sexta-feira, dezembro 31, 2004

Compras de ano novo

Desisti de passar o reveillon em Tel-Aviv. É muita grana.
Fui hoje de manhã com o Ariel argentino fazer umas compras para o ano novo que vamos comemorar (comemorar?) aqui em casa. Até um vinho legal a gente comprou! O mais engraçado, fora ele ter derrubado uma prateleira inteira de pastas de dente com o carrinho, foi o telefonema do rabino Stern pra ele no meio do supermercado.

_ Me desculpe, rabino, não podemos passar o shabat na sua casa hoje. Estamos aqui fazendo compras para o shabat. (shabat nada, é ano novo!) Ok, rabino, um abraço, FELIZ ANO NOVO!!!
"Feliz ano novo pro rabino, Ariel? Cê tá louco?"
E ele: "putz, é mesmo..."
Quanto mais eu rezo, mais louco me aparece... (como se eu também não fosse...)
Ontem, trabalhando lá no hotel, o Gabriel foi perguntar para uma garota que trabalha com a gente o que ela ia fazer no ano novo. Só que parece que ele se esqueceu que a menina é religiosa, que ficou puta com a pergunta. Falam por aqui que o tal São Silvestre era um antissemita dos pesados. Fazer o que?
Fotos do ano novo (antissemita ou não) estarão no próximo post. Boa virada! (e não desperdicem champagne jogando na cabeça... depois vai fazer falta!)

ps: Finalmente, depois de brigas e uma novela quase interminável, está fechada a nova coalizão do governo Sharon. Mexeram até nas leis, colocando agora o dinossauro Shimon Peres como vice-primeiro-ministro (se alguém entendeu o que realmente vai fazer um vice-primeiro-ministro aqui, me explique!). Coisas de política israelense! Para ler a matéria, clique aqui!

ps2: Antigamente (ou até dias atrás), não era politicamente correto viajar cruzando os territórios ocupados. Para ir a Massada, por exemplo, era necessário dar uma volta gigantesca pra não cruzar a parte palestina da Cisjordânia. Agora, o governo israelense anunciou que o trem que ligará Jerusalém (que está toda em obras) a Tel-Aviv vai passar por dentro da Linha Verde. Para mais, clique aqui!

ps3 :Uma possível retirada total da Cisjordânia criou polêmica pela boca sempre desperta do político israelense Ehud Olmert. Polêmicas, como sabem, são comigo mesmo. Quem tiver saco, a matéria em português está aqui!

ps4: Essa é pra rolar de rir. "TSE vai acompanhar eleições palestinas". Isso é piada?