sábado, fevereiro 05, 2005

Insight no shuk vazio

E numa sexta-feira à noite, lá estava eu mais uma vez no shuk (mercado) árabe de Jerusalém.
Sim, sexta-feira. Tudo fechado. Meio escuro, meio penumbra.
Lembrei-me da primeira vez que estive em Jerusalém. Já fazem quase 5 anos.
Eu e o Rato, perdidos, chegamos na cidade já quase no Shabat. Era sexta-feira, umas 8 da noite. Fomos direto ver o Muro. Entramos na cidade velha. Pelo shuk. Não fazíamos idéia do caminho. Meu pequeno gravador de voz na mão (ligado) e nós, com medo até, caminhando sem rumo. Até no portão de Damasco, do lado árabe, fomos parar naquela noite quente e deserta do shuk.

E ontem, lá estava eu de novo, quase nas mesmas condições... numa sexta-feira à noite, o shuk vazio. Chovia. Ou melhor, quase caía o mundo. Achei que Noé poderia aparecer a qualquer momento pra me salvar da enchente. Foi tudo um insight, um déja vu daqueles de tremer as pernas.
Quanto ao Rato, tenho certeza que ele ainda quer fazer esse mesmo passeio algum dia. Rato, meu irmão, um abraço...
Abaixo, uma das fotos de ontem.

ps1: E segundo reportagem do Jerusalem Post, o site do Mossad (o serviço nem sempre tão secreto israelense) está chegando à marca de 1 milhão de visitas em 9 meses no ar. A maioria delas, segundo a matéria, são pessoas buscando empregos e enviando currículos (será que eu posso trabalhar no Mossad?)

Do total de internautas, 32,5% são do próprio Oriente Médio, 19,8% dos EUA e 22% da Europa Ocidental e resto do mundo.A matéria, reproduzida em espanhol, está aqui! Esse abaixo é o símbolo do Mossad.

ps2: Essa doeu até os ouvidos. Não sei se isso deu repercussão aí no Brasil, acho que não. Talvez o povo, nessa época, teja preocupado mesmo em tomar Skol e correr atrás do trio elétrico (ou não...)

O "apresentador" de TV Clodovil Hernandez, numa entrevista a um programa da também "apresentadora" Sonia Abraão, disse que `se pudesse nascer de novo, gostaria de ser ariano, a raça pura, ter olhos azuis e morar em Berlim`. O "rabino" (hoje eu tô enchendo de aspas) Henri Sobel, da CIP, prometeu adotar severas providências contra Clodovil (hahaha, só tô imaginando). Por ser mulato, também entidades de defesa da raça negra planejam processá-lo.

E mais: a emissora com a qual Clodovil estaria negociando um programa diário é o SBT, de propriedade de Silvio Santos, que é mais judeu que meu bisavô. A notícia foi reproduzida pelo Eretz News.

ps3: Saiu por aqui que o novo líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, deu instruções à direção do canal oficial TV Palestina para que deixe de ser um veículo de propaganda e comece a competir com redes como Al-Jazeera e Al-Arabiya, servindo de fonte de informação para a população. Tô pagando pra ver!!!

Desde sua criação, em 94, o canal tinha como prática gastar horas da programação elogiando Yasser Arafat, seja com notícias bestas ou com canções de exaltação. O maior responsável por fazer da TV Palestina um mero porta-voz da AP foi seu ex-diretor-geral, Hisham Makki, assassinado em janeiro de 2001. Ele teria roubado milhões de dólares da emissora, chegando mesmo a vender seus equipamentos para embolsar uma grana extra.

Quando foi morto, seus bens foram congelados e, apesar de ganhar um salário de US$ 1.500 mensais durante anos, sua fortuna foi avaliada em 17 milhões de dólares. Existem boatos de que o próprio Arafat tenha mandado assassiná-lo. Pois é, Bean também é cultura.

ps4: Léo, parabéns!!!!!!! Quando você tiver naqueles pavorosos jogos do América em tardes chuvosas no Independência, lembre-se que estarei lá do seu lado (não fisicamente, mas de outro jeito), com um choppinho na mão, um bolinho de feijão e um aperto no coração... Beijos!

1 Comments:

At 4:57 PM, Anonymous Anônimo said...

coue bean,
to estudando aqui em Barcelona, entao to um pouco sem tempo de ler os posts...
mas beleza, daqui a dois dias eu to no Brasil, volta a vida mansa, volta a skol, mandioca, feijao tropeiro, Procopio...
da proxima vez que vc for pra cidade velha, nao esquece de ver se aquela arabezinha escondida ja foi encontrada!
Abraco forte
Nababu

 

Postar um comentário

<< Home