quinta-feira, novembro 11, 2004

Remexendo o passado

"Meu Deus, o neto da Sala Reiss!!!"
Foi escutando essa frase de 5 em 5 minutos que cumpri minha missão na casa da senhora Sara Heftler, em Ramat Efal. Lúcida e com os olhos brilhando de felicidade, me recebeu em seu pequeno quarto no Beit-Avot (Asilo) de Ramat Efal.
Quando abriu a porta, a reconheci imediatamente. Já havia decorado sua fisionomia pelas fotos que tinha... fotos essas de mais de 50 anos atrás! O resto era o mesmo, com a diferença das marcas que o tempo deixou.
"Meu Deus, o neto da Sala Reiss!!!"
Mostrou-me fotos. As mesmas fotos que tenho no Brasil, que minha avó guardou toda a vida. Fotos de passeios que faziam pelos arredores do campo de refugiados de Landsberg am Lech, na Alemanha. Contou-me sua história, de onde veio, como sobreviveu à guerra; falou sobre minha avó, meu avô... parecia que ela não acreditava que eu estava lá. Sua filha, Anat, estava lá também com uma filhinha pequena. Ela pensou que meu hebraico não era suficiente para conversar com a sua mãe, por isso tinha ido para ficar traduzindo. Nem precisou. Ficou lá também, ouvindo as histórias da mãe e vendo as fotografias que eu havia levado no lap-top.
Fiquei cerca de uma hora e meia lá, prometi voltar. Quero conhecer também a outra filha dela, Bila, que mora perto de Tel-Aviv.
Não dá pra contar aqui tudo que ela disse, toda sua história, suas emoções, suas realizações. Tudo isso, espero, estará no livro que pretendo lançar em 2005, depois de quase 2 anos de pesquisas, entrevistas, viagens, traduções e muita... muita paciência e dedicação.
ps: e o homem morreu mesmo. Falam aqui que o enterro do Arafat, que morreu em Paris (ainda bem que foi lá!) será em Ramallah, mas que o corpo seguiria primeiro para o Cairo. A morte foi anunciada pela Al-Jazeera. Tem gente aqui pensando em baixar lá em Ramallah para assistir ao enterro. Quem sabe eu também vou...
ps2: ô Léo, que história é essa de passarinho que chama Claudinei????

2 Comments:

At 9:08 PM, Anonymous Anônimo said...

chic a velhinha hein!!??? hehehe... agora to doida pro livro sair logo pra saber tudinho...
alias.. mto boa a propaganda tb.. ate voto pra aquela foto ser a capa do livro!!! hehehe...
tenhu vhug agora... bjao

 
At 2:34 AM, Anonymous Anônimo said...

reiss, q foto simpática.
meu abraço,
lOURAIDAN.

 

Postar um comentário

<< Home