terça-feira, abril 26, 2005

Esse tem que respeitar!

Durante sete anos, foi o Presidente de Israel.
Nascido em Tel-Aviv no longinquo ano de 1924, ele cresceu na cidade de Haifa e fez carreira nas áreas militar e política. Era sobrinho do primeiro presidente do Estado de Israel, o cientista e líder sionista Chaim Weizmann (1949-1952).
Era também bastante conhecido aqui por sua brilhante carreira como piloto das forças aéreas do país. Foi também Ministro da Defesa, justamente arquitetando o primeiro acordo de paz entre Israel e um país árabe: o Egito, em 1979.

Ezer Weizman, falecido no último domingo, pertencia à primeira geração de dirigentes políticos nascidos em Israel.
Apenas um episódio manchou sua carreira. Em 1993, Weizman foi eleito para o cargo de presidente de Israel. Reeleito em 1998, renunciou ao mandato em julho de 2000. A renúncia foi provocada pela revelação de que Weizman havia recebido 450 mil dólares em presentes de um empresário francês entre 1988 e 1993 --período em que atuou como membro do Knesset, antes de assumir a presidência.

Seguindo as homenagens, o Jerusalem Post de hoje veio com um caderno especial para Weizman. E não podia deixar de ser. Nele, o líder israelense é elogiado por várias figuras do cenário internacional: o príncipe Hassan da Jordânia, a viúva do líder egípcio Anwar Sadat, o presidente egípcio Hosni Mubarak e outros.
Weizman morreu em sua casa, em Caesarea (Cesaréa), junto aos parentes, por complicações causadas por uma pneumonia.
Acho que ele e o Rabin têm muito o que conversar. E terão bastante tempo pra isso. Que descanse em PAZ!


Ezer Weizman

Para ler matéria do JP(em inglês), clique aqui!
Para ler editorial do Haaretz (em inglês), clique aqui!
Para uma biografia de Weizman (em inglês), clique aqui!
Para outra biografia (em inglês), clique aqui!
Para ler matéria em hebraico, clique aqui!

ps1: Como eu previ aqui mesmo no "Blog do Bean", aquela coisa da Parada Gay em Jerusalém ainda vai dar o que falar...
Nesse fim de semana, incendiaram um bar frequentado por homossexuais aqui na cidade. Até o Terra noticiou. Para ler a notícia, clique aqui!

ps2: Mais dois Serviços "Bean" de Utilidade Pública.
Para quem gosta de baixar vídeos e músicas (israelenses) da internet e usa o programa Emule, recomendo o site israelense "Donkey". Entre e faça a festa!
E, para alegria geral da nação, os trens inter-municipais de Jerusalém já começaram a circular. Eles ainda não chegam em todo o país (é preciso fazer baldeação). Para o site com horários, preços e destinos é só clicar aqui!
O trem interno, que circulará na cidade, só ficará pronto em dois ou três anos. Até lá, Jerusalém continuará um canteiro de obras. Até parece que a Marta é a prefeita...

ps3: Muitos perguntaram, respondo coletivamente. O nick para me encontrar no Skype é o tradicional "bean-bh", criado nos áureos tempos de Mirc e usado até hoje.
Aliás, Deus salve o Skype e seus criadores! Depois da roda, a melhor invenção da humanidade...!!!

ps4: Fiquei amigo de um simpático vendedor de coisinhas de narguila, lá no shuk árabe de Jerusalém. Seu nome é Adam: um árabe bem ocidentalizado que já morou na Califórnia e era amigo também do Nababu (aliás, Nathan, aparece aí!).
Moral da história: ele me chama pelo nome, me faz bons descontos, até fiado ele vende pra mim.
Comprei uma mangueira nova pra minha narguila. Linda, com aquela ponta parecida com a cobra Naja. Alta qualidade. Mas era cara, não tinha dinheiro suficiente.
"_ Tudo bem, pra você não tem problema. Quando você vier aqui, me deixa uns 10 shkalim a mais e morreu a história!"
E foi o que fiz.
Quando estiverem em Jerusalém e quiserem comprar narguilas e tabacos, me avisem. O desconto e a qualidade são garantidos... (não é propaganda, até porque não levo nada por fora. Até seria uma boa idéia hehehehe.....)

2 Comments:

At 4:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Sobre o jogo do cruzeiro, ops, parada gay em Jerusalém. Ia ser chique se a polícia descobrisse que quem botou fogo na toca da raposa, aliás, no bar gay foi um grupo ultra ortodoxo ou coisa do gênero. Aí é que o pau ia quebrar mesmo. Mantenha o blog atualizado sobre as investigações do caso!

 
At 5:12 PM, Anonymous Anônimo said...

ae Bean, lendo o teu post agora me lembrei do almoço que eu fui junto com o presidente de Israel no ano de 1999. Lembra? eu fui o escolhido pelo mina para ir até Jerusalém e almoçar com ele num evento que teve lá...

Que falta de sorte né?

o teu blogger está cada vez melhor
beijos
lepra

 

Postar um comentário

<< Home