sábado, dezembro 25, 2004

FELIZ NATAL (com muito trabalho)

Ontem participei de uma maratona: maratona de servir, recolher, carregar, desmontar, montar, servir e por aí vai.
Tudo começou às 11h da manhã, véspera de Natal, quando cheguei no hotel. Encontrei 750 nigerianos estranhos participando de algum culto ecumênico, cristão ou sei-lá-o-quê no salão do hotel. Nunca vi aquilo tão cheio, com direito àqueles bispos, figuras importantes deles e tudo regado a muitos "God Bless You" e "Merry Christmas".
Foi tudo muito engraçado até a hora de sevir a comida. Não havia arroz, carne e frango suficiente para servir o pessoal, que estava realmente faminto. Foi uma loucura!
De toda essa brincadeira, descobri duas coisas. A primeira é que a maioria daqueles nigerianos é realmente mal-educado. Chamavam os garçons como se fôssemos cachorros (ei, psiu, psiiiiiiiiiu). Não falavam um "por favor" nem "obrigado". Alguns, quando recebiam a comida, soltavam um "feliz natal!". Ficavam gritando "mitz, mitz", e ninguém sabia se o que eles queriam era carne (em inglês, meat) ou suco (em hebraico, mitz).
A segunda coisa foi que descobri que falo bem hebraico não só quando tô bêbado. Quando tô nervoso também. Tive uma bela discussão em hebraico com o cozinheiro, que não queria dar mais comida para os nigerianos (tínhamos, por exemplo, quatro coxas de galinha para dez esfomeados). Fiquei orgulhoso da minha briga... nessa hora sai tudo certinho, todas as palavras, adjetivos, preposições, sabe lá como. Resultado: ganhei mais algumas coxas de frango pra servir.
À tarde, montamos o salão para um jantar de Bar-Mitzvá que teria na noite do Shabat. Esse sim, tranquilidade. Acabei saindo do hotel por volta das 10h30 da noite (quase doze horas de trabalho), e nem tive forças pra ir a casa de um amigo, meu vizinho. Foi a primeira vez, que eu me lembre, que quase chorei de dor nas costas.
Semana que vem, trabalho só na quinta-feira (dia 30). Assim, terei tempo de acabar de arrumar minha casa, meu quarto e planejar (junto com o Fábio) um site que queremos colocar no ar. Aguardem, vem aí boas novidades...

ps: Antes que eu me esqueça, FELIZ NATAL!!! Eu não comemoro Natal do ponto de vista religioso, mas esquecendo todo esse troço besta de religião (pra mim), eu adoro o Natal. É uma época bonita, meio mágica, que tudo se enche de sonhos, bondade e até prosperidade (ficou meloso demais?)

ps2: O primeiro-ministro palestino Mahmoud Abbas esteve presente nas comemorações de Natal na cidade de Belém (Bet-Lechem), nos territórios ocupados. Há 3 anos, Arafat havia sido proibido de participar das celebrações. Abaixo, uma foto do curioso Natal dos árabes cristãos (em hebraico, Chag haMolad) na cidade! Para ler a notícia no Haaretz, clique aqui! Em português (BBC Brasil), clique aqui!

Natal em Bet-Lechem

1 Comments:

At 4:10 PM, Blogger ana.in.the.moon said...

"...esquecendo todo esse troço besta de religião..." envio, desde uma portuguesa que tem seguido a vida em Israel de um compatriota de língua, os desejos de um Ano Novo que traga Paz, muitos desejos concretizados e a continuação das "fotografias" de uma cultura, para mim, desconhecida e interessante.

 

Postar um comentário

<< Home