quarta-feira, junho 29, 2005

Não tem preço

Um falafel na Ben-Yehuda: 8 shkalim.

Uma blusa de apoio à Gush Katif: 30 shkalim.

Um quilômetro da "cerca de separação":
10 milhões de shkalim.

Soldados usando a força para deter ativistas do "marketing laranja":
Não tem preço.


Não tem preço!


Existem muitas coisas que o dinheiro não compra.
Para outras, existe Hitnatkut.
Aceita em todos os países que pensam num futuro promissor...

ps1: Um sujeito caminhando pelas ruas de Teerã, no Irã. Nota-se que é um israelense.
Passa por entre mesquitas, lojas, mercados. De repente, tira o casaco. Na camiseta, o famoso slogan estampado: Kravi ze achí, achí! (Combatente é o melhor, meu irmão).
Ele continua a caminhar. Parece procurar alguém. Chega num boteco árabe, lotado de tabuleiros de gamão. Senta-se e espera. Um homem com trajes árabes (e bigode, lógico) chega por trás. Ele se abraçam e começam a jogar.

Na verdade, tudo isso é irreal. Trata-se de um excelente comercial de televisão da companhia telefônica Barak (013), que agora adentrou no ramo da internet.
A trilha sonora é muito boa, completada pelo olhar curioso das pessoas na rua enquanto o israelense passa. Vale a pena assistir!
No fim do comercial, uma frase, em hebraico.

"Na vida real é ainda impossível,
mas na internet contatos como esse são feitos todos os dias"


Propaganda da Barak


Para assistir ao comercial, clique aqui! (depois onde está escrito 3.53 MB)
Para matéria sobre a propaganda (em hebraico), clique aqui!

ps2: Nunca falei de literatura aqui no "Blog do Bean", né?
Mas tem sempre a primeira vez.
Preferi não terminar de ler o livro para comentá-lo aqui. Por que? Porque o autor é nada mais nada menos do que Amos Oz.
Amos é um romancista como poucos. Ativista de esquerda e morador da cidade de Arad, no sul de Israel, Oz constuma dizer que o "Grande Satã" está personificado no ódio e no fanatismo. De qualquer que seja o lado.
O escritor quase septuagenário já cansou de receber prêmios por todo o planeta.

Oz não tem uma visão romântica da paz, que não deve se confundir com amor. Para ele, o contrário da guerra não é amor. O contrário da guerra é a paz. E isso tem uma grande diferença.
Gosto muito dos comentários de Oz acerca do conflito. Num deles, aponta que um dos aspectos mais trágicos disso tudo é que os palestinos radicais e mesmo alguns moderados não conseguiram, como alguns ainda não conseguem, imaginar o quanto essa pequena região é importante emocionalmente para os judeus; ao mesmo tempo em que os judeus radicais falham em não perceber o mesmo em relação aos palestinos.

Antes que me perguntem, estou lendo a versão em português do seu livro "Al taguidi laila" ("Não diga noite"), emprestado pelo Gabriel. E é impressionante como, na lendo a tradução, consigo imaginar exatamente o que ele teria escrito em hebraico.
Não tenho dúvidas. O próximo livro que lerei de Amos Oz será em original. Sofrendo com o hebraico. E compreendendo ao fundo o que ele quer dizer em cada metáfora. Em cada descrição. Em cada comparação.
Oz é, sem dúvida, o grande maestro da prosa israelense contemporânea.


Amos Oz


Para uma biografia de Amos Oz (em inglês), clique aqui!
Para pequena resenha de "Não diga noite", clique aqui!
Para comprar o livro, clique aqui!

4 Comments:

At 12:13 AM, Anonymous Anônimo said...

Essa propaganda eu amei, eh linda/ lindo!!!
Mas como a gente nao deve ir lah, nem o vizinho pode vir aqui, o jeito eh marcar o torneio de 6/5 em terras outras... menos 'democraticas'!

Ah, tem um sticker mais atual: "ezrahi ze achi, achi", lah no new profile
http://www.newprofile.org/images/sticker.jpg

 
At 6:21 PM, Blogger Guilherme Montana said...

Muito bom esse blog, mais um bom blog pra frequentar. Esse trecho aqui me chamou muito a atenção: "Oz não tem uma visão romântica da paz, que não deve se confundir com amor. Para ele, o contrário da guerra não é amor. O contrário da guerra é a paz. E isso tem uma grande diferença." Até agora não achei coisa alguma desse autor por aqui em Brasíla, mas em inglês deve ter. A permissão p'ra linkar seu blog nos meus está concedida?
Até!
GGM
http://gmontana.blogspot.com
http://artisopus.blogspot.com

 
At 4:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Adorei o blog,mas o OZ é só para judeu ler, comprei seu ultimo livro e me decepcionei ele da muitos detalhes do país,mas para quem conhece muito bem deve ate ser divertido,alem disso ficar olhando o glossario toda hora é um saco.Adoro esse país e entrei nesse blog só para tentar matar um pouco a saudade.

 
At 1:42 AM, Blogger VerdesTrigos said...

Sou fã de Amós Oz, li quase todos os seus livros. Agora em julho, ele vai estar na FLIP em Paraty. Gostei também filme, excelente seu blog. Estarei postando seu link no meu blog VerdesTrigos

http://blog.verdestrigos.org

 

Postar um comentário

<< Home