quinta-feira, novembro 04, 2004

A velocidade da informação (errada)...

Dizem que o meio de comunicação mais rápido do mundo é a fofoca. Ela tem o poder de se espalhar numa velocidade espantosa, impressionante. Mas, aos poucos, o boato vem ganhando um forte concorrente: a Internet. Com ela, a capacidade de propagar rapidamente informações falsas.
Hoje, às 18h20 (horário de Jerusalém), o Canal 2 israelense noticiou a morte de Yaser Arafat. Logo, sites de todo o mundo (inclusive brasileiros) deram destaque em letras garrafais para a morte do líder palestino. A fonte, segundo o canal, era a Rádio Monte Carlo.
Alguns minutos depois, o presidente de Luxemburgo fez o anúncio da morte do líder palestino (pra quê eu não sei). Mais alguns minutos, entrou ao vivo o porta-voz do hospital em que Arafat está internado, dizendo que ele "ainda não está morto, mas a situação é complicada". O Jerusalem Post já dá como certa a morte clínica de Arafat.
Resumindo: de minuto em minuto surge um novo boato, e alguns deles viram notícias. E, com a alta capacidade de veiculação que atingiu a rede mundial de computadores, ficou fácil veicular tanto notícias quanto boatos.
Esse não foi o primeiro nem o último, com certeza. Quanto a Arafat, não deve durar muito mais tempo, disseram que provavelmente ele até esteja com morte cerebral (ou seja, um vegetal) . Talvez seja hoje, talvez amanhã. Até lá, fique atento na net. Muitos boatos ainda podem aparecer...

Arafat entre a vida e a morte  * Para a notícia no site do jornal Ma´ariv, clique aqui!

  * Para a BBC Brasil, clique aqui!

  * Para a Al-Jazeera (inglês), clique aqui!


2 Comments:

At 3:07 AM, Blogger DisplayName said...

Muito bem escrito, ilustrado, linkado,'templatado' e atualizado. Soh resta agradecer pelo blog nota 10! ... sandraf

 
At 3:09 PM, Blogger Carlos Reiss said...

Quê isso, brigado, nem é tão assim... tô só começando, espero que esse Blog ainda comemore meses e anos de vida! Brigadão pela força!!!

 

Postar um comentário

<< Home