sexta-feira, junho 03, 2005

Curtas depois da pane

Post escrito (sem acentos) dos computadores da Michlelet Hadassa...

Para alguns a noticia ja foi dada. Para o resto, eis o problema.
Meu computador encontra-se em estado de coma profundo e com risco eminente de morte cerebral em algum hospital da regiao metropolitana de Tel-Aviv. Serao duas semanas de tratamento intensivo.
Nao tenho duvidas de o que atacou o pobre coitado nao foi um virus. Foi cancer.
Durante varios meses, seu estado so piorou. Aos poucos, funcoes vitais simplesmente deixaram de existir. Apesar de tudo, nos ultimos dias, ele melhorou surpreendentemente. Ficou rapido, agil, cheio de vida.
Mas a alegria durou pouco. Exatamente tres dias depois, entrou em coma.
Nao tenho duvidas: o cancer tambem ataca os computadores.

Ta, deixemos de besteira.
Muita coisa aconteceu por aqui nos ultimos dias. Por isso, farei um post um pouco diferente. Tentarei atualiza-los atraves de alguns curtas. Pode ser?

(*) Ontem alistei-me no exercito. Sim, isso mesmo. Forcas de Defesa de Israel.

Foi uma bateria de perguntas, entrevistas, exames, testes, provas. Tres horas dentro de um prediozinho bem antigo, que do lado de fora poderia muito bem ser confundido com um quitanda. Ali, antes de abrir, fiquei sentado num banco com o Gabriel lendo historinhas do Cebolinha. Acho que nao faco isso desde os 10 anos (ler historinhas, nao alistar-me...)

Destaque para a minha "entrevistadora". Uma soldadinha de 18 anos, linda, loira com os olhos cor de mel. Acho que ali eu responderia o que ela quisesse. E foram varias as perguntas.

"Carlos, o que voce gosta de fazer no seu tempo livre?"
"Ih, depende. Faco tal, tal, tal e tal coisa. Mas quando tenho tempo livre mesmo, viajo pra Hatzerim"
"Nossa, mas eh longe"
"Longe nada, sao duas horas de viagem. Esqueceu que eu vim do Brasil?"
"E verdade, mas pra mim e longe!"

Nessa, 540 mil respostas vieram na minha cabeca. Como eu queria nao ser timido...

(*) Tres quartos da reserva ecologia e arqueologica de Ein Gedi, no sul do pais, foi vitima de um incendio nessa semana. O lugar (nao existe um pacote turistico em Israel que rode o pais e nao passe por Ein Gedi) eh bonito. O melhor comentario foi o do David, via messenger, logo apos receber a noticia por mim.
"Putz, entao mais deserto!"

Para a noticia do incendio (em ingles), clique aqui!
Abaixo, a famosa cachoeira de Ein Gedi.


Ein Gedi

(*) A vida e feita daqueles pequenos momentos que nos fazem aterrissar e perceber onde estamos, o que fazemos.
Ontem, saindo do lishkat guius (o alistamento), deparei-me com uma cena sensacional. Fez-me, mais do que as horas que passei la dentro, sentir-me em Israel.
Um senhor bem idoso caminhava pela rua com duas sacolas cheias de frutas e verduras (saia, provavelmente, do mercado Machane Yehuda, a dois quarteiroes dali). Ele andava cambaleando, com as duas maos enfaixadas e uma calca bem velha. Parecia ser um senhor bem pobre, quase um mendigo.
E estava bebado, muito bebado. Caminhando sem coordenacao alguma, cantava em voz (muito) alta uma famosa cancao liturgica judaica.

"Lechaaaaa Dodiiiiii, lecha dodi licrat kaalaaaaa...."

Nao tive outra alternativa a nao ser quase desabar no chao de tanto rir. Perdi ate o folego de rir. E acho que nunca me senti tao presente em solo israelense quanto ontem... eh cada uma que eu vejo.

(*) Alias, por falar em rir, descobri que em hebraico existe a expressao "rolar de rir", igualzinho ao portugues. "Itgalgalti metzrrok", diria eu.

(*) Uma noticia um pouco mais seria. Tomou posse o Ramat'kal de numero 18 da historia do Estado de Israel. Explico.
Esse cargo esta, sem duvida, entre os tres mais importantes do pais. Teoricamente, esta abaixo somente do Primeiro-Ministro e do Ministro da Defesa. Porem, ao contrario desses dois, nao se trata de um cargo politico (pelo menos no sentido comum de "politica" que a gente costuma usar).
O Ramat'kal eh o chefe das Forcas Armadas. Cumpre, necessariamente, carreira militar.
Dan Halutz foi um nome de consenso. Nao e preciso relembra-los que em agosto comeca toda a operacao de hitnatkut (a evacuacao) de Gaza e, segundo Halutz, tudo devera ser feito "com a maxima sensibilidade, mas seguindo a resolucao requerida".

O que sempre me deixa com a pulga atras da orelha eh que nehum dos dois lados nunca tem a ficha limpa.
Halutz esteve envolvido num episodio ainda pouco esclarecido, ocorrido em julho de 2002. Nessa epoca, um aviao lancou uma bomba de uma tonelada num predio de edificios na cidade de Gaza. A operacao foi tida como "de sucesso", ja que matou Salah Shehadeh, um dos lideres do grupo terrorista Hammas.
Alem dele, quinze civis morreram e mais de 150 ficaram feridos.
Halutz foi acusado por alguns de uso excessivo de forca. Alias, nao eh preciso matar uma barata com uma granada. Nem menos um terrorista com uma bomba de uma tonelada... (tudo nas suas proporcoes, ne!)


Dan Halutz

Para materia sobre Dan Halutz (em ingles), clique aqui!
Para materia em espanhol sobre o novo Ramat'kal, clique aqui!
Para uma pequena biografia de Dan Halutz, clique aqui!

(*) E dentro de apenas alguns dias darei inicio a mais uma jornada por esses cantos do mundo. Na proxima quinta-feira, partirei para alguns dias de exploracoes e historias bizarras no continente africano.
Egito, o meu destino. Mais especificamente, as cidades de Cairo, Aswan, Luxor, Karnak e talvez Alexandria.
Em breve, mais um capitulo do "National Geographic Bean".
Abaixo, uma parte do meu roteiro. Um lugar que sempre quis conhecer: os templos egipcios de Luxor. (as mumias que me aguardem, o Bean esta chegando...)


Luxor, no Egito

8 Comments:

At 6:57 PM, Blogger A digestora metanóica said...

Ein Gedi foi um dos lugares que mais gostei de visitar. Tenho uma foto ali na cachoeira. Não estou acreditando no que aconteceu.

Quanto a Luxor, tenho certeza que você vai adorar. Mais silêncioso, limpo e tranquilo que o Cairo, mas também com muita, muita história... Os hostels são mais baratos, mais limpos e de melhor qualidade também. Pelo menos eram...
Divirta-se! TEnho pena de não ter feito um "diário de bordo" como o seu.

 
At 10:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei do velhetas cantando lecha dodi. Me lembrou quando a gente foi atacar a machane no Benzion, que tinha aquele bebado em Vianópolis, que a gente razhou de rir. Lembra?

Agora, mais legal seria se ele estivesse cantando aula de ginastica.

André

 
At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Seguinte, comecei a ler esses posts a mais ou menos um mês.
E gostei, claro. Mas quero deixar uma coisa registrada aqui, e gostaria da opinião de outras pessoas. Sobre o tema "Holocausto".
Pelo que eu aprendi, o significado da palavra holocausto significa sacrifício (ou sacrificar) a Deus.
O que foi e ainda é chamado de holocausto, na verdade foi uma grande atrocidade. Será que nós devemos continuar chamando a chacina feita por Hitler de sacrifício divino?

 
At 1:57 PM, Anonymous Anônimo said...

mto bom... hahahhaha... nao da pra definir qual foi o mais engracado... se o velhinho cantando ou National geographic Bean!!! to rolando de rir...

 
At 12:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Carlinhos!
Pra variar o post tah otimo!!! Parabens!!!
Mas na real eu queria te fazer uma pergunta de utilidade publica... hehe
Tu sabe se vao transmitir o jogo do brasil amanha???
Meu chutaf tah dizendo que nao pq estao passando argentina hj e soh passam um por rodada. Mas sei lah, queria mto ver! Se tu souber de alguma coisa dah um toque por favor, ok?!
Valeu,
Ellen

 
At 9:51 AM, Blogger Carlos Reiss said...

Meu amigo (que nao se identificou), quanto a sua "teoria" de Holocausto, tenho um comentario.
Talvez voce tenha se confundido.
O que costuma ser indicado como "assassinato u sacrificio de Deus" nao eh o termo Holocausto, e sim o termo "Deicidio".
Durante seculos (e ate hoje), os judeus foram (e sao) acusados de deicidio (ou seja, ter assassinado - ou sacrificado - Deus ou, no caso, Jesus). Em muitas fontes voce podera encontrar os judeus sob a nomenclatura de "povo deicida".
A palavra "Holocausto" ja eh outra historia...

 
At 3:41 AM, Anonymous Anônimo said...

http://markonzo.edu http://www.photosig.com/go/users/view?id=329352 http://vzochat.com/en/blog/biofreeze http://tempurpedics.ning.com/profiles/blogs/tempurpedic-complaints http://chictini.com/mohawkcarpet pios streetspearl http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534492

 
At 6:59 PM, Anonymous Combate a Incendio said...

Triste :/

 

Postar um comentário

<< Home