um e-mail também. É carlosreiss@terra.com.br . E sem correntes, por favor...

3 Comments:

At 8:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala Bean,
Não é possível, véio ! Quantas vezes voce vai ser parado pela policia ou segurança novamente? Te pegaram pra cobaia, não é possível.
Se cuida, para não piorar sua situação te recomendo sempre andar com a Teudat Zeut. Abraços,
Daniel

 
At 9:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Nunca estive em Israel, mas me divirto muito discutindo por aqui mesmo... É um ótimo hábito!
Esse comentário é pra agradecer imenso a deliciosa sessão nostalgia que me proporcionou com essa musiquinha do Chaves! Lamento informar, acho que não vou crescer... hehehehe
Um abraço
Denise
P.S.: Continue firme na sua saga!

 
At 1:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá! Mtas saudades....
O q tá acontecendo????
Me dê um alô!!!
Bjs mil!

 

Postar um comentário

<< Home