sexta-feira, dezembro 03, 2004

Meu Deus, por que tanta injustiça?


Meu Deus, por que tanta injustiça?
"Drom America Beofanoa" ("Diários de Motocicleta"), o filme que esperei mais de um mês até que fizesse o download completo, me fez pensar mais. Fez-me sonhar mais. Fez-me acreditar mais.
Sim, disso não tenho dúvidas: sou um sonhador. Sonho por um mundo mais justo. Acredito que ele possa ser. E, por favor, não é chavão.
Não tenho medo nem vergonha de dizer que sempre fui um marxista enrustido. Sim, enrustido, porque toda essa ideologia (inclusive a figura de Che Guevara) foi totalmente reduzida pelo imaginário social e transformada preconceituosamente numa peste política. E não gosto de política. Sou, como disse, um sonhador. Romântico estúpido, porém sonhador. Um gramsciano sonhador.
"Diários de Motocicleta" está em cartaz nos cinemas do mundo inteiro, inclusive em Israel. Aqui mesmo, onde as diferenças sócio-culturais tanto se afloram. Somos todos um só povo, como disse o Che. Pensando assim, não há razão para o ódio. Ver o filme do Walter Salles aqui em Jerusalém significa enxergar da forma como Che Guevara e Alberto Granado queriam. É, tendo o exemplo da América Latina, varrer todo o mundo e lutar contra seus problemas. Sim, lutar. Cada um do seu jeito, cada um com sua bandeira de justiça, cada um fazendo sua revolução. Sem passividade.

Perdão por essa diarréia mental. Sou assim. Para quem não me conhece, muito prazer. Sou eu. Ah, e o filme está recomendado. No Brasil, no Peru, na França, na Suécia, em Israel, em qualquer lugar. Para assistir ao trailer, clique aqui!