O exemplo que emerge da safadeza
O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.
Não é só no Brasil que alguns "felizardos" mamam nas tetas do governo.
Aqui, tem gente mamando antes mesmo de Israel ser Israel.
E põe mamando nisso...
A Suprema Corte de Justiça de Israel está estudando uma denúncia das Forças Armadas de que, devido a uma lei relacionada ao serviço militar entre os ortodoxos, mais de 41 mil deles não cumprem as obrigações militares. A bomba foi publicada no final da semana pelo "Haaretz".
Segundo a matéria, em 1998 o número dos que tratavam de se esquivar do serviço militar obrigatório para todos os cidadãos do país chegava a 30 mil.
Há três anos, aprovaram uma lei na Knesset (parlamento) que favorece os "estudantes" das yeshivot sobre o tema de servir o exército. A lei concede aos rabininhos "um ano de reflexão para decidir se querem ingressar no exército como os demais cidadãos ou se preferem continuar estudando".
Como diria um antigo comentarista esportivo, "é brincadeira!"
Os religiosos usam a desculpa de que "alguém precisa estudar".
Tudo isso é consequência do famoso "status quo", o acordo entre o então primeiro-ministro Ben Gurion e as autoridades religiosos. Acordo esse que, no século XXI, não mais se sustenta. Politicamente falando.
Pelo status quo, dentre outras coisas, as yeshivot recebem também um mensalão. Um gordo mensalão.
Essa semana estive mais uma vez lá no exército. Eu, um pobre imigrante que recebe ajudas descomunais do governo e a única coisa que ele pede em troca é servir o exército. E farei com prazer.
Mas e esses "espertinhos" de preto?
Calma. Não nos exaltemos (ainda). Existem excessões.
A "tal" "Lei Tal", essa dos religiosos, foi impugnada pela mesma Suprema Corte. Os juízes decidiram que a lei estabelece o privilégio de opção que não se concede aos demais cidadãos. É, portanto, discriminatória. Aqui, s os homens estão obrigados a servir três anos e as mulheres algo como vinte meses.
Mas alguns ortodoxos se salvam. Eles são o motivo que existe para que eu não chute o balde definitivo sobre esses religiosos.
Já existe há algum tempo uma unidade do exército exclusiva para "charedim" ("rraredím", ortodoxos). Esses, sim. Servem o país como qualquer outro cidadão.
E não dão desculpas. E não são safados. E vestem a camisa.
ps1: Essa semana dei uma entrevista. É verdade. Bacana.
Existe um projeto na Internet onde brasileiros que moram fora do país são entrevistados segundo um mesmo questionário.
Segundo a organizadora, trata-se de um documentário on-line para questionar a identidade cultural brasileira, as diferenças culturais e aspirações desses "viajantes" perdidos no mundo. Sou um deles.
Para ler a minha entrevista, clique aqui!
ps2: Cada dia encontro um site mais grotesco do que o outro.
Esse é bizarríssimo.
Já é possível, com um simples clique (e alguns dólares), enviar pizzas e sorvete para soldados israelenses nas bases do exército. Não estou brincando.
Quem sabe não seria mais uma tática do pessoal do marketing laranja para manter os soldados enclausurados e impedir a hitnatkut?
Querem ver? Clique aqui...
ps3: E por falar nos alaranjados, estão no ar três filminhos produzidos por alguma quadrilha pertencente ao marketing laranja.
Neles, cenas "de cinema" dos assentamentos de Gush Katif, o dia-a-dia das plantações e a "simpatia" dos moradores.
Acho que até aqueles condomínios fechados pertinhos de Belo Horizonte devem ter "vídeos promocionais" melhores que esse. Whatever...
Para ver os filmes, clique aqui!
ps4: Parabéns pra você pra mim...
mas sem essa de "muitas felicidades, tudo de bom, que seus sonhos se realizem e blá blá blá". Odeio esse troço de aniversário. Não tem bagulho mais chato que cantar parabéns.
Mas, convenhamos, é um bom pretexto pra ter umas cervejas na geladeira.
Hoje é dia. A galera já tá chegando...
5 Comments:
Pode reclamar o que quiser, mas eu vou deixar os
P A R A B E N S e
F E L I Z A N I V E R S A R I O
aqui mesmo, no Bean!!!
bean, me falaram q vai ter no proximo fim de semana um show do haeyudim e hadag nachash na praia e degraca em eilat... mas eu nao sei se eh verdade!!
tenta ver se isso eh verdade e vamo no show!!
me liga depois!!
falo
É, pode ficar puto o quanto quiser, mas parabéns!
Gostei do seu site cara. Ouço tanta coisa sobre Israel, mas é sempre bom ler algo d quem está vivenciando as notícias. Vou criar um link p/ cá em meu site.
parabens
Postar um comentário
<< Home