domingo, janeiro 09, 2005

Eu, Troglodita?

A piadinha é ridícula, mas a situação é real.
Umas das coisas mais legais de se morar aqui é a quantidade de línguas (digo idiomas) que se deve falar pra conseguir ser entendido por todo mundo. Na última sexta, por exemplo, foi um festival...

Português, hebraico, árabe, inglês e espanhol passearam pela minha cabeça. No fim do dia, já não sabia mais o que eu tinha de falar com quem.
Troglodita sim, poliglota nem tanto...

ELEIÇÕES PALESTINAS

E o bicho tá pegando sim por aqui. Nesse domingo, com uma segurança descomunal, tão rolando as eleições na Autoridade Palestina.
O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon já anunciou que vai se encontrar com o vencedor. Provavelmente, o mesmo Abu Mazen de sempre.
Não vejo nenhuma mudança a curto prazo. Nada. Sou otimista, mas tudo tem limite.
Estava na frente do Kotel (Muro das Lamentações), na última sexta-feira, quando uma senhora religiosa (de peruca e tudo) chegou anunciando uma manifestação para segunda-feira, em frente ao Parlamento (Knesset). Segundo ela, está escrito (sempre está escrito alguma coisa) que não se pode dar nenhum pedaço da Terra de Israel pra ninguém.
E, nesse ritmo de ódio e intolerância, continuamos nossa caminhada. Porque está escrito aqui, está escrito ali... cada dia inventam um escrito novo. E sangue continua sendo derramado.

Para outras notícias das eleições em inglês, clique aqui! Em hebraico, clique aqui!

ps1: como eu prometi, está aí uma foto com alguns dos visitantes da minha casa. Desculpem-me pela minha cara de sono! Vindos direto de Belo Horizonte, meus hóspedes Saulo e Júlia.

ps2: Para verem como esse é um país divido, coloco aqui uma charge publicada no jornal Haaretz. Nem todos vão entender, mas é uma tentativa. Aqui é comum as pesoas se chamarem de "achi" ("arrí"), que significa literalmente "meu irmão". Como um "my brother". É uma gíria.
Na charge, um soldado e um religioso, discutindo, falam um para o outro: "Arrí, não me chame de arrí!". Acho que isso é o máximo que dá pra explicar...

3 Comments:

At 2:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Carlinhos, Saulinho e Julia!
Feliz 2005! Aproveitem a viagem de vcs ai, to morrendo de inveja do lado de ca!
bjos, Paula

 
At 3:46 PM, Anonymous Anônimo said...

ufa...
depois de uns 40 minutos lendo todos os posts aki estou eu morrendo de sono mas atualizada sobre as noticias ai...
bjaoo

 
At 9:21 PM, Blogger Breno said...

Mahmoud Abbas deve ser uma espécie de José da Silva para os árabes, não? Até o estádio do Democrata-GV se chama Mahmoud Abbas.

 

Postar um comentário

<< Home