sexta-feira, dezembro 31, 2004

Compras de ano novo

Desisti de passar o reveillon em Tel-Aviv. É muita grana.
Fui hoje de manhã com o Ariel argentino fazer umas compras para o ano novo que vamos comemorar (comemorar?) aqui em casa. Até um vinho legal a gente comprou! O mais engraçado, fora ele ter derrubado uma prateleira inteira de pastas de dente com o carrinho, foi o telefonema do rabino Stern pra ele no meio do supermercado.

_ Me desculpe, rabino, não podemos passar o shabat na sua casa hoje. Estamos aqui fazendo compras para o shabat. (shabat nada, é ano novo!) Ok, rabino, um abraço, FELIZ ANO NOVO!!!
"Feliz ano novo pro rabino, Ariel? Cê tá louco?"
E ele: "putz, é mesmo..."
Quanto mais eu rezo, mais louco me aparece... (como se eu também não fosse...)
Ontem, trabalhando lá no hotel, o Gabriel foi perguntar para uma garota que trabalha com a gente o que ela ia fazer no ano novo. Só que parece que ele se esqueceu que a menina é religiosa, que ficou puta com a pergunta. Falam por aqui que o tal São Silvestre era um antissemita dos pesados. Fazer o que?
Fotos do ano novo (antissemita ou não) estarão no próximo post. Boa virada! (e não desperdicem champagne jogando na cabeça... depois vai fazer falta!)

ps: Finalmente, depois de brigas e uma novela quase interminável, está fechada a nova coalizão do governo Sharon. Mexeram até nas leis, colocando agora o dinossauro Shimon Peres como vice-primeiro-ministro (se alguém entendeu o que realmente vai fazer um vice-primeiro-ministro aqui, me explique!). Coisas de política israelense! Para ler a matéria, clique aqui!

ps2: Antigamente (ou até dias atrás), não era politicamente correto viajar cruzando os territórios ocupados. Para ir a Massada, por exemplo, era necessário dar uma volta gigantesca pra não cruzar a parte palestina da Cisjordânia. Agora, o governo israelense anunciou que o trem que ligará Jerusalém (que está toda em obras) a Tel-Aviv vai passar por dentro da Linha Verde. Para mais, clique aqui!

ps3 :Uma possível retirada total da Cisjordânia criou polêmica pela boca sempre desperta do político israelense Ehud Olmert. Polêmicas, como sabem, são comigo mesmo. Quem tiver saco, a matéria em português está aqui!

ps4: Essa é pra rolar de rir. "TSE vai acompanhar eleições palestinas". Isso é piada?

quinta-feira, dezembro 30, 2004

Sempre tudo diferente

Já peguei o costume, em todo final de ano, de pensar no que estava fazendo exatamente há um ano.
Não que eu seja um superticioso, que acredite nessas coisas esotéricas de virada de ano que passam no Fantástico e tal. Muito pelo contrário. Pra mim, é só mais uma folhinha de mês que é virada. Mas sempre penso no que fazia um ano atrás. O que pensava, o que tentava fazer, a minha rotina, tudo isso. E venho percebendo, nos últimos anos, que é sempre muito diferente, tudo muda escandalosamente.
Tudo bem que esse ano de 2004 aconteceu muita coisa, realmente tudo é diferente hoje pra mim do que era em Dezembro de 2003. Sem dúvida. Quase 100% por opção, e isso é bom. O que não foi por opção, já está enterrado em algum lugar da minha cabeça.
Quem sabe, em Dezembro de 2005, esteja escrevendo essas mesmas coisas. Acredito que sim, porque muita coisa vai ter mudado, disso sei. Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
ps: Viajando um poquinho no tempo, vejam o que encontrei! Uma foto do Reveillon de 2002 para 2003, em Iririshalaim, com meu amigo-irmão Grunbas e um leitão assado. Tudo muda mesmo...

ps2: Nesse fim de ano, uma coisa serve para matar a saudade dos amigos que ficaram. Deus salve o "Skype", que ajuda milhões de pessoas a se sentirem um pouquinho mais perto das pessoas queridas!

ps3: chega de bobagem, falemos desse paisinho daqui. O jornal Haaretz divulgou nessa quinta-feira uma reportagem mostrando que o número de soldados voluntários muçulmanos e cristãos no exército israelense vem aumentando nos últimos anos. Um fenômeno interessante! Por exemplo, o número de árabes-muçulmanos voluntários no exército de Israel cresceu 64% entre os anos de 2000 e 2004. Para ler a matéria completa, clique aqui!

ps4: Vinte e três israelenses ainda estão desaparecidos no sudeste asiático depois da catástrofe do tsunami (15 na Tailândia, 6 na Índia e 2 no Sri-Lanka - que raios foram fazer no Sri-Lanka?). Mais de 30 israelenses já foram encontrados em hospitais da região. O pesadelo continua. Para ler a matéria completa, clique aqui!

terça-feira, dezembro 28, 2004

Magro sim... fraco não

Sim, emagreci, não precisam mais me dizer. Nem precisa reparar muito pra perceber.
Hoje, enquanto tava fazendo a barba, estiquei o braço pra pegar a espuma e vi no espelho umas costelas minhas... fazia tempo que eu não via. Emagreci mesmo. E antes que comecem a falar "come direito, menino... se alimenta", já aviso a todos que como bem, tô a milhas e milhas de distância de passar fome. Sem drama, por favor!
O que acontece é uma diferença básica entre minha vida aqui e a ex-vida no Brasil. Aí, passava o dia dirigindo. Aqui, ando igual uma mula. No Brasil, não subia mil lances de escada por dia, não carregava peso, não comia tanta fruta, tinha uma vida meio sedentária e por aí vai. Sim, emagreci. E não só pela dieta: pelo way of life. Prefiro assim...
ps: Esse é o quadro que colocamos aqui na sala de casa. Uma brincadeira com o famoso jogo War. Aliás, quem nunca passou horas na frente do tabuleiro pensando em como conquistar América do Norte, África e um terceiro continente a sua escolha????

ps2: Essa deu pra rolar de rir: Safari Kasher na África. Não acreditam? Alguém se habilita? Clique aqui!

ps3: Continua a maratona de baixar coisas legais na internet (banda larga tem que aproveitar, né?) Fora os vários episódios do Chaves, já chegaram aqui o Acústico do Charlie Brown Jr., os shows da Ivete e da Avril Lavigne e outras coisas. Hoje ainda deve chegar "A Vida de Brian" (sensacional sátira do Monty Phyton) e "Olga". Muitos outros estão na lista. E salve a internet!!!!!!

segunda-feira, dezembro 27, 2004

"A vida de uma dona de casa..."

"é uma luta danada... para lavar o fogão, a panela de pressão, não fique desesperada..." Quem se lembra dessa música?
Hoje foi um típico dia de dona de casa. Acordei, lavei a louça, varri a casa e saí. Paguei seguro médio, peguei talão de cheque, fui parado pela polícia de novo e por aí vai...É muito engraçado esse negócio de morar sozinho... sair pra trabalhar, voltar, comprar ovo, tomada, papel higiênico. Por enquanto, tô me divertindo. Depois de tudo isso, pra relaxar, uma narguilinha no sofá gigante de casa!!!

ps: descoberto, como disse o Ariel argentino, o melhor programa da televisão mundial: "Pimp my ride", da MTV. Os caras pegam uns carros todos destruídos e consertam todo: pintam, trocam rodas, colocam dvd, tudo que possa imaginar. É sensacional... os neguinho pega aquelas carngas,mandam pra uma loja e transforma o carro...bem legal...depois devolvem pro dono, que fica alucinado!
ps2: aqui só se fala na tragédia do terremoto lá no sudeste asiático: rádio, jornais, televisão. Muitos israelenses costumam viajar por aquelas bandas (a passagem pra Tailândia, por exemplo, custa menos de 700 dólares, ida e volta), O governo já disponibilizou ajuda oficial, e a busca por sobreviventes israelenses lá continua... para mais informações, clique aqui!

Lord of the Rings
ps3: hoje perdi a linha. Comprei um dos meus sonhos de consumo: as
versões extendidas dos três filmes "O Senhor dos Anéis". Só de filme,
são quase 11 horas, fora outras milhões de horas com extras,
documentários e outras coisas.
Sempre tive vontade de assistir todos de uma vez só! Agora vou poder, e versão extendida ainda....!!!!
Como disse o cara da loja: "tem coisas que vale a pena comprar mesmo..." Quero assistir um dia os três, juntos, de uma vez só. Fã é fã!!!

domingo, dezembro 26, 2004

SMB - Serviços de Meteorologia "Bean"

Hoje amanheceu um pouco menos frio: o termômetro marcava singelos e confortantes 8 graus. Mas não foi assim o fim de semana inteiro.
Segundo o Arutz Sheva (canal oficial israelense), alguns pontos de Israel chegaram às temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos (ou seja, da história do país). Anteontem, os termômetros de Jerusalém marcaram 0 grau e, nas colinas do Golã (no norte), -10 graus. Plantações inteiras foram perdidas e inúmeros coletores solares se romperam (congelaram e quebraram). Os danos, segundo o canal, ultrapassam a 7 milhões de dólares. Abaixo, a previsão de hoje, domingo.

Previsão do tempo

O mais hilário de tudo são as recomendações (ou sugestões) que os caras colocam na previsão do tempo. Vejam, abaixo, o que pode e o que não pode fazer de Segunda à Quarta-Feira.

ps: Seguindo a linha da previsão do tempo, encontrei um site bem interessante que traz um detalhado mapa de Israel, todo em flash. É interessante. Para passear pelo mapa, clique aqui! (depois clique em Eye on Israel para abrir o mapa em outra janela)

ps2: Quer brincar de Comandos em Ação em Israel? "Treine com especialistas israelenses em anti-terrorismo; Adrenalina; Viva seus sonhos..." Dá vontade de chorar quando vejo um negócio desse. Patético. Nem vou comentar (ou querem?). Clique aqui e veja com seus próprios olhos.

sábado, dezembro 25, 2004

FELIZ NATAL (com muito trabalho)

Ontem participei de uma maratona: maratona de servir, recolher, carregar, desmontar, montar, servir e por aí vai.
Tudo começou às 11h da manhã, véspera de Natal, quando cheguei no hotel. Encontrei 750 nigerianos estranhos participando de algum culto ecumênico, cristão ou sei-lá-o-quê no salão do hotel. Nunca vi aquilo tão cheio, com direito àqueles bispos, figuras importantes deles e tudo regado a muitos "God Bless You" e "Merry Christmas".
Foi tudo muito engraçado até a hora de sevir a comida. Não havia arroz, carne e frango suficiente para servir o pessoal, que estava realmente faminto. Foi uma loucura!
De toda essa brincadeira, descobri duas coisas. A primeira é que a maioria daqueles nigerianos é realmente mal-educado. Chamavam os garçons como se fôssemos cachorros (ei, psiu, psiiiiiiiiiu). Não falavam um "por favor" nem "obrigado". Alguns, quando recebiam a comida, soltavam um "feliz natal!". Ficavam gritando "mitz, mitz", e ninguém sabia se o que eles queriam era carne (em inglês, meat) ou suco (em hebraico, mitz).
A segunda coisa foi que descobri que falo bem hebraico não só quando tô bêbado. Quando tô nervoso também. Tive uma bela discussão em hebraico com o cozinheiro, que não queria dar mais comida para os nigerianos (tínhamos, por exemplo, quatro coxas de galinha para dez esfomeados). Fiquei orgulhoso da minha briga... nessa hora sai tudo certinho, todas as palavras, adjetivos, preposições, sabe lá como. Resultado: ganhei mais algumas coxas de frango pra servir.
À tarde, montamos o salão para um jantar de Bar-Mitzvá que teria na noite do Shabat. Esse sim, tranquilidade. Acabei saindo do hotel por volta das 10h30 da noite (quase doze horas de trabalho), e nem tive forças pra ir a casa de um amigo, meu vizinho. Foi a primeira vez, que eu me lembre, que quase chorei de dor nas costas.
Semana que vem, trabalho só na quinta-feira (dia 30). Assim, terei tempo de acabar de arrumar minha casa, meu quarto e planejar (junto com o Fábio) um site que queremos colocar no ar. Aguardem, vem aí boas novidades...

ps: Antes que eu me esqueça, FELIZ NATAL!!! Eu não comemoro Natal do ponto de vista religioso, mas esquecendo todo esse troço besta de religião (pra mim), eu adoro o Natal. É uma época bonita, meio mágica, que tudo se enche de sonhos, bondade e até prosperidade (ficou meloso demais?)

ps2: O primeiro-ministro palestino Mahmoud Abbas esteve presente nas comemorações de Natal na cidade de Belém (Bet-Lechem), nos territórios ocupados. Há 3 anos, Arafat havia sido proibido de participar das celebrações. Abaixo, uma foto do curioso Natal dos árabes cristãos (em hebraico, Chag haMolad) na cidade! Para ler a notícia no Haaretz, clique aqui! Em português (BBC Brasil), clique aqui!

Natal em Bet-Lechem

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Quem vê até pensa...

Já estou me acostumando a postar de madrugada.
Hoje, mais uma vez, trabalhei num casamento lá no hotel. Tô me cansando de ver noivas e noivos todos os dias. Esse povo não pára de casar...
Como sempre, além de carregar bandejas como um louco, teve também as partes engraçadas. Uma das mesas que atendi estava repleta de senhoras septuagenárias, parecia reunião da terceira idade. Enquanto todos os convidados dançavam, as velhinhas já haviam comido e perguntado pelo bolo. Uma senhora ficava mexendo a dentadura, a outra contava para a amiga do neto que estava no exército e outra reclamava que o Sprite Diet (sim, Sprite Diet) estava gelado demais. Mais tranquilo que isso, só dois disso..
Ah, e outra vez trabalhei de segurança no estacionamento. Consegui bater uma foto, dá pra dar umas risadas. Como esse colete, sou até mais respeitado. Quem vê até pensa...

ps2: minha chefe disse hoje, sem saber minha idade, que tenho cara de ter uns 25 anos. Ela, a chefe, tem 18...
ps: Obrigado pra caralho pelo Blog estar chegando a marca de 1000 visitas... graças a vocês, isso aqui tá crescendo! Valeu!!!
ps3: vou indo, hoje o post tá curto. Amanhã acordo cedo, mais trabalho...

quinta-feira, dezembro 23, 2004

Ai minhas costas...

Sim, tô trabalhando igual um cachorro. Todos os dias à noite, no kibutz-hotel Ramat Rachel (isso eu já contei, né). Ontem ganhei uma gorjeta gigante de um maluco boyzinho estilo israelense, que me deu 50 shkalim para que trouxesse mais carne, batata e humus pra mesa dele (que, por sinal, tava lotada). Putz, 50 shkalim! São mais de 10 dólares!!!
O mais engraçado do trabalho é o tempo que fico de segurança-manobrista lá no estacionamento. Tudo que preciso fazer é indicar onde os carros têm que estacionar, mostrar onde é a entrada, não deixar que carros estacionem nas paradas de ônibus e fazer com que eles parem bem perto um do outro. É muito engraçado. Prometo que amanhã vou tirar umas fotos e colocar aqui (com aquela jaqueta de segurança, até fico parecendo gente importante).
Prometo também que assim que der uma respirada, tento postar alguma coisa interessante sobre esse país.
ps: coloquei uma enquete nova, do lado direito da página. Não deixem de votar!
ps2: hoje recebi a visita de um grande amigo aqui na minha casa: o Ariel, famoso Aridu, vindo direto de Curitiba para Jerusalém em mais uma mamata da Agência Judaica. Ele vai passar o fim de semana aqui em casa. Risadas garantidas...
ps3: e o Tony Blair chegou a Israel para mais uma tentativa política baseada em suas jogadas de marketing. Só me faltava essa!
ps4: por falar em marketing, encontrei um texto interessante sobre o assunto. Tem a ver com Goebbels e a Propaganda Nazista, assunto que sempre me interessei. É um texto curto, sintetizado até demais, mas pra quem nunca leu nada sobre o assunto, é um bom começo (disse começo). Para ler, clique aqui!
ps5: também não me esqueci das fotos da minha casa. Rak rega....

terça-feira, dezembro 21, 2004

De volta...

Tô de volta...

Como tudo em Israel, colocar uma internet em casa é ao mesmo tempo simples e complicado. Mas ela chegou, em boa hora!
Muita coisa que aconteceu nos últimos dias vai ficar pra trás (e olha que aconteceu muita coisa). Seria difícil reconstituir aqui no blog tudo que aconteceu, e nem sei se todo mundo teria saco pra ler. Mas algumas coisas foram divertidas.
Uma delas, por exemplo, foi quando saímos pra comprar uma televisão e acabamos, por engano, entrando no prédio do Ministério da Saúde. Outra aconteceu ontem, quando me deram um colete de segurança lá no hotel e trabalhei por duas horas de manobrista no estacionamento.
Aos pouquinhos, tudo aqui está se encaixando. Apartamento, contas, móveis, trabalho, tv a cabo... muita coisa já foi feita: troquei de endereço no Ministério do Interior, no banco e na Orange, pedi talão de cheques, pagamos condomínio. Falta pouco pra acabar a maratona de mudança. Depois disso, aí sim, volto à vida normal.
E o Galo, ai meu Deus, o Galo! Foi a alegria do mês...
A partir de amanhã, o Blog do Bean volta ao seu ritmo normal. Colocarei fotos do meu apartamento também, do meu cantinho aqui em Jerusalém. Espero todos aqui...
ps: Lepra, parabéns!!! Que 2005 seja melhor que 2004, e que o Grêmio consiga vencer pelo menos o Anapolina!
ps2: Não existe Natal por aqui. Uma pena, porque no Natal tudo fica mais bonito. O próximo sábado, em Israel, será mais um shabat do ano. E nada de meias dependuradas nas janelas...
ps3: e continua a batalha do Sharon pra formar o novo governo de coalizão com o Avodá. O Peres pressiona de um lado, o Sharon do outro, mas parece que o acordo está perto. Informações atualizadas, clique aqui!


quarta-feira, dezembro 15, 2004

Dia de mudança...

Nunca tive muitos problemas com despedidas. Não que eu tenho coração duro, muito pelo contrário. Mas não sei, encaro as despedidas não como fim de algo, mas início de outra coisa. Talvez seja por isso....

No caso da despedida do Ulpan Etzion, tudo foi ainda menos difícil. Estou indo morar a poucas quadras daqui, grandes amigos que fiz se quedam aqui em Jerusalem (putz, olha o que o espanhol tá fazendo comigo...) acho que não há motivo pra choradeira.

Hoje carreguei malas. Carreguei móveis. Carrreguei muita coisa. Tudo aqui está uma loucura, pessoas com mil malas entrando em taxis, lavando roupa aos 45 do segundo de tempo (como eu, por exemplo), jogando coisas no lixo. Tava engraçado...

Esse é o meu último post durante a minha estadia no Ulpan Etzion. Aliás, não sei quando vou conseguir escrever aqui de novo (espero que ainda essa semana). Não consigo viver sem net...Portanto, câmbio e desligo... (me aguardem, já já eu volto...)

terça-feira, dezembro 14, 2004

Muitas coisas pra fazer...

A vida vai mudando muito rápido por aqui. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, tudo girando de cabeça pra baixo, e isso é bom. Vou tentar deixar vocês a par de tudo (eu disse tentar!)
Ontem recebi a notícia que passei na prova de hebraico do TAKA, o próximo ulpan que vou fazer. Tirei 81 na prova, fiquei muito feliz (poderia ter sido melhor, mas tudo bem). Isso quer dizer que de 20 de Fevereiro até 31 de Julho, continuarei a minha batalha do hebraico. Rumo à Universidade!!!
Hoje cedinho, eu e uns loucos madrugamos para ir ao Koach Latet, uma instituição beneficente que ajuda imigrantes como móveis e coisas para a casa com preços bem mais em conta. Acabamos comprando um sofá gigantesco, dois móveis, um puff e um tapete - tudo pela bagatela de 250 shkalim. As coisas chegam amanhã, portanto será o dia em que perderei mais um pedaço das minhas costas. Não tenho dúvidas.
Fui também até o Banco Leumi, trocar meu endereço e pedir um talão de cheques. Muito engraçado ter um talão de cheques em hebraico. Preciso agora treinar para preenchê-los, se não me engano aprendi nas aulas de hebraico como fazer isso. Aliás, israelenses não gostam de cheques. Pagam tudo (eu disse tudo!) no cartão de crédito. Estão sempre no negativo...
À noite vou trabalhar no kibutz-hotel
Ramat Rachel, aqui mesmo em Jerusalém. Parece que é o restaurante do lugar. Depois do almoço, fui até o mercado árabe da cidade velha comprar um par de sapatos pretos vagabundos pra trabalhar. Aproveitei e comprei um Papai Noel de chocolate!!! Sinto falta do Natal!
Ufff........ cansei! Como deu pra perceber, muita coisa tá acontecendo, e muito rápido. Agora vou dar uma cochilada pequena até a hora de sair para o trabalho... não quero correr o risco de desmaiar de sono e cansaço logo no primeiro dia!

ps1: Esses dias, conheci de uma maneira meio inusitada uma pessoa muito especial. Muito especial mesmo! Tenho certeza que ela vai cumprir esse trajeto que escolhi do meu lado, me dando forças e meu ajudando a atingir os meus objetivos aqui e voltar pra casa!

ps2: Pode ser boato, mas parece que o Ronaldo Gordo vem até Israel promover a paz numa partida de futebol amistosa. A
nota foi divulgada pelo Iton Gadol, da Argentina. Não vi essa notícia em mais nenhum lugar aqui, isso quer dizer que ainda tô pagando pra ver...

ps3: Essa eu rachei de rir. Lembranças de um tempo que não quero que passe:
Chaves: Bom, eu tava lá com o corpo do Benito...
Seu Madruga: Espera, espera...você estava com o corpo de quem??
Chaves: Do Benito.
Seu Madruga: Benito??
Chaves: O sr. não sabe como se chama a bola?
Seu Madruga: O Sr. Barriga se chama Benito???

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Últimos instantes

Sábado, como eu disse, foi aniversário do Jacky. Não tenho muito o que comentar, até porque não teve nada de especial na festa. Valeu só por tar todo mundo junto, "os latinos", e por causa do Jacky também, que tem um coração proporcional ao tamanho dele. Foi divertido.
Estamos aqui em vias de fato pra nossa mudança. Apartamento limpo, sendo remontado aos poucos. Ontem, comprei aquele troço de escorrer macarrão (acho que é a primeira vez que entro num supermercado pra comprar esse negócio, umas caixinhas de plástico e uma lâmpada. Tô virando dona de casa...)
Amanhã, vamos a um lugar que ajuda imigrantes com móveis, sofás, essa coisa, a preços simbólicos. Por isso, agora estou indo lá em casa (isso, lá em casa) medir a sala e outros lugares pra poder ter a medida certinha (não queremos pegar um sofá que, ao chegar, não caiba na sala). Tô me sentindo uma criança com seu primeiro lego!!!!

ps: Essa é uma notícia aparantemente simples, mas não é. Cinco soldados israelenses morreram na explosão de um túnel bem próximo da faixa de Gaza. Tanto o Hamas quanto o Fatah assumiram a autoria do atentado. O mais interessante da notícia é que todos soldados israelenses mortos eram beduínos. Quatro já foram identificados: Sargento Sayid Jaja (19 anos), Sargento Araf al-Zabarga (20 anos); Tarek al-Zidaina (20 anos); Hussein Abu Lile, (23 anos). Pra ler mais, clique aqui!

ps2: e o meu galo ainda está vivo. Graças a ele próprio e uma ajudinha do maior rival, que goleou ontem o Vitória no Mineirão. Só um comentário (patético...):
Torcida reclama
Alguns dos 695 torcedores, que pagaram o ingresso, ‘reclamaram’ da vitória e queriam que o time perdesse, para prejudicar o Atlético na luta contra o rebaixamento. Edu Dracena viu com irritação esse comportamento. “É difícil entender. A gente vinha sendo xingado por perdermos e hoje, com essa goleada, também fomos xingados. É difícil entender o torcedor. Vencemos pelo Cruzeiro e pela nossa dignidade”, ressaltou.
O chileno Maldonado também não gostou das vaias da torcida. “É a primeira vez que sinto tanta vergonha de jogar no Cruzeiro. Esse pessoal ficou gritando contra a gente. Pediram para a gente perder, mas tínhamos que fazer a nossa parte e vencer”, analisou.

domingo, dezembro 12, 2004

Mistérios do Monte das Oliveiras

Essa foto que vocês estão vendo foi tirada pelo Ariel, um argentino louco daqui do Ulpan. Quem está na foto é o David, um chileno (também louco) que mora aqui com a gente (ela foi cortada, é óbvio, acho que ninguém poderia ter tirado fotos tão mal assim). Isso aí no fundo é o Monte das Oliveiras, aqui em Jerusalém.
Algumas horas depois da foto ter sido tirada, o David percebeu um objeto estranho na foto. Aumentada, tornou-se sinistra. Tirem suas próprias conclusões.
Pesquisando o assunto na Internet, achamos umas coisas macabras também.
Abaixo, temos aqui uma reprodução do quadro "La Madonna San de Giovannino" pintado no século de XV por Filippo Lippi e guardado no Palazzo Vecchio, em Florença, na Itália. A forma ovóide escura pintada no canto direito, como um objeto real, é observado atentamente por 2 personagens no fundo: um homem e um cão.

Não se trata de nada que tenha a ver diretamente com qualquer tipo de iconografia sagrada. A idéia, acredito, seria uma hipótese que o autor quis dar, pintando a evidência de um " fenômeno ufológico" que aconteceu pelos meados da Idade Média. Abaixo, uma foto aproximada do objeto. Não consegui confirmar a informação que recebi de que se tratava de uma pintura que representava o Monte das Oliveiras (que jornalista chato!). Só um detalhe: a tumba (é assim que fala?) da virgem maria fica localizada no Monte das Oliveiras.
Teve gente aqui que ficou medo... (eu, por enquanto, tô me divertindo com essa história).

ps: hoje foi aniversário do Jacky, um dos uruguaios aqui do ulpan (hoje o post tá repleto de latinos...). Amanhã postarei as fotos aqui, num álbum de fotos (com essas e outras) que poderá ser encontrado no menu à esquerda da tela...

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Parabéns, Rav Stern

Não me lembro de ter ido alguma vez a festa de aniversário de um rabino. Estava andando pelo mercado árabe da cidade velha, à tarde, quando o Rav Stern me ligou. Segunda noite de Chanuka, aniversário dele, boa ocasião pra comer bem, tomar um vinho e me divertir um pouco. E me diverti.
Na sua pequena casa, um bando de religiosos não paravam de chegar com violão, sax, flauta... improvisaram uma mini banda, e a mistura de sons modernos com músicas chassídicas valeu a noite. Não só a noite, valeu o post.

ps1: Mais uma vez fui parado pela polícia. Pede documentos, checa documentos, faz perguntas... estou começando a achar que tenho cara de marginal. Não é possível...

ps2: "Auschwitz? Que Auschwitz?"
Uma pesquisa realizada pela BBC revelou que quase metade dos britânicos nunca ouviu falar de Auschwitz, campo de concentração nazista ao sul da Polônia que se tornou símbolo do Holocausto. A BBC realizou a pesquisa em diversas regiões do país com um total de quatro mil pessoas acima de 16 anos. Descobriu que 45% dos entrevistados não sabiam o que era Auschwitz e nem ao menos tinham ouvido falar no nome. Entre mulheres e pessoas com menos de 35 anos, este índice subiu para 60%, apesar do sucesso de filmes como "A Lista de Shindler", "A Vida é Bela" e "O Pianista".
"Ficamos impressionados com o resultado da pesquisa", afirmou Laurence Rees, um dos produtores da série 'Auschwitz: The Nazis and the Final Solution' (Auschwitz: os Nazistas e a Solução Final), que será transmitida pela BBC2 em 27 de janeiro, na comemoração do 60° aniversário da libertação do campo de concentração. A série conta com cem entrevistas com sobreviventes e é resultado de três anos de pesquisa. A informação foi dada pela Reuters, no início do mês.

ps3: Quem não se lembra da fenomenal narração do pênalti cobrado pelo artilheiro Zezinho, do Pato Branco? Alguns dizem que tudo foi forjado, outros dizem que é verdadeiro. No fim das contas não importa muito, de tão engraçado que é. Para ouvir a narração, clique aqui!

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Fecha-se um ciclo (com frio)

Hoje foi o último dia de aula de hebraico por aqui. Entrando na sala, logo ouvi da professora: "ma kará lechá?" ("O que aconteceu com você?"). Não vou pra aula já há algumas semanas...
Depois, houve aquela cerimoniazinha (chamada "tekes") que todo israelense adora... pra finalizar o Ulpan (o curso de hebraico). Lotado. Pra não passar em branco, quando minha turma foi chamada lá na frente para dizer algumas palavras, atropecei em alguma cadeira e quase fui de cara no chão. Ganhei aplausos do público. Pensei no Mr. Bean mas, depois, "deixei pra lá".
Hoje também fiz uma bizarra prova de hebraico, para o próximo Ulpan (TAKA), que será em JERUSALÉM - e não em Ashkelon (ouviram-se as minhas preces). Tinha umas coisas complicadas, mas consegui fazer. Acho que deu tranquilo. O curso é preparatório para a prova de hebraico da Universidade, e irá de 20 de Fevereiro até 31 de Julho do ano que vem.
São 5 da tarde e ainda não me decidi o que vou fazer à noite. Tenho três programas, ainda não sei o que fazer. Tem a festa final aqui do Ulpan, o aniversário do Rav Stern lá na Cidade Velha e também o churrasco lá da guemará. Qualquer que seja o meu programa, prometo que amanhã vocês verão fotos aqui.
ps: hoje congelei na rua. Peguei o pior sapato de caminhada que eu tinha (burro) mais o casaco mais fino (burro de novo) e voltei à pé da Cidade Velha (mil vezes burro). Não sentia mais meus dedos.
ps2: por falar em Cidade Velha, coloco aqui uma foto/montagem que achei por aí. Nada demais, mas precisa ilustrar, né.

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Faxinando no frio

Não são todos que têm o pique de ter 3 horas de sono e acordar pra fazer faxina. Você teria?
Tudo começou às 21h30 de ontem, quando eu e o Juliano fugimos da nossa aula de Guemará (informação dispensável) e fomos buscar o Urso na rodoviária. Soldado baiano Urso de folga, vindo diretamente das ruas estreitas de Hebron, na Cisjordânia, para nos visitar em Jerusalém.
Detalhes à parte (ontem foi o dia em que mais falei hebraico em toda a minha vida), o certo é que tive só essas 3 horas de sono. Munido de vassoura, rodo, panos, desinfetante, limpa-chão, limpa-vidro e sei-lá-mais-o-quê, logo cedo parti pra missão, junto com o Fábio: faxinar o nosso recém-alugado apartamento.
Fim da história: duas horas de faxina, nem metade do apartamento limpo, os pés congelados de frio e uma água preta que corria a casa pelo rodo. Amanhã tem mais. E tudo isso está só começando...

Faxinando...

ps: Também amanhã começa Chanuká, uma festa judaica bem alegre por aqui (e não só por aqui). Não tenho "as manha" de explicar direito todos os detalhes de Chanuká, prefiro colar aqui um link. O que vale a pena é entrar numa apresentação em flash que fizeram pra comemorar a festa, parodiando uma música do Outkast. É engraçado. Para assistí-la, clique aqui!
ps2: pagando míseros 20 shkalim por mês durante seis meses (cerca de 13 reais), compramos um DVD pro apartamento. Louco, porque vem com 5 caixas de som mais aquela caixona grande (woofer, ou algo assim). A melhor compra da ano... (detalhe: nem temos tv).

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Meu Deus, por que tanta injustiça?


Meu Deus, por que tanta injustiça?
"Drom America Beofanoa" ("Diários de Motocicleta"), o filme que esperei mais de um mês até que fizesse o download completo, me fez pensar mais. Fez-me sonhar mais. Fez-me acreditar mais.
Sim, disso não tenho dúvidas: sou um sonhador. Sonho por um mundo mais justo. Acredito que ele possa ser. E, por favor, não é chavão.
Não tenho medo nem vergonha de dizer que sempre fui um marxista enrustido. Sim, enrustido, porque toda essa ideologia (inclusive a figura de Che Guevara) foi totalmente reduzida pelo imaginário social e transformada preconceituosamente numa peste política. E não gosto de política. Sou, como disse, um sonhador. Romântico estúpido, porém sonhador. Um gramsciano sonhador.
"Diários de Motocicleta" está em cartaz nos cinemas do mundo inteiro, inclusive em Israel. Aqui mesmo, onde as diferenças sócio-culturais tanto se afloram. Somos todos um só povo, como disse o Che. Pensando assim, não há razão para o ódio. Ver o filme do Walter Salles aqui em Jerusalém significa enxergar da forma como Che Guevara e Alberto Granado queriam. É, tendo o exemplo da América Latina, varrer todo o mundo e lutar contra seus problemas. Sim, lutar. Cada um do seu jeito, cada um com sua bandeira de justiça, cada um fazendo sua revolução. Sem passividade.

Perdão por essa diarréia mental. Sou assim. Para quem não me conhece, muito prazer. Sou eu. Ah, e o filme está recomendado. No Brasil, no Peru, na França, na Suécia, em Israel, em qualquer lugar. Para assistir ao trailer, clique aqui!

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Guemará com cerveja

Mais um capítulo da série "Coisas que só acontecem em Israel".
Algum dia alguém já imaginou ser pago pra comer churrasco e tomar cerveja? Calma, é mais ou menos isso, mas as coisas não são tão simples assim.
Ontem, me inscrevi num curso de Guemará que é, pra quem não sabe, uma parte do Talmud. É até engraçado dizer isso. Não que eu vá me tornar religioso, pelo contrário. Mas o esquema é o seguinte: devo assistir 3 meses de aulas, duas vezes por semana (domingo e quarta à noite). Em espanhol, as aulas tratarão de temas relacionados às leis orais judaicas. Não pago um tostão. No fim de 3 meses, recebo um cheque com 300 dólares!!! E mais: quase sempre os rabinos promovem churrascos (como o de ontem), sushis, além de disponibilizaram um prediozinho com internet, sinuca, DVDs e tudo o que vocês imaginarem. O lugar fica em frente aos alojamentos dos estudantes da Universidade, no Har Hatzofim. Show de bola...
Aos poucos, vou recolhendo provas de que o cara lá em cima realmente existe. Essa foi mais uma....
A foto abaixo é pra mostrar pra vocês como eu vou me dedicar aos estudos da Guemará (peloamordedeus, é uma piada, hein!)

Ficando mais culto e ganhando uma graninha...

ps: Ontem, ajudei a fazer a mudança de uma uruguaia, uma argentina e um venezuelano. Carregamos móveis, colchões e uma máquina de lavar roupa centenária até o último andar do prédio. Não tenho mais costas. Vou pedir pro governo uma nova...
ps2: comprei hoje um cachorro de pelúcia, haahahahahahaha! Tava no supermercado... eu olhei pra ele, ele pra mim, rachei de rir da cara dele e comprei. Tá lá em cima da minha cama, sabe-se lá até quando.