segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Não pode parar

E a luta continua.
Nessa semana, começou mais uma etapa na caminhada até o título de mestre em Relações Internacionais. Começou o TAKA, o curso preparatório para a entrada na universidade.
E, convenhamos, não via a hora das aulas voltarem.
Não são muitos alunos... somos entre 40 e 50, divididos em duas turmas de hebraico, duas turmas de inglês, duas de matemática e uma de estatística (para as pessoas que, como eu, não fazem matemática).

E acabei me dando bem. Fiquei na turma mais avançada do hebraico e certamente estarei na de inglês (fiz a prova ontem, tranquilidade...)
A carga horária é pesada e, antes que perguntem, estou disposto a meter a cara nos livros.
Além de tudo isso, vou ganhar também a tão desejada carteirinha de estudante que nos dá desconto em ônibus e outros bagulhos.
E viva a nova vida! Ou melhor: e viva a nova ralação.

ps1: "Só quem está em Kiriat Shmona sabe o que é viver sob tensão".
Foi mais ou menos nesse tom o documentário que assisti no último sábado: Shgirá (Rotina); um curta israelense que mostra um pouco do perigo que era viver em Kiriat Shmona pouco tempo atrás. Localizada no norte do país, próxima da fronteira com o Líbano, a cidade passou anos sofrendo com os mísseis Katyusha lançados pelos terroristas do Hizballah, vindos do sul do território libanês.

O filme, que enfoca a história do israelense Itzik, retrata como um todo a realidade vivida pela população entre 1996 e 2000, ano da retirada israelense do Líbano.
Na parte mais emocionante do vídeo, cerca de dez amigos, abrigados num bunker ouvindo as bombas caírem, tocam na gaita e no violão a famosa música Adon Olam. Durante a canção, a câmera foca os pés de uma das pessoas. Calçando o tradicional caf-caf (uma mistura de sandália com tamanco, que por sinal estou usando agora), a lente captura um pé apreensivo, subindo e descendo, enquanto a música no fundo dá o tom.
As imagens são reais.

ps3: Apesar de ser um vídeo promocional, vale a pena assistir.
É uma propaganda de mais uma organização não-governamental que "luta" pela paz na região. Curtinho e interessante. Para assistir ao vídeo, clique aqui. Na página, clique na figura de um soldado atirando em direção a tela. É a antepenúltima.

ps4: E antes que me cobrem, sim, Israel mesmo decidiu a retirada completa de Gaza. Prometo fazer meus comentários e dar alguns novos detalhes no próximo post. E podem meter o pau se quiserem.

ps5: Coloco no blog uma foto que tirei outro dia aqui na varanda de casa. Como eu disse para algumas pessoas, ficou parecendo foto de propaganda de cartão de crédito. Mas o que vale a intenção.
Aliás, a foto foi tirada no dia em que o Fernando, irmão do Juliano, veio nos visitar, recém-chegado do norte. Seja bem vindo, brother!

ps6: Pra variar, o Galo passou mais uma vez por cima das mocinhas. Acho que já tá ficando chato. O Maldonado, coitado, não deve aguentar mais ver os alvinegros comemorando gols contra ele.
O centro de Jerusalém viu hoje, mais uma vez, como é bonita a camisa do Galo. E não foi só Jerusalém. Disso, tenho certeza.


Explode o coração alvinegro de alegria

3 Comments:

At 3:25 AM, Anonymous Anônimo said...

É Bean,
tô achando que vou ter que te encontrar por aí no final desse ano pra fazer um novo filminho no kotel...você sabe do que eu tô falando!

 
At 6:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Bean, adoro os 'external links' embutidos em seus post, mas tenho um pedido: 'javascript neles!', nao quero deixar o seu blog no meio do texto e, aas vezes, dah preguica de 'right-click'.

 
At 4:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande Bean,
Cara morei em Kiriat Shmona, fui jogar futebol em Israel e meu primeiro clube foi o Hapoel Kiriat Shmona, foi bom mas perigo fiz amigos e aprendi muitas coisas..gostaria de ver esse ..já q morei de jan/95 a maio de 96..um abraço!!

 

Postar um comentário

<< Home