terça-feira, março 08, 2005

Pé no acelerador e mão na buzina

Que os israelenses (ou a maioria deles) não sabem dirigir, isso é fato notório.
Não se discute.
É cada um que me aparece dirigindo que se estivessem no Brasil, um país nem tão sério assim, não durariam uma semana sequer. São carros estacionados ao contrário, com as rodas sobre a calçada e um festival de buzinas e xingamentos! Para quem não conhece o país (ou essa cultura israelense de "eu dirijo mal mas ele dirige pior"), caminhar pelo centro de Jerusalém pode ser uma experiência assustadora.
As consequências de tudo isso são inevitáveis.

No início da semana, por exemplo, andava pela rua quando, como sempre, parei para ler as manchetes do jornal do dia. De longe, vi várias fotos de pessoas na capa, o que costuma acontecer quando há um atentado e querem estampar as fotos dos falecidos.
Mas dessa vez, não era atentado. Era algo muito mais comum e que mata muito mais gente do que terrorismo, principalmente em Israel. Era um acidente de trânsito. Pra variar...
Estive pensando esses dias o que faz o israelense dirigir tão displicentemente, ficar tão nervoso dirigindo e desrespeitar as leis de trânsito tanto quanto um homicida psicopata profissional mata suas vítimas (apelei!). Acho que o buraco é mais embaixo, faz parte de características culturais próprias que o povo vem criando aqui durante mais de meio século.

Já imaginaram o que aconteceria se resolvessem aparecer "flanelinhas" aos montes em Israel? Dêem uma olhada...


Flanelinha em Israel


ps1: Mais uma nota explicativa sobre essa budega aqui chamada blog. Assim como o "Blog do Bean" não é um diário, o "Blog do Bean" também não é uma Agência de Notícias!

Ontem, por exemplo, um árabe-israelense tentou entrar com uma bomba no Knesset (parlamento). É uma notícia importante, apesar da capa dos jornais de hoje destacarem outro assunto (o fato do Ministro do Tesouro Binyamin Netanyahu concordar em ceder alguns mil shkalim para o Shas, um partido religioso).
Mas algumas pessoas me cobraram por não ter colocado nada sobre o árabe no post de ontem. Peraí, isso aqui é o "Blog do Bean", não é a "Agência Bean"!!! O que também não seria má idéia existir hehehehehe...

ps2: (Putz Bean, futebol de novo?) Pois é, não dá pra deixar de falar sobre esse esporte que, dentre as coisas menos importantes do mundo, sem dúvida é a mais importante. Entenderam?Algum louco foi capaz de expressar em palavras o que muitas vezes é impossível: a paixão da torcida do Galo. Pra quem gosta, vale a pena ler. É só clicar aqui!

ps3: Aproveito aqui mais uma vez pra fazer o jabá. Para quem tem Orkut, vale a pena dar uma passada na comunidade "Eu leio o Blog do Bean". E se não metem o pau aqui, podem meter lá pelo menos. E aos que já chegaram, sejam bem-vindos!!!
Para entrar na comunidade, clique aqui!

ps4: Hoje é o Dia Internacional da Mulher. A história das operárias que foram queimadas dentro da fábrica todos conhecem, mas fora isso dou aqui os meus parabéns e repito uma frase que quem me conhece sempre ouve: "Se as mulheres tivessem idéia do poder que têm e soubessem usá-lo, coitados dos homens".
Parabéns, mulheres! Coloco o link para uma pequena matéria (em inglês) publicada hoje no jornal Haaretz. É só clicar aqui! E em homenagem...

"Mulher"
No teu ser, o encanto do ser...
A vida, tua história,
Marcada pelo desejo de ser
Simplesmente mulher
Em teu corpo carregas,
Como ninguém,o segredo da vida!
Na tua história a mancha da indiferença,da discriminação, da opressão...
Em você o amor mais lindo,a beleza mais transparente,o afeto mais puro,em formar um novo ser.