segunda-feira, março 07, 2005

Já disse que não fumo

Eu tenho cara de fumante?
Depois de ser parado 45 milhões de vez pela polícia, parece que encontraram mais alguma coisa pra me perturbar (ou não). A moda agora é me pararem na rua pra pedir cigarro. E eu nem fumo.

"Ei, talvez você tenha um cigarro."
"Brother, cê tem um cigarro?"

Nos últimos dois dias, foram três pessoas diferentes me abordando: um cara com gelzinho no cabelo estilo israelense; uma menina (acho que não devia ter mais que 15 ou 16 anos) e uma loira daquelas de parar o trânsito.
Mesmo sem fumar, estou começando a achar que chegou a hora de andar com um maço de cigarro no bolso. Para essas emergências...
Em tempo: isso daqui parece cada dia mais com "O Show de Truman".

ps1: Um atentado feriu dois soldados israelenses na cidade de Hebron, aqui bem pertinho de Jerusalém (cerca de 30 km ao sul).
O atentado a tiros ocorreu na manhã dessa segunda-feira. Hebron é uma das cidades sagradas (ou especiais, como queiram) para o Judaísmo (e também para o Islã), já que lá estão enterrados vários dos patriarcas: Abraão, Yitzhak, Yaacov e mais uma galera (dizem até que Adão e Eva estão lá também).
O lugar, que tive a oportunidade de visitar há 5 anos, chama-se Mearat Hamachpelá. Um lugar bonito. O local dos tiros foi bem próximo de lá.

Para ler sobre o atentado (em inglês), clique aqui!
Mais informações (em inglês), clique aqui!
Para leitura suplementar (em hebraico), clique aqui!

ps2: Alguém aqui se lembra de um sujeito chamado Yigal Amir?
Sem rodopios, foi um dos responsáveis pela guinada histórica que tomou o Estado de Israel e todos os seus percalços (escrevi certo?) nos últimos 10 anos.
Em 4 de Novembro de 1995, esse jovem judeu "religioso" assassinou o então primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, após uma manifestação pela paz em Tel-Aviv.

Bom, vamos ao ponto novo. Hoje, a Suprema Corte Israelense negou o pedido de Amir para receber visitas íntimas em sua cela (sim, desde 95 ele está preso). A escolhida é sua "noiva" Larissa Trimbobler, uma imigrante russa, filósofa, divorciada e mãe de 4 filhos. Sejam bem vindos a mais um
capítulo da série "Só me faltava essa..."


Yigal Amir

Para saber detalhadamente quem é Yigal Amir (em iglês), clique aqui!
Para ler a matéria (em inglês), clique aqui!
Para opiniões dos israelenses sobre o assassinato de Rabin, clique aqui!

ps3: Eu sempre digo que Israel é um país-bebê: tem menos de 60 anos e ainda tem muito o que aprender. Outro dia, terminaram as investigações sobre um rombo milionário que fizeram no Banco Hapoalim, um dos maiores do país.
Aos poucos, Israel começa a conhecer um dos maiores vilões do Estado-Moderno: a corrupção.
Para ler a matéria (em espanhol), clique aqui!

1 Comments:

At 1:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá! Pois bem. Dizem que a nossa justiça é lenta, mas acho que não é só a nossa! Qdo estava voltando de Israel Yigal Amir estava entrando com o pedido de visitas intímas. Foi interessante na epóca, pois teve na minha sala lá no ULPAM uma briga com a professora (religiosa) e uma russa. Saiu uma reportagem bem grande naquele jornalzinho que eles dão lá no ULPAM para lermos que nem me lembro o nome! E, eu tava feliz pq conseguia ler tudo! (será que ainda sei algo??!!) Sobre o Banco, tb em Israel já teve o caso daquela mulher que quebrou um banco aí em Israel desviando dinheiro.... Assisti uma vez um documentário com ela. Mudam os países mas os problemas...
PS. Espero que a gente se fale sim.

 

Postar um comentário

<< Home