Momento histórico
Ramallah virou um formigueiro humano. Tudo bem que já era esperado, mas as imagens são impressionantes. O corpo do Arafat acaba de chegar na cidade palestina onde, apesar de contra a sua vontade (seu desejo era ser enterrado em Al-Quds - Jerusalém), será enterrado.
Estava pregado na televisão assistindo às notícias no canal 2 israelense, na CNN, na FoxNews. O mais interessante eram as pessoas que entraram pelo telefone para dar suas opiniões: Madaleine Albright, Henry Kissinger, Shimon Peres e por aí vai.
Ramallah está entupida. Afinal, morreu o grande líder deles, um cara que tinha tudo para entrar para história como o grande Messias do povo palestino, mas perdeu a oportunidade. Não conseguiu renunciar ao caminho do terrorismo, passou anos como um homem de dois discursos (em inglês, falando de paz para o mundo; e em árabe, chamando à Jihad) e desviando dinheiro dos cofres da Autoridade Palestina para bancos na Europa. Ele tinha as possibilidades, mas preferiu outro caminho.
Para mim, a palavra que define Arafat é simples: DECEPCIONANTE. Porque decepcionou não só ele, não só o povo palestino, mas todo o mundo. Uma pena, já que ele tinha a faca e o queijo na mão.
Enquanto escrevo aqui, o povo em Ramallah continua descontrolado, um caos. As tvs israelenses especulam sobre o futuro, sucessão, processo de paz. Cenas para os próximos capítulos da telenovela do Oriente Médio...
Para especial da BBC Brasil, clique aqui!
Para biografia "pró-israelense", clique aqui!
Para matéria do Jerusalem Post, clique aqui!
Para informações em hebraico, clique aqui!
1 Comments:
fico pensando oque que D´us deve ter falado pro Arafoit quando ele chegou no céu..."Puta que pariu, já não basta o claudinei de doido aqui?"
É por isso que eu digo, só vou pro céu se for OpenBar.
T. Conections.
Postar um comentário
<< Home