sábado, novembro 06, 2004

Cinema de gente grande

Romance. Espionagem. Homossexualismo. Palestinos. Holocausto. Israel e Alemanha, juntos! Que viagem é essa?

"Lalechet al hamaim" ("Walk on Water", ou "Andar sobre as Águas") é um filme que mistura ingredientes nada típicos numa salada impressionante. Eyal (Lior Ashkenazi) é um agente do Mossad escolhido para uma importante missão: encontrar um famoso SS Nazista que está desaparecido. Sua neta, Pia Himmelman (Caroline Peters), também alemã, se apaixonou por um israelense e mora no Kibutz Magan Michael. Ao saber que Axel Himmelman (Knut Berger), irmão de Pia, vai visitá-la, Eyal é mandado como "guia turístico" do garoto para tentar descobrir o paradeiro do nazista.

Resumindo a bagunça que eu fiz: o filme é uma co-produção Israel/Alemanha que conta a história de um agente israelense do Mossad que faz amizade com dois jovens irmãos alemães para prender o avô deles - um famoso criminoso nazista que fugiu para a América do Sul após a 2ª Guerra Mundial.

Dirigido por Eytan Fox, o filme é falado em hebraico, inglês e alemão. Ele mostra o Kineret, o Mar Morto, Tel-Aviv, Jerusalém.... além de Berlim, tocando em assuntos polêmicos durante toda sua trajetória (polêmico para judeus, para israelenses, para alemães...). A trilha sonora é de Ivri Lider, um sujeito meio "Paulo Ricardo" mas que é aclamado por aqui. Fui num show dele, ele é bom!

Na verdade, não tenho muito o que escrever (são 3h da manhã, terminei de ver o filme e ainda estou meio embasbacado). Não sei qual a disponibilidade dele no Brasil, mas quem tiver oportunidade vale a pena assistir... A obra ganhou dois prêmios no Festival de Berlim e foi reproduzido em vários outros festivais pelo mundo (como Toronto, Seattle e Moscou), inclusive a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Lalechet al hamaim

Para crítica do filme em hebraico, clique aqui! Em português, clique aqui!

2 Comments:

At 6:28 PM, Blogger DisplayName said...

Bean, nao gosto muito de cinema, mas hoje viajei nos links. Fui! ... sandraf

 
At 4:33 AM, Anonymous Anônimo said...

reiss, te mandei um texto da carta capital, vc o recebeu?

cara, q coincidência...acabei d escrever um texto no meu blog e cito tb o chato do paulo ricardo...heheh o parecido aí de israel tb usa cachecol??

meu abraço,
lOURAIDAN.

 

Postar um comentário

<< Home