sexta-feira, fevereiro 18, 2005

O verdadeiro embate

Eu digo, e tem gente que não acredita.
O grande problema a ser resolvido hoje em Israel não é a "questão palestina", não são as diferenças sociais nem a imagem no exterior. O perigoso embate entre "religiosos" e "seculares" sim pode levar o país a uma situação que não gosto nem de prever.
E isso é histórico.
Os anos vão passando, os religiosos vão ganhando força política e o histórico acordo de status quo entre eles e o líder David Ben Gurion vai chegando cada vez mais ao limite do limite.
Ontem, por exemplo, o palco da confusão foi a cidade de Netanya, no norte.
Vou tentar explicar.
Depois de grande pressão da ala ultra-ortodoxa da cidade,o prefeito de Netanya decidiu deixar fechado durante o shabat (sábado, tradicional dia de descanso) um country club recém-contruído. O clube, que antigamente tinha sede no centro, foi deslocado para o norte da cidade, exatamente no bairro religioso. Os sócios laicos não gostaram muito da decisão. E existem argumentos dos dois lados:

"Quem construiria um clube que fica fechado no sábado?", perguntou um deles.

Um dos membros da facção que apóia a decisão do prefeito foi claro.

"Netanya é uma cidade tradicional e possui um ambiente religioso. Não há motivos para destruir o status quo."

Tudo isso é complicado. Tendo ou não motivo, esse é mais um sintoma da possível implosão, não tão lenta e gradual como alguns dizem, da sociedade israeli. Sim, implosão. Ela vem de dentro.
Para ler a notícia completa (em inglês), clique aqui!

ps1: E uma onda de calor em pleno Fevereiro atingiu Israel nos últimos dois dias. Isso fez com que, depois de muito tempo, eu pudesse sair na rua de camiseta.
Em Tel-Aviv, o pessoal gostou da novidade. Hoje, sexta-feira, as praias estão lotadas. Acho que o Cara lá ouviu nossas preces. Chega de frio!
Agora, por exemplo, a temperatura em Jerusalém é de 24 graus!
No site do Yediot Acharonot, uma das últimas notícias tem a manchete: "18 de Fevereiro: roupas de banho e sandálias".


Tel-Aviv!!!

ps2: Encontrei um link interessante de cinema e filmes em Israel. Tudo bem que muita coisa é estrangeira, mas dá pra achar coisas divertidas. O caminho está aqui!

ps3: Como mais um dos fãs dos Simpsons espalhado pelo mundo, coloco aqui algumas notícias e também curiosidades.
Vale a pena assistir a um programa de tv norte-americano que convidou os dubladores do desenho animado para uma entrevista. Obviamente, está tudo em inglês, mas é muito engraçado. O link para o vídeo está aqui!
Para conhecer mais sobre os dubladores originais, clique aqui!

E, para tristeza de muitos, uma notícia chocante. Matt Groening, criador de "Os Simpsons", anunciou que vai parar de produzir a série. Ele disse que está ficando cada vez mais difícil desenvolver novas histórias (conta outra!).
Groening assinou um contrato com os dubladores até a 19ª temporada, em 2008. Depois, ele pretende fazer apenas a temporada de 2009 e parar.
Ele contou para o jornal inglês The Sun que as cinco últimas temporadas devem dar mais espaço aos personagens periférico, como o tapado do Millhouse.


Milhouse